Buscar

Direito tributária revisão av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito tributária revisão av1
Qual o significado da expressão “cobrada mediante a atividade administrativa vinculada”, constante no artigo. 3º do CTN?
È uma obrigação imposta pelo estado “O TRIBUTO”, o poder público só pode cobrar tributos nos termos determinado, compete ao estado instituir o fato gerador.
Qual o tributo que tem por fato gerador uma instituição interdependente ou independente de qualquer atuação estatal?O imposto.
Qual o tributo que tem por fato gerador uma situação dependente de qualquer atuação estatal? A taxa.
Qual norma estabelece a competência dos entes federados para instituição de tributos? A constituição federal arts, 145, 153, 154, 155,156.
Qual o objeto da obrigação tributária principal? E das obrigações acessórias?O objeto da obrigação tributaria principal é o pagamento do tributo, enquanto os acessórios são as positivas ou negativas, entre outras.
O que é imunidade tributária? È uma determinação constitucional, para que seja vedada a instituição de impostos, são normas de desoneração tributárias.
Que situações, pessoas ou objetos são imunes?Igrejas, cultos, partido político...
Quem são responsáveis tributários, segundo o CTn?Sabe-se que o tributo deve ser cobrado daquele que praticou o fato gerador, sendo este denominado sujeito passivo direto, porém a casos em que outro, que não aquele que veio a praticar o fato gerador, deverá pagar tal tributo, dando-se a este a denominação sujeito passivo indireto.
No caso de alienação do fundo de comércio, quem é o responsável pelo pagamento dos tributos anteriores a alienação e de que modo? “Art. 133. A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir de outra, por qualquer título, fundo de comércio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva exploração, sob a mesma ou outra razão social ou sob firma ou nome individual, responde pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos até à data do ato.
Como se constitui o crédito tributário? Se constitui a partir do lançamento do estado.
Quando surge a obrigação tributária? A obrigação tributaria surge a partir do fato gerador.
O que é fato gerador?é a concretização da situação prevista na lei.
Quais as modalidades de lançamento? Qual o significado de cada uma delas?São lançamentos por homologação, de oficio ou de declaração.
Quais os princípios tributários e qual sentido de cada um deles?
Principio da legalidade – exigir ou aumentar tributos sem lei que os estabeleça.
Principio da isonomia - proíbe tratamento desigual aos contribuintes.
Principio da irretroatividade o- é vedado a cobrança de tributos em relação a geração dos fatos ocorridos antes do inicio da lei vigente QUE OS HOUVER INSTUTUIDOS.
Principio da anterioridade – Principio da nonagesimalidade, ou seja, não pegar os contribuintes de surpresa, veda a cobrança de tributos nos mesmos exercícios financeiros.
Principio da capacidade contributiva – Dão caráter pessoal aos impostos, ou seja, leva em consideração o poder de pagamento do contribuinte.
Principio da vedação ou do confisco – Veda o estado de se apossar de bens.
Principio da liberdade de trafico – Liberdade de ir e vir , menos nos casos dos pedágios para manutenção das estradas.
Principio das transparências dos impostos - prevê os consumidores sejam esclarecidos.
Principio da uniformidade geográfica - - veda a união beneficiar ou prejudicarr algum estado, tem que ser igual para todos.
Principio da seletividade - caso dos cigarros, leva em consideração a impostancia do bem.
Principio da não diferenciação tributaria – veda estabelecear diferenciação tributaria entre bens e serviços em razão de sua procedência ou destino.
Principio da não cumulatividade - Um dos mais conhecidos princípios, quanto ao ICMS, ao IPI e aos Impostos Residuais da União Federal, deve-se compensar o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas operações anteriores pelo mesmo ou outro Estado Membro ou pelo Distrito Federal. É o mais popular dos princípios entre os gestores tributários.
Principio das imunidades tributarias -  Este princípio veda à União Federal, aos Estados Membros, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre: Patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros, templos de qualquer culto, de partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei, livros, jornais, periódicos 
Principio da competência – a entidade tributaria deve-se restringir a sua competência.

Outros materiais