Buscar

AV1 - Patologia Basica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina: 	PATOLOGIA BÁSICA
Dentre os elementos básicos das doenças destaca-se a Etiologia, que se trata:
Das causas das doenças
A primeira manifestação de quase todas as formas de lesão celular reversível é o aumento no volume da célula devido:
ao acúmulo intracitoplasmático de água e eletrólitos na célula
	Em tecidos necrosados, a alcalinidade está aumentada, provocando uma diminuição da solubilidade do carbonato de cálcio, facilitando sua precipitação. Que tipo de calcificação pode ocorrer em tecidos necrosados?
Distrófica
	
Ao observarmos à microscopia ótica (MO) uma amostra de tecido de um indivíduo exposto à radioatividade, visualizamos células isoladas com proeminente encolhimento (retração celular), presença de vesículas formadas pelo citoplasma destas células, condensação da cromatina nuclear, núcleo picnótico e nenhuma resposta inflamatória associada. Que tipo de morte celular ocorreu nesta amostra? 
Apoptose
Normalmente a aterosclerose é relacionada apenas aos danos causados no coração, que levam ao infarto do miocárdio. No entanto, a falta de irrigação sanguínea no cérebro causa danos irreversíveis como a atrofia senil, que diminui muito a capacidade cerebral. Podemos afirmar que o córtex cerebral responde a falta de circulação, com:
Atrofia
Sobre distúrbios circulatórios é correto afirmar que:
De acordo com o local onde ocorre, uma pequena hemorragia pode ser fatal.
Em relação à morte e necrose tecidual, assinale a alternativa incorreta:
A apoptose, ou o suicídio celular, representa uma grave lesão ao organismo, já que representa a morte celular.
	Recém-nato, 5 dias de vida, sexo masculino foi levado ao hospital pela mãe pois apresentava há três dias edema e área arroxeada na face acompanhados de palidez intensa. Ausência de febre, vômitos ou outros sangramentos. História familiar: mãe, 22 anos, saudável, nega vícios; pai 26 anos, saudável, nega vícios; tio materno diabético apresentando equimoses (área de sangramento plano) com facilidade. Exame físico: eupnéico, acianótico, afebril, descorado (+++/4+), hidratado, ativo e reativo. Presença de equimoses e petéquias (focos de sangramento puntiforme) em face anterior da coxa direita; Edema palpebral à esquerda, equimose em pálpebra superior esquerda. Após avaliação dos exames laboratoriais o diagnóstico final foi hemofilia A ou hemofilia clássica e anemia. A hemofilia A é um distúrbio na hemostasia que está relacionado à deficiência do fator VIII (fator da cascata de coagulação / anti-hemofílico). A hemostasia é um processo fisiológico envolvido na manutenção da fluidez sanguínea e também no controle do sangramento. Para que o tampão hemostático se forme é necessário uma perfeita ativação das plaquetas e dos fatores da cascata de coagulação. Sobre o caso são feitas as seguintes afirmações: I Nesse caso, não há a formação e o depósito de fibrina sobre o tampão plaquetário . II A anemia no recém-nato é justificada pela presença de petéquias e equimoses. III A deficiência do fator VIII da cascata de coagulação prejudica a coagulação do sangue. IV Pacientes hemofílicos possuem risco aumentado para hemorragias. Assinale a opção CORRETA:
	
 Todas as afirmações estão corretas.
Quanto às lesões celulares é INCORRETO afirmar:
Em uma lesão celular, primeiro haverá alteração morfológica e depois alteração bioquímica.
São agentes etiológicos FÍSICOS de lesões, EXCETO:
ENVENENAMENTO
O alcoolismo está associado à causa de esteatose hepática alcoólica, degeneração celular que pode evoluir e levar à cirrose e até ao câncer hepatocelular. A respeito da esteatose hepática, CORRETO afirmar que:
Trata-se de uma deposição anormal de triglicerídeos no citoplasma do hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos claros que, em casos extremos, pode transformar o fígado num órgão amarelo mole e gorduroso. 
Pigmentos são substâncias exógenas que impregnam os tecidos conferindo-lhes coloração. Selecione qual destes pigmentos é um pigmento exógeno:
Antracose
Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a:
Parâmetros estruturais e funcionais
Adaptação é uma propriedade geral dos seres vivos que se traduz pela capacidade de ser sensível às variações do meio ambiente (irritabilidade), assim como:
Variações bioquímicas e Fisiológicas.
Os agentes agressores produzem NECROSE por:
Ativação da respiração anaeróbica passageira
A embolia é causada pela lesão na parede vascular, venostose ou hipercoagulabilidade do sangue. Para um paciente leigo podemos definir embolia como:
Um coágulo que viaja pela corrente sanguínea.
 Na verdade, o mecanismo de instalação de um processo regressivo na célula não segue seqüências lógicas e simplistas como as dissertadas no exemplo. O reconhecimento de uma alteração regressiva é baseado na diminuição geral das funções celulares, principalmente de produção de proteínas, com conseqüências diretas nas membranas e no núcleo. As degenerações e infiltrações, categorias de alterações regressivas, são, portanto, manifestações celulares que caracterizam a complexa desrregulação bioquímica que acomete a célula. Já as lesões irreversíveis são:
manifestas pelos processos de necrose (morte celular).
Radical livre é toda molécula que possui um elétron ímpar em sua órbita externa, não emparelhado. Este elétron livre: 
favorece a recepção de outras moléculas, o que torna os radicais livres extremamente reativos.
 É correto afirmar que na calcificação distrófica: 
Há a precipitação de sais de cálcio.
 As alterações da inervação não são muito abordadas, mas sem duvida devem representar lesões importantes, devido: 
ao papel integrador de funções que o tecido nervoso exerce. Na verdade, alterações locais dessas estruturas são pouco conhecidas.
 As mudanças na homeostase ainda constituem capítulo obscuro na patologia segundo Guidugli-Neto (1997). Estudos moleculares têm mostrado que o primeiro evento observado é a alteração na bomba de sódio e potássio, provocando edema intracelular. O metabolismo celular é mantido graças à glicólise; acabando-se a reserva de glicogênio, ácidos são acumulados no interior da célula (principalmente ácido lático), o que leva à diminuição do pH. A acidez provoca a liberação de enzimas lisossomais, o que gera a hidrólise de proteínas essenciais para a célula (processo denominado de autólise) (Guidugli-Neto, 1997). Observa-se que a perda da homeostase envolve: 
o sistema respiratório celular (as mitocôndrias), o sistema enzimático (os lisossomas) e o sistema de membranas, o qual parece ter um papel crucial para o estabelecimento de lesões irreversíveis na célula.
 As lesões letais são representadas: 
 
pela necrose (morte celular seguida de autólise) e pela apoptose (morte celular não seguida de autólise).
 Uma fratura óssea é uma situação em que há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo. A sua gravidade pode variar bastante; algumas fraturas resolvem-se espontâneamente sem chegarem a ser diagnosticadas, enquanto outras acarretam risco de morte e são emergências médicas. As queixas habituais são dores, incapacidade de mexer o membro e deformidade, embora possa variar consoante o tipo e localização da fratura. É uma situação frequente, havendo uma incidência aumentada em alguns grupos de risco tal como em mulheres após a menopausa, devido à diminuição da densidade do osso por osteoporose. Uma fratura óssea pode originar: 
Um embolo de gordura.
 É caracterizada como um acúmulo de proteínas no interior de células ou no meio extracelular. Este tipo de degeneração resulta da ação de substâncias irritantes com intensidade moderada. Caracteriza-se pela presença de massas translúcidas de formas arredondadas, comparte central de aparência calcificada. A deneração em questão é designada como: 
hialina
 De acordo com o conceito de lesão é correto afirmar que: 
É o conjunto de alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais que surgem nos tecidos após agressão.
 Trata-se do rompimento de uma hemácia que libera a hemoglobina no plasma, ou seja, é a destruição dos glóbulos vermelhos do sangue por rompimento da membrana plasmática com liberação da hemoglobina. O parágrafo reporta-se a um quadro clínico denominado: 
Hemólise

Outros materiais