Buscar

APOL 01 COMPREENSAO TEXTUAL E ETICA EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Língua Portuguesa: Compreensão Textual
Leia a tirinha a seguir:
http://bibliotecaearte.blogspot.com.br/2014_07_01_archive.html
 Leia agora o que Kopke Filho (1997, p. 60) disse:  “A leitura oportuniza ao leitor testar percepções, desenvolver senso crítico e maior conhecimento de si próprio”.
 
Relacionando as duas ideias, podemos inferir que:
Nota: 20.0
	
	A
	A leitura só acontece quando lemos um texto e entendemos.
	
	B
	A leitura é uma atividade complexa que nos faz pensar somente sobre o assunto lido
	
	C
	A leitura vai além do texto, pois sem entender alguma palavra não podemos entender o que se diz globalmente.
	
	D
	A leitura exige inferências que nos faz refletir até sobre nós mesmos.
Você acertou!
Resposta correta letra d. A leitura vai além do texto, lemos mesmo sem entender o que está escrito (resposta a), quando se lê se vai além do que está escrito (resposta b), mesmo não entendo uma palavra ou termo podemos entender o que o texto diz globalmente (resposta c). assim a resposta correta é A leitura exige inferências que nos faz refletir até sobre nós mesmos.
Questão 2/5 - Língua Portuguesa: Compreensão Textual
Leia o texto a seguir
	Questões sobre o hábito de leitura no Brasil 
 
[...] Outro problema está na cultura de formação dos hábitos de leitura, as famosas "leituras obrigatórias" da escola, que sempre acabam desestimulando muito os alunos a desenvolverem um mundo de leitura e de literatura, um espaço e um tempo para isso.
Bem, espaço e tempo para ler no Brasil, em nosso espaço doméstico e urbano é outra variável extremamente restritiva. A leitura livre, ampla e ativa (que implica na formação de pequenas bibliotecas pessoais de boas obras, de bom acabamento, a preços acessíveis) foi praticamente varrida de nossas vidas, no Brasil. E o mais grave é que isso se emenda à baixíssima escolaridade do brasileiros (qualidade) e explica a pequena variação do perfil de leitura dos cidadãos. [...]
 
http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/questoes-sobre-o-habito-de-leitura-no-brasil
 A ideia CENTRAL do texto é
Nota: 20.0
	
	A
	As pessoas em que não frequentam as escolas não têm o hábito da leitura
	
	B
	As leituras obrigatórias das escolas abrem espaços e tempos para a leitura
	
	C
	As escolas não estimulam as leituras livres, amplas e ativas
	
	D
	A leitura precisa ser estimulada nas escolas e nos espaços domésticos e urbanos.
Você acertou!
Resposta correta letra d. o texto critica a falta do hábito da leitura.
Questão 3/5 - Língua Portuguesa: Compreensão Textual
Leia o texto a seguir:
	Gêneros textuais Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características. http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/tipologia-textual-tipos-generos.html
 
Relacione as tipologias com os gêneros a seguir:
	1.     narrativa
2.     expositiva
3.     argumentativa
 
	(   ) piada
(   ) artigo de opinião
(   ) seminário
A sequência correta é
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	2 – 1 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 3 – 2
Você acertou!
A resposta correta é d) pois a piada pertence à tipologia narrativa, ela conta uma história, o artigo de opinião traz um argumento do autor e em um seminário se faz uma exposição das ideias.
Questão 4/5 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
Aristóteles, vincula os conceitos de fim, bem, melhor dos bens e virtude com o bem, atestando que, entre os bens, o homem busca o bem supremo, e esse é identificado por todos como sendo a felicidade ou vida boa, ou ainda, a prosperidade [eudaimonia].
A partir dos modelos ideais de felicidade existentes em seu tempo, Aristóteles analisou três candidatas para serem responsáveis pela vida feliz.
Acerca da análise de Aristóteles, assinale a opção correta.
I - A vida dos prazeres é uma das candidatas rapidamente descartada em sua compreensão do que é a felicidade ou vida boa [eudaimonia].
II - Além da vida dos prazeres, Aristóteles descartou outras duas formas de vida ou dois caminhos possíveis de se realizar nessa busca pela eudaimonia: a prática das virtudes políticas do cidadão na cidade-Estado [pólis]. E o exercer contemplativo direcionado às coisas mais excelentes e divinas possíveis ao saber teorético humano.
III - Se considerarmos o texto da Ética a Nicômacos, ele tem certeza de que as duas formas de vida, a dos prazeres e a das virtudes políticas, são responsáveis pela felicidade.
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são verdadeiras
	
	B
	Somente a afirmação (iii) é verdadeira
	
	C
	As afirmações (i) e (iii) são falsas
	
	D
	As afirmações (ii) e (iii) são verdadeiras
	
	E
	Somente a afirmação (i) é verdadeira
Você acertou!
Comentário: Segundo o artigo, Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica Após Aristóteles definir as estratégias metodológicas, ele vincula os conceitos de fim, bem, melhor dos bens e virtude com o bem, atestando que, entre os bens, o homem busca o bem supremo, e esse é identificado por todos como sendo a felicidade ou vida boa, ou ainda, a prosperidade [eudaimonia]. No passo seguinte, Aristóteles definirá em que consiste tal tipo de vida. A partir dos modelos ideais de felicidade existentes em seu tempo, três candidatas para serem a vida feliz são consideradas e analisadas por Aristóteles. A vida dos prazeres é rapidamente descartada em sua compreensão do que é a felicidade ou vida boa [eudaimonia]. Restam duas formas de vida ou dois caminhos possíveis de se realizar nessa busca pela eudaimonia: a prática das virtudes políticas do cidadão na cidade-Estado [pólis] e o exercer contemplativo direcionado às coisas mais excelentes e divinas possíveis ao saber teorético humano. Se considerarmos o texto da Ética a Nicômacos, ele parece oscilar entre as duas formas de vida, mas não deixa dúvidas de que quem escolhe a vida política em vista das honras não pode ser levado a sério como homem feliz.
Questão 5/5 - Língua Portuguesa: Compreensão Textual
Leia o conto
	Doce Inferno
 
Minha avó foi uma doceira de mão cheia. Arrumava a mesa de bolos, gelatinas e brigadeiros que ela própria fazia. Meu avô e eu ficávamos horas comendo as guloseimas, enquanto ela ficava a observar satisfeita. Preferia comer sozinha, para olhar o neto e o marido.
Todo final de semana ia visitá-los. Era muito bom. Mas, com o tempo, descobri que atrás de tanta doçura há o amargo. Meus avós, no final de suas vidas, ficaram com graves problemas de saúde.
O tempo passou. Fiquei diabético, obeso e com problema de coração. Comer, dava-me prazer imediato e era isso que almejava sempre.
Morri e tive que ir ao inferno. Mas, não fui para o lugar dantesco, que todos dizem. Voltei à casa dos meus avós. Eles estavam me esperando.
Voltei ao meu doce inferno.
http://www.bestiario.com.br/10_arquivos/contos%20curtos.html
 Considerando que há dois focos narrativos : de terceira pessoa – nele o narrador não participa ativamente dos fatos relatados. E de primeira pessoa – nesta modalidade,  o narrador se torna também um personagem, assumindo a condição de narrador protagonista ou narrador coadjuvante. Pode-se afirmar que o conto “Doce inferno” está escrito em:
Nota: 0.0
	
	A
	em primeira pessoa, pois o narrador é um observador
	
	B
	em terceira pessoa pois o narrador é um observador
	
	C
	em primeira pessoa pois o narrador é um personagem
Resposta correta letra c. o narrador é um dos personagens por isso o foco narrativo é primeira pessoa.D
	em terceira pessoa pois o narrador é um personagem

Outros materiais