A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
PIM 1 unip

Pré-visualização | Página 1 de 4

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE TRABALHANDO JUNTAS
 Pólo 
2018
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE TRABALHANDO JUNTAS
Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção
do titulo do Curso Superior de Tecnologia em
Rede de Computadores apresentado
á Universidade Paulista - UNIP como pré-requisito
para aprovação no 1° semestre.
Pedro 
RA: 
Curso Superior de Tecnologia em Rede de Computadores
Semestre: 1°semestre
Pólo 
2018
RESUMO
Este projeto tem como objetivo apresentar o avanço da tecnologia dos Sistemas Operacionais pelo mundo, sua utilização na segurança da internet e como ferramenta em apoio ao meio ambiente monitorando zonas de desmatamento.
Sua importância é mostrar os avanços dos diversos Sistemas Operacionais, os dispositivos dos quais estão instalados, a escolha pelos usuários, suas diversas possibilidades de suas aplicações em outras áreas.
Ao mesmo tempo, a preocupação com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente leva á busca por soluções que propiciem maior eficiência operacional, pesquisas e estudos direcionados ao acompanhamento de sistemas de gerenciamento ambiental.
E se tratando de Sistemas Operacionais, não podemos deixar de fora o uso da internet e sua segurança. A internet por ter revolucionado o cotidiano de milhares de pessoas e a sua segurança da rede de computadores, surgiram diversos riscos de infecção por vírus ou malwares, por isso é importante manter seus dados seguros se não poderá acarretar numa serie de prejuízos aos seus usuários.
Palavras-chave: Sistemas Operacionais, meio ambiente, zona de desmatamento, sustentabilidade, segurança da internet, riscos aos usuários.
ABSTRACT
 The project aims to present the advancement of the technology of the Operational Systems around the world, its use in internet security and how to develop support for the environment by monitoring deforestation zones. 
Its power is shown in the power diagrams, the drawings of which are installed, the choice of users, the various possibilities of their applications in other areas. 
The same is true of sustainability and the preservation of the environment through the search for solutions that improve the operability, research and studies directed to the monitoring of environmental management systems. 
And if they are Operating Systems, do not stray from the use of the Internet and its security. Internet the revolutionized the everyday of the milieu people and the security program network networks, their risk of infection or malwares, for that is important information. 
Keywords: Operating systems, environment, deforestation zone, sustainability, internet security, risks to users.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................6
2. SISTEMAS OPERACIONAIS.................................................7
 2.1 Definição...........................................................................7
 2.2 Onde são usados..............................................................8
 2.3 Gigantes dos Sistemas Operacionais.............................13
 2.4 Escolhas dos Sistemas Operacionais.............................15
3. ZONAS DE DESMATAMENTO.............................................17
4. SEGIRANÇA DIGITAL...........................................................22
5. CONCLUSÃO.........................................................................25
6. REFERÊNCIAS......................................................................26
1.INTRODUÇÃO
 Um sistemas de computação é constituído basicamente por hardware e software. O hardware é composto por circuitos eletrônicos (processador, memória, portas de entradas/saídas, etc.) e periféricos, eletro-óptico-mecânicos (teclados, mouses, discos rígidos, unidades de disquete, CD ou DVD, dispositivos USB, etc.).Por sua vez, o software de aplicação é representado por programas destinados aos usuários do sistema, que constituem a razão final de seu uso, como editores de texto, navegadores internet ou jogos. Entre os aplicativos e o hardware reside de sistema Operacional.
O sistema operacional é uma camada de software que opera entre o hardware e os programas aplicativos voltados ao usuário final.O sistema operacional é uma estrutura de software ampla, muitas vezes complexa que incorpora aspectos de baixo nível (como drives de dispositivos e gerencia de memória física) e de alto nível (como programas utilitários e a própria interface gráfica).
2. SISTEMAS OPERACIONAIS
 
 2.1 Definição
Programas computacionais (software) constituem o elo entre o aparato eletrônico (o hardware) e o ser humano. Tal elo se faz necessário dada a necessidade entre o tipo de informação manipulada pelo homem e pela máquina. A maquina opera com cadeias de códigos binários enquanto o homem ópera com estruturas mais abstratas como conjuntos, arquivos, algoritmos, etc. 
O mais importante dos softwares de sistema, o sistema operacional, que controla todos os recursos do computador e proporciona a base de sustentação para a execução de programas e aplicativos. 
Ele é responsavel por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo) simultaneamente, fazendo com que haja um compartilhamento concorrente - mas sem oferecer riscos à integridade da máquina. O conjunto de um kernel e demais programas responsável pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional.
Demais aplicações são softwares desenvolvidos com finalidades corporativas e particulares sob a supervisão do sistema operacional, como por exemplo, editores de texto, visualizadores de vídeos. planilhas eletrônicas, navegadores(browsers), correio eletrônico, IDE´S para desenvolvedores(programadores), downloads, etc. 
Assim, tem por finalidade atender de forma mais simples e transparente possível as necessidades dos usuários de modo a trabalhar em um ambiente eficiente e seguro.
2.2 Onde são usados
 Ao longo dos anos diversas empresas como Microsoft, Apple e a Canonical vem mostrando suas soluções em sistemas operacionais e as possibilidades de surpreender seus usuários com seus avanços. Cada SO com suas qualidades, suas características técnicas e interfaces gráficas de acordo com a escolha do usuário.
Além das variedades temos seus computadores, de uso particular, uso corporativo, servidores de dados de grandes empresas, todas suprindo as necessidades de acordo com sua empregabilidade. Quando vamos a uma loja escolher um de mesa(desktop) ou um notebook observamos os fabricantes e o que trás este equipamento, mas o principal que ocorre é a escolha daquele que é mais fácil de usar, não podemos observar por este lado pois estamos em uma época onde temos que aprender a trabalhar com a diversidade em diversos Campos.
Com a novidade dos celulares smartphones a popularização destes dispositivos e seus sistemas aumentaram gradativamente. Segundo o site"BPLCWARE NO COMMENTS(https://pplware.sapo.pt) de Portugal em uma antiga discussão de qual seria o melhor sistema operacional do ano de 2014, foi divulgada por seus analistas um gráfico comparativo do número de usuários e o uso de seus respectivos sistemas, listando computadores e smartphones.
No pódio em 1° Lugar: Windows - 71,36%, 2° Lugar: Android - 9,33%, 3° Lugar: ios - 7,79%, 4° Lugar: Macintosh - 6,75%, 5° Lugar: Linux - 4,17%, 6°Lugar: Windows Phone - 0,48%.
Após o estudo destes dados, podemos observar que não é o melhor sistema, mas sim os mais utilizados por seus usuários no ano de 2014, independente dos dispositivos