Buscar

apol SEMANTICA E PRAGMATICA 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Semântica e Pragmática
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A semântica lexical, em suma, trata dos traços semânticos inerentes/intencionais, que são exemplificados nas diferentes categorias léxicas, tais como verbos, substantivos, adjetivos, advérbios, preposições”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTILHO, Ataliba T. de. O que é a semântica? <http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_40.pdf>. Acesso em 20 fev. 2016.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos, podemos formar novas palavras acrescentando aos radicais primários os morfemas derivacionais, os quais são denominados de:
	
	C
	afixos.
Questão 2/5 - Semântica e Pragmática
Leia o seguinte trecho de texto:
“Ao longo de uma enunciação, incluímos ou excluímos participantes, através de categorias tais como os advérbios de inclusão/exclusão. [...] Em suma, a semântica da moldura permite descrever o ancoramento dos significados nas experiências humanas e nas instituições humanas – experiências e instituições que levam o falante a criar as categorias expressas pelas palavras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTILHO, Ataliba T. de O que é a semântica? <http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_40.pdf>. Acesso em 20 fev. 2016.      
Tendo em vista o discutido em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos, quando levamos em conta também a fala e o contexto de enunciação no estudo do significado, estamos considerando... 
	
	D
	o significado e a mente.
Questão 3/5 - Semântica e Pragmática
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O significado de uma palavra [e/ou de uma expressão] é constituído de componentes semânticos mínimos, relativamente constantes, que, em seu conjunto, definem um conceito, distinguem conceitos entre si e estabelecem relações conceituais entre as palavras, no plano da substância e da forma do conteúdo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUES, M. H. D. Aspectos semânticos da linguagem. In: Iniciação à semântica. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 58–118. p. 71.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre o sentido lexical, quando os significados de duas expressões apresentam incompatibilidade lexical, há entre elas uma relação de...
	
	A
	antonímia.
Questão 4/5 - Semântica e Pragmática
Leia o trecho de texto a seguir:
“A sinonímia não se dá apenas no plano lexical. É fenômeno encontradiço também no plano sintático [...], embora aí entrem em jogo aspectos peculiares, que singularizam a sinonímia sintática da léxica. No entanto, existem pontos comuns entre os dois tipos de sinonímia, entre os quais a excepcionalidade de uma sinonímia perfeita e a dependência de fatores extralinguísticos para se caracterizarem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Elementos para o estudo da paráfrase. <http://www.letras.ufpr.br/documentos/pdf_revistas/duarte59.pdf>. Acesso em 16 mar. 2016.
Tendo em vista o discutido em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre a relação de sentidos, duas sentenças que possuem o mesmo sentido e que incluem expressões sinônimas entre si são...
	
	A
	paráfrases uma da outra.
Questão 5/5 - Semântica e Pragmática
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“A Teoria da Comunicação de Grice [ressalta que], quando dois indivíduos estão dialogando, existem leis [máximas conversacionais] implícitas que governam o ato comunicativo. Isso significa que, mesmo inconscientemente, os interlocutores trabalham a mensagem linguística de acordo com certas normas comuns que caracterizam um sistema cooperativo entre eles, para que as informações possam ser trocadas o mais univocamente possível. Grice chama, a esse conjunto de regras, ‘princípio de cooperação’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Jorge Campos da. A teoria inferencial das implicaturas: descrição do modelo clássico de Grice. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:q9lwItxzSqgJ:revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/download/5758/4178+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 17 mar. 2016.
Conforme o fragmento acima, o estudado em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre a teoria das implicaturas conversacionais, relacione as máximas e submáximas referentes ao princípio de cooperação para uma efetiva comunicação às suas respectivas categorias:
( ) Seja claro.
( ) Procure afirmar coisas verdadeiras.
( ) Não dê mais informação do que o necessário.
( ) Seja relevante.
( ) Evite ambiguidade.
1. Categoria da qualidade.
2. Categoria da quantidade.
3. Categoria da relação.
4. Categoria da maneira.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3 – 4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes