Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES aula3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	O processo de pareamento de estímulos acontece quando são apresentados dois estímulos, um condicionado e outro neutro, simultaneamente, de modo que após algum tempo, ambos os estímulos sejam capazes de disparar a resposta comportamental. O comportamento resultante do pareamento de estímulos é chamado de...
		
	
	Comportamento Instintivo
	 
	Comportamento Respondente
	
	Comportamento Reforçador
	 
	Comportamento Operante
	
	Comportamento Inexistente
	
Explicação:
No condicionamento clássico, quando um estímulo não condicionado é repetida ou fortemente pareado com um estímulo neutro, este se torna um estímulo condicionado e promove uma resposta condicionada, como por exemplo, a salivação humana quando se pensa no suco do limão, originando então um comportamento respondente.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A ______________________________ é escola da psicologia que estuda os conteúdos inconscientes, anotando a livre associação dos pensamentos do cliente, no qual afirma que a personalidade é fruto da relação entre três forças do aparelho psíquico: id, ego e superego.
		
	
	Behaviorismo
	
	Gestalt
	
	Funcionalismo
	 
	Psicanalise
	
	Estruturalismo
	
Explicação:
O aluno terá que saber o que se trata a teroria da Psicanálise.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As percepções sociais são passíveis de sentidos diferentes pelas diversas pessoas no mesmo contexto. O que significa valorização para uma, não necessariamente tem o mesmo sentido para outras. Estamos falando de individualidade. Autoestima, empatia, emoção, perdão, alegria. São elementos desta relação. O bem estar do colaborador no dia-a-dia em seu trabalho exige dele equilíbrio. Neste caso, qual dos elementos elencados é o responsável por este equilíbrio? Assinale a Única opção correta.
		
	
	Alegria
	
	Perdão
	 
	Autoestima
	
	Emoção
	
	Empatia
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Cada grupo social determina o que é certo e o que é errado, o que pode e o que não pode ser feito. Assim, de acordo com Freud vamos internalizando as regras e as proibições sociais o que constitui nossa moralidade e que nos faz ter sentimentos de culpa. Essa instância psíquica se refere:
		
	
	Conciência
	
	Ego
	 
	Superego
	
	Id
	
	Inconsciente
	
Explicação:
É no superego que há a internalização das proibições, dos limites e da autoridade, impondo exigências sociais e culturais através dos valores morais.
O ego é um controlador do comportamento, regulando suas ações a partir do princípio de realidade e considerando as condições objetivas da realidade.
O id é a camada mais profunda da personalidade e é regida pelo princípio do prazer.
 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considere a seguinte situação: Um colaborador tem um comportamento proativo desejado e necessário à equipe. Sua chefia, tendo forte formação em Psicologia Behaviorista, entende que esse é um comportamento desejável e assim faz um elogio público ao rapaz deixando que todos observem o quanto aprova esse comportamento, premiando-o com o elogio. Fazendo uma análise behaviorista sobre essa situação é possível afirmar que:
		
	
	O comportamento do chefe serve de punição aos demais colaboradores.
	 
	É um reforço positivo adequado ao condicionamento do comportamento operante de ser proativo no ambiente de trabalho, servindo adequadamente para manter esse colaborador sendo proativo bem como reforçar os demais a tal comportamento.
	
	Esse reforço negativo dado aos demais colaboradores é inadequado.
	
	Esse comportamento proativo fora reforçado negativamente pela chefia, sendo bastante inadequado que isso tenha ocorrido publicamente, devendo ocorrer em modo privado para não humilhar os demais colaboradores.
	
	Trata-se do fenômeno figura-e-fundo, tornando inconscientemente o comportamento proativo figura na percepção de todos.
	
Explicação:
O reforço positivo busca apresentar estímulos para que o comportamento volte a acontecer.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É uma estrutura dinâmica e, portanto, mutável; sofre influência de condições variáveis , que são percebidas de modo subjetivo, isto é, pessoal; nunca está concluída. Estamos falando de:
		
	
	Aprendizagem
	
	Percepção
	
	Dinâmica de grupo
	 
	Personalidade
	
	Psicologia
	
Explicação:
O conceito de personalidade é o conjunto de peculiaridades de um indivíduo que o caracterizam e diferenciam dos outros. Está sempre em construção e é subjetivo.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Nas relações humanas há influências sociais, culturais, familiares, dentre outras. Nesse sentido, leia as asserções abaixo e marque a reposta correta: Uma pessoa influencia outras pessoas e também é influenciada por elas. PORQUE As relações humanas não têm impacto na formação da personalidade, do caráter ou da identidade.
		
	 
	A primeira asserção está correta e a segunda asserção está errada.
	
	As duas asserções estão corretas e a segunda asserção é uma justificativa da primeira.
	
	A primeira e a segunda asserções estão erradas.
	
	A primeira e a segunda asserções estão corretas.
	
	A segunda asserção está correta e a primeira asserção está errada.
	
Explicação:
A alternativa correta para assinalar é: A primeira asserção está correta e a segunda asserção está errada. Porque o desenvolvimento da personalidade acontece pela hereditariedade, ambiente e a situação. Logo, terá impacto sobre a formação da personalidade, do caráter ou da identidade.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Teoria Behaviorista e da Aprendizagem baseia-se na formação da conduta conforme a apresentação de estímulos ambientais. Considera essencialmente os:
		
	
	Recursos.
	 
	Condicionamentos.
	
	Equipamentos.
	
	Fornecedores.
	
	Materiais.
	
Explicação:
Condicionamento é uma forma básica de aprendizado que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos.É um dos principais conceitos teóricos tratados pelo Behaviorismo.

Outros materiais