Buscar

Receitas e Despesas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Receitas e Despesas
Receitas e despesas são dois conceitos ligados à contabilidade das empresas. As receitas devem ser maior que as despesas para o negócio ter sua rentabilidade.
A receita é o direito da empresa de receber um determinado montante, no imediato ou num momento futuro. Resulta, por exemplo, de operações de venda de bens e de prestação de serviços.
Despesa é a obrigação que a empresa tem de efetuar um determinado pagamento, no imediato ou em momento futuro. Está relacionada, por exemplo, às operações de compra de bens e serviços.
O caso mais comum acontece quando são adquiridas mercadorias ou matéria-prima, uma despesa, e após, a venda do produto ao cliente final, uma receita.
Receitas e Despesas Públicas
Da mesma maneira que as empresas, o governo também possui seus fluxos econômicos e financeiros.
A receita do governo, também chamada de receita fiscal, são as arrecadações que acontecem por meio dos impostos, taxas, ou outras contribuições, recolhidas pelo Tesouro Nacional.
As despesas públicas são os gastos que o Estado faz para prestação de serviços ou aquisição de bens, para prestação à sociedade.
No Brasil estes gastos são limitados por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, onde cada aumento de gasto deve ser acompanhado de maior arrecadação.
Receitas e Despesas financeiras
As receitas financeiras são relacionadas aos fluxos da empresa de caráter monetário, como os juros recebidos, rendimentos das aplicações financeiras, ou qualquer outro ganho que seja pode esse meio.
As despesas financeiras ocorrem de maneira contrária, principalmente através dos juros que a empresa paga por empréstimos que ela realizou.
Receitas e Despesas operacionais
As receitas ou despesas, quando operacionais, são diretamente ligadas às atividades principais da empresa e seu objetivo social.
Quando as receitas ou despesas são consideradas não operacionais quando não apresentam relação com a atividade-fim, por exemplo se uma empresa receber uma indenização por um seguro.
Diferença de Receitas e Despesas com Entradas e Saídas de Dinheiro
As receitas e despesas, quando ocorrem, não estão diretamente ligadas aos recebimentos ou pagamentos. Como no caso de um empréstimo feito, em que há entrada de dinheiro no caixa, mas não houve uma receita.
A diferença é melhor notada quando a transação feita só se liquida após um prazo (compra ou venda a prazo), por exemplo por uma compra de mercadorias para pagamento posterior.

Outros materiais