Buscar

Trabalho escrito Faltando Conclusão

Prévia do material em texto

1 Introdução
No projeto desenvolvido, apresentamos nosso ramo de negócio e informações referente nossas estratégias, ramos de atividade, público alvo, mídias utilizadas e formas de divulgação do nosso produto. A criação do e-commerce foi possível através de uma análise de mercado, onde analisamos os possíveis prós e contras e a viabilidade do ramo de lingerie apresentar um resultado satisfatório.
1.1 Pré projeto
O projeto apresentado no conteúdo desse trabalho, se trata de um e-commerce do segmento MEI (Microempreendedor Individual), este, seguindo o modelo B2C, com venda direta aos consumidores finais.
E-commerce no segmento de moda íntima feminina, com grande foco do nosso trabalho em noivas a procura de algo que impressione em sua tão sonhada lua de mel. Promovemos chás de lingerie para as noivas que estão próximas do seu grande dia, mas também para deixar esse momento entre amigas mais divertido, temos o chá sensual com diversas opções de atrativos para o futuro casal, onde a noiva poderá ser presenteada por todas as convidadas.
Estamos falando da Sua Estrela Íntima, nossa loja virtual de lingeries que traz inovação, criatividade e muitas ideias para quem não está habituada a escolher e precisa de uma “mãozinha” para não errar e não decepcionar.
Sua Estrela Íntima se apresenta no endereço www.suaestrelaintima.com.br, neste ambiente apresentamos todas as opções disponíveis dos nossos modelos tradicionais, novas coleções e futuros lançamentos, para que nossas clientes possam acompanhar cada passo e se fidelizarem cada vez mais.
2 Análise de mercado
2.1 Market Share
O Brasil é considerado o 5° maior produtor de lingerie do mundo, correspondendo a um Market Share de 2% da produção mundial em um mercado dominado por China e Hong Kong com 50% da produção mundial. Com o crescimento do produto, o Market Share tende a aumentar, pois quanto mais procurado for, mais relevante será para nossos consumidores e para o mercado.
Nosso produto competirá a concorrência com diversos e-commerces de lingeries existentes.
2.2 Avaliação do cliente 
Nossos clientes são avaliados como pessoas que possuem ótima preferência e paixão por um produto confortável, bonito e de boa qualidade. São atraídos por novidades constantemente e estão em busca de produtos inovadores.
2.3 Delimitação geográfica
Nossos clientes estão localizados no Estado de São Paulo, porém por ser um produto extremamente procurado e principalmente por se tratar de moda feminina especializado em chá de lingerie, estamos analisando a possibilidade de expansão para outros estados de acordo com a demanda.
2.4 Persona
Foco em mulheres a partir de 20 anos, principalmente em noivas. Mulheres com vida cotidiana ativa, que estudam, trabalham e mães de família. 
2.5. Nossos produtos
Foco em linha de lingerie tamanhos P, M e G apresentados em diversos modelos e cores. Trazemos também os produtos relacionados como camisolas, espartilhos, cinta-liga, sutiã e calcinhas independentes para complementar o kit noiva.
Nossos lingeries são especialmente para uso em lua de mel e datas especiais comemoradas entre casal, visto que também oferecemos lingeries para o dia a dia. Oferecemos opções de pagamento acessíveis que facilitam a aquisição do nosso produto o tornando ainda mais atrativo. Preços dentro da média do mercado, porém com exclusividades, ou seja, oferecemos algo mais sofisticado para quem procura, estes voltado para o público de classe mais elevada com valor agregado mais alto. Dessa forma, observa-se que oferecemos nossos produtos para mais de uma classe social, acompanhando todos os gostos e tendências.
3 Operações de e-commerce/ Back Office
Inicialmente, trabalharemos de forma a atender nossos clientes da melhor forma possível, com a divisão dos departamentos necessários para uma compra tranquila e organizada, beneficiando também nosso negócio.
Trabalhamos com os departamentos: Compras, Comercial, Financeiro, Logística / Expedição e o Pós-vendas. Todos estes, precisará trabalhar em um fluxo harmonioso e comunicar-se entre si a fim de evitar ocorrências que possam prejudicar nossos clientes e nossa empresa. A seguir apresentamos detalhadamente como funciona o fluxo de cada departamento.
3.1 Compras
Não trabalhamos com estoque físico para que não haja grande volume de estoque parado caso a venda não alcance o esperado. Para o custo ser menor, temos parceria com o fabricante Lingerie Del Vale localizado em Minas Gerais, dessa forma, os produtos custam menos e nossa margem de lucro aumenta.
As compras são realizadas de acordo com o pedido solicitado ou quando há eventos com stand dos produtos para demonstração e venda. Nesse caso também, não investimos em grande volume de peças, pois a maioria dos pedidos ocorrem pós evento, seja porque não tinha o tamanho da cliente ou a cor favorita. 
3.2. Comercial
A entrada dos pedidos dará início a partir de nossos eventos, seja em chás de lingerie ou stand de exposições, mas também pode ser solicitado via site ou blog pelas clientes já familiarizadas com o produto.
No caso de pedidos via site ou blog seguimos da seguinte forma:
1° passo: após a solicitação do cliente o pedido será analisado, coletaremos as informações de tamanho, modelo e cor desejados;
2° passo: conferir os dados cadastrais e forma de pagamento para faturamento e entrega do produto;
3° passo: validar o pedido e abrir a solicitação de compra ao nosso fabricante, informando os dados do cliente para envio e faturamento.
Esse ciclo ocorrerá em aproximadamente 15 dias a partir da data do fechamento do pedido.
3.3. Financeiro
Os pagamentos das compras realizadas via site ou blog, podem ser realizados através de depósito e boleto bancário, estes sendo necessários a identificação do pagamento em até 5 dias úteis após o fechamento do pedido, dessa forma, temos a oportunidade de identificar o pagamento antes do prazo máximo de entrega do produto que é de 15 dias úteis.
No caso de compra nos locais de eventos e stands, o pagamento pode ser realizado a partir de cartões de débito ou crédito, nesse caso, não aceitamos o depósito bancário pois o cliente fará a retirada do produto no ato da compra.
Nosso financeiro acompanha constantemente o fluxo de pagamentos e possui controle total dos prazos de cada cliente, evitando assim, a entrega do produto antes do valor ser depositado e a ausência do pagamento. Acompanhamos e mensuramos os lucros da empresa em pequenos relatórios mensais, onde temos a oportunidade de detectar possíveis problemas com nossos clientes, fornecedores e nosso fluxo de caixa.
3.4 Pós-Vendas
Após 10 dias do recebimento do produto, entramos em contato com o cliente para verificar se o produto chegou no prazo e de acordo com o pedido. Mandamos e-mails de agradecimento pela preferência e deixamos aberto o espaço para elogios, sugestões e críticas. Caso o produto tenha sido recebido com algum tipo de defeito, na entrega do produto de troca entregamos junto a este, pequenos produtos como óleo corporal, batom, esmalte e outras opções relacionadas à beleza da mulher. Essa é uma forma de fazer com que o cliente sinta que não ficamos contentes em entregar produtos que não estejam 100% do padrão de qualidade.
4 Plataforma de E-commerce
A plataforma selecionada para nosso e-commerce foi a plataforma Wix, que não nos trará de início um custo adicional, somente após o período de 3 meses de uso. Nesta plataforma foi possível montar o site de forma a deixa-lo prático e com a cara de nossas clientes.
5 Mídias não sociais
5.1 Blog
Sua Estrela Íntima possui o blog onde é possível divulgar de outra forma nossos produtos e ter uma interação maior com nossas clientes seguidoras. Além de postar constantemente nossas novidades, eventos e fotos, também optamos por postar dicas de beleza, saúde e assuntos que são de interesse das mulheres.
5.2 E-mail
É possível nos contatar através do e-mail sacsuaestrelaintima@gmail.com, para dúvidas, críticas, elogiose sugestões. Assim, as clientes que necessitem de um atendimento direto com informações específicas podem simplesmente enviar um e-mail e receberá rapidamente um retorno. 
5.3 Landing Page
Optamos por criar nossa Landing Page através do software Instapage, pois é um software simples para quem não possui conhecimentos de design e programação. Apenas é necessário ter uma conta de e-mail ativa para criação da página. Este éu software que possui mais de 100 modelos de layout, estes customizáveis para diversos tipos de ideias. Nos primeiros 14 dias não temos custo com a criaão da Landing Page, aós esse período o custo é de apenas U$29,00 por mês, sendo em reais aproximadamente R$94,80 por mês.
6 Mídias Sociais
6.1 Facebook
Uma plataforma de mídias sociais que utilizamos é o Facebook. Nele também divulgamos nossa empresa de forma a atrair cada vez mais seguidores para que conheçam nosso ramo de negócio. Outro objetivo do uso do facebok é desenvolver um relacionamento além de empresa para cliente e não ser visto somente como uma empresa que vende roupas íntimas. Assim como o blog, procuramos abordar diversos assunto relacionado às mulheres como saúde, moda, beleza e dicas de comportamento. Essa plataforma não nos traz nenhum tipo de custo adicional.
6.2 Inbound Marketing
Utilizamos essa estratégia a fim de chamar a atenção dos nossos clientes e não ficar a todo tempo buscando os clientes. Encontramos uma forma de fazer com que o cliente se interesse em nossos produtos a partir de Inbound Marketing bem executado, ou seja, mostrando tudo o que nossas clientes gostariam de ver, fazendo com que busquem saber mais sobre a empresa e nossos produtos.
6.2.1 Execução no Blog
Executamos o Inbound Marketing em nosso blog não somente publicando textos sobre nosso negócio e instruindo a realizar compras, mas também com assuntos relacionados e interessantes que fazem parte do dia-a-dia das mulheres. Focamos também em relacionar nossos produtos com datas comemorativas e trazer informações interessantes e curiosidades em geral.
6.2.2 Facebook
Nessa plataforma também é possível utilizar o Inbound marketing. Podemos fazê-lo através de publicações de textos importantes, compartilhamento de informações e utilizando a comunicação direta com nossos clientes respondendo à comentários e postagens de nossos seguidores. Buscamos nesse contexto, aplicar uma abordagem mais pessoal e interagir diretamente com o perfil de cada cliente. Procuramos identificar as necessidades de nossos clientes a partir de postagens e indicar empresas que atenda o que eles estejam procurando, além de contribuir com a divulgação de nossos parceiros.
7 Custos e resultados
Para organizarmos melhor os custos, decidimos separar pelos seguintes aspectos: Custos Fixos e Custos Variáveis.
Em Custos Fixos nós colocamos as despesas que ocorrem todo mês:
- Gasolina – R$ 400,00;
- Máquina de Cartão – R$ 120,00;
- Funcionário (Diária) – R$ 50,00;
- Internet e Telefone – R$ 110,00;
- Celular – R$ 100,00.
Em Custos Variáveis, selecionamos as despesas que não são tão frequentes:
- Comissão: R$ 100,00;
- Publicidade: R$ 500,00;
- Embalagem: R$ 350,00.
Assim, organizamos nossos custos prestando a devida atenção para que não aconteçam possíveis problemas financeiros.
Capital Inicial de R$ 5.000,00;
Observando nosso Balanço patrimonial, chegamos à conclusão:
R$3.270,00 de lucro em nosso E-commerce.

Outros materiais