Buscar

DIREITO EMPRESARIAL IV- BEATRIZ VOLPATO

Prévia do material em texto

Direito Empresarial IV
Professora: Maria Lucia
Aluna: Beatriz Volpato.
Semana 1:
Carlos Eduardo é aposentado e possui suas reservas aplicadas no Banco APHA S/A, onde foi verificado por meio de auditoria enorme desfalque o que gerou grande crise de desconfiança e consequentemente uma crise de liquidez no Banco. Carlos procura você advogado especialista em Direito Empresarial questionando se haveria o risco do banco solitar falência de acordo com a legislação vigente. 
RESPOSTA: 
Não, pode por ser instituição financeira por ser liquidação especial. Feita pelo banco central 6024/74, artigo 2º. Em regra não porque o artigo 2º da Lei 60247 de 1914, exclui as instituições financeiras privadas que são abarcadas pela Lei especial, em seu inciso, II.
OBJETIVA- Entende-se por principal estabelecimento o: 
Letra D- “ O local onde a empresa centraliza todas as suas atividades econômicas”.
 O lugar onde o empresário centraliza as suas atividades, administração de seu negócio e maior volume de negocios.’ 
SEMANA 2:
O administrador judicial da Avestruz Máster, Sérgio Crispim, entrega hoje ata da Assembleia Geral dos credores da Avestruz Máster ao juiz Carlos Magno Rocha da Silva, da 11ª Vara Cível de Goiânia. A votação ocorreu na última sexta-feira (28), no Estádio Serra Dourada. No documento consta um resumo de tudo que ocorreu durante o evento e os números obtidos. Os dados são essenciais para que Carlos Magno possa avaliar se houve regularidade na assembleia. A partir do momento em que receber a ata, o magistrado terá 48 horas para homologar, ou não, o resultado da votação dos credores, que foi favorável ao plano de recuperação apresentado pelas empresas do grupo. Se o juiz homologar o plano, Sérgio continuará na administração judicial da empresa por mais dois anos. 
a) Quais os requisitos que o Sr. Sérgio Crispim certamente cumpriu para desempenhar a função de administrador judicial?
RESPOSTA:
À luz do artigo 21 da Lei 11.101/2005, que preceitua: Profissional idôneo, /Preferencialmente advogado, / Economista, / Administrador de empresas ou,/ Contador, /Pessoa jurídica ou física.
A LEI EXIGE, QUE O ADMINISTRADOR SEJA PREFERENCIALMETE ADVOGADO, MAS PODE SER ENGENHEIRO E OUTRAS PROFISSÕES, MA DEVE SER UMA PESSOA INDONEA, TAMBÉM PODE SER PESSOA JURIDICA. 
b) Quais as consequências da não apresentação do relatório no prazo estabelecido em Lei? 
RESPOSTA:
 Conforme artigo 53 Lei 11.101/2005. 
A consequência é recuperação judicial, pois o prazo é decadencial de 60 dias.
OBJETIVA - O Comitê de Credores terá as seguintes atribuições, além de outras previstas na Lei 11.101/2005:
Letra ‘E’.
E) aprovação, rejeição ou modificação do plano de recuperação judicial apresentado pelo devedor. ARTIGO 27
SEMANA 3 :
Marcos Henrique, empresário individual no ramo de confecções de roupas e acessórios passava por grave crise financeira tendo em vista a forte concorrência dos produtos chineses. Em março de 2011, após meses de luta contra uma doença rara, morre, deixando apenas a esposa Maria Amélia como herdeira. Oriente Sra. Maria Amélia de acordo com a legislação atual sobre a recuperação judicial no que diz respeito a legitimidade e requisitos para recuperação judicial; 
RESPOSTA: ARTIGO 48 DA LEI 11.101/2005.
 I- não ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, as responsabilidades daí decorrentes.
II- Não ter, há menos de cinco anos, obtido concessão de recuperação judicial, 
III- Não ter há menos de 8 anos, obtido concessão de recuperação judicial com base no plano especial de que trata a seção V deste capitulo.
IV- Não ter sido condenado ou ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos nesta lei.
Maria Amélia possui legitimidade, pois alem do próprio devedor o cônjuge sobrevivente e os herdeiros, conforme artigo 48, §único, atualizado §1°. Lei Falimentar.
OBJETIVA - Poderá requerer a recuperação judicial o devedor que estiver no regular exercício de suas atividades há mais de: 
Letra (A) – (dois) anos e não tiver, há menos de 05 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial. conforma inteligência do artigo 48 caput, desta Lei 11.101/2005.
SEMANA 4:
Qual o prazo que a sociedade empresária certamente cumpriu para apresentação do Plano de Recuperação Judicial? Qual a consequência jurídica se a Casa & Vídeo apresentasse o Plano fora do prazo? 
Prazo improrrogável por 60 dias, se for do prazo decadencial do artigo 53 Lei 11.101/2005. 
b) ) Em relação ao conteúdo do Plano de Recuperação Judicial a Lei 11.101/2005 prevê algum impedimento? Sob qual fundamento?
 Conforme artigo 54, que versa sobre os trabalhadores que deverão receber os créditos trabalhistas.
Objetivas:
 Em relação ao Plano de Recuperação Judicial, assinale a alternativa INCORRETA. 
A) O plano de recuperação será apresentado pelo devedor em juízo no prazo improrrogável de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial;
B) O plano de recuperação deverá conter discriminação pormenorizada dos meios de recuperação a ser empregados;
C) O plano não poderá prever prazo superior a 30 (trinta) dias para o pagamento, até o limite de 5 (cinco) salários-mínimos por trabalhador, dos créditos de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 (três) meses anteriores ao pedido de recuperação judicial; 
D) O juiz ordenará a publicação de edital contendo aviso aos credores sobre o recebimento do plano de recuperação e fixando o prazo para a manifestação de eventuais objeções;
E) O plano de recuperação judicial poderá prever prazo superior a 2 (um) ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial.
Letra A- certa conforme artigo 53 
B- correta conforme artigo .. 
C- correta conforme artigo 54 
D – correta conforme artigo 5
E – Errada conforme artigo 54 Lei 11.101/2005 (são de dois anos. O plano de recuperação judicial poderá prever prazo superior a 2 (um) ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial.
SEMANA 5:
O sócio administrador da empresa WYZ Indústria e Comércio de Artefatos de Metal LTDA credora da empresa JCK Comércio de Peças LTDA informa a você especialista em Direito Falimentar que foi convocada pelo administrador judicial assembleia geral de credores, em edital publicado em 01.05.2011 e a reunião ocorreu em 12.01.2011. Analise a questão de acordo com a legislação falimentar em vigor. 
RESPOSTA: 
De acordo com o artigo 36, caput da Lei 11.101/2005, a convocação para a assembleia geral deve ser feita por edital com antecedência mínima de 15 dias. No caso em tela a assembleia é nula.
Objetiva:
 Na Lei 11.101/2005 a Assembleia-Geral de credores possui papel fundamental no interesse dos credores, assim não podemos afirmar que seja uma de suas atribuições deliberar na recuperação judicial: 
Letra C) fiscalizar a administração das atividades do devedor, apresentando, a cada 30 (trinta) dias, relatório de sua situação. 
SEMANA 6:
1) O sócio administrador de uma determina empresa consulta o seu Departamento Jurídico, informando que a sociedade empresária passa por notórias dificuldades financeiras, deixando de cumprir com suas obrigações por dispor, no momento, de escasso capital de giro. Possui 20 anos no mercado de confecção de roupas e possui 50 empregados. Indaga o que se segue.
A) Em sendo o faturamento anual bruto da empresa é da ordem de R$ 220.000,00, a legislação falimentar possui instituto especial para esta empresa? 
RESPOSTA:
 Sim, plano especial de recuperação, que poderá ser indicado no artigo 70,§ 1º Lei 11.101-05. As microempresas e as empresas de pequeno porte, conforme definidas em lei, poderão apresentar plano especial de recuperação judicial, desde que afirmem sua intenção de fazê napetição inicial de que trata o artigo 51 desta lei.
B) Quais os requisitos e condições especiais disponíveis para esta empresa em notória dificuldade financeira? 
RESPOSTA:
 I- Não ser falido e, se o foi, estejam declarada extintas, por sentença transitadas em julgada, as responsabilidades daí decorrentes;
III- Não ter, há menos de 8 anos, obtido concessão de recuperação judicial com base no plano especial que trata a seção V deste capitulo.
IV- Não ter sido condenado ou não ter, como administrar ou sócio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos nesta Lei.
2-) objetiva - De acordo com a Lei 11.101/2005 no que se refere ao plano de recuperação judicial para microempresas e para empresas de pequeno porte: 
Letra C - estabelece a necessidade de autorização do juiz, após ouvidos o administrador judicial e o comitê de credores, para o devedor aumentar despesas ou contratar empregados. Conforme artigo 73 Lei 11.101.05.
SEMANA 7:
1) A empresa MCK Indústria e Comércio de Roupas LTDA credora da empresa IPO Comércio de Roupas Infantis LTDA pergunta a você especialista em Direito Falimentar sobre as consequências do não cumprimento de obrigação assumida no Plano de Recuperação Judicial.
RESPOSTA:
 Conforme O ARTIGO 73, IV, no caso de descumprimento de obrigação assumida no plano judicial, haverá a convolação. “ o descumprimento de qualquer obrigação assumida constante no plano de recuperação, conforme §1º artigo 61, desta Lei,; haverá o juiz decretará a falência durante o processo de recuperação judicial.
OBJETIVA 2) - Em relação as hipóteses de convolação da recuperação judicial em falência é correto afirmar: TODAS CERTAS
a) pode ocorrer por deliberação da assembleia-geral de credores.
b) a não apresentação do plano de recuperação no prazo estabelecido na Lei 11.101/2005 enseja convolação em falência.
d) o descumprimento de qualquer obrigação do plano de recuperação é causa de convolação.
e) por inadimplemento de obrigação não sujeita à recuperação judicial nos casos de impontualidade e execução frustrada ou prática de atos de falência
SIMULADÃO DO SIA:
1) Atendendo as normas da recuperação judicial e falimentar, em relação ao comitê de credores pode-se afirmar, SALVO:
RESPOSTA: Trata-se de um órgão de constituição obrigatória na recuperação judicial.
2) De acordo com as normas relativas a Recuperação Judicial, indique a alternativa incorreta.
RESPOSTA: Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, exceto os não vencidos.
3) Atendendo as normas da recuperação judicial e falimentar, em relação ao comitê de credores pode-se afirmar, SALVO:
RESPPSTA: Trata-se de um órgão de constituição obrigatória na recuperação judicial.
4)- Com relação às atribuições do Comitê de Credores, quando constituído no âmbito da recuperação judicial, assinale a afirmativa correta.
	 RESPOSTA: Fiscalizar a execução do plano de recuperação judicial.
		
	
	
5)- Considerando as normas de Direito Falimentar relativas às disposições comuns à recuperação judicial e a falência, analise as afirmativas abaixo indicando a alternativa correta:
I - distribuição do pedido de falência ou de recuperação judicial não previne a jurisdição para qualquer outro pedido de recuperação judicial ou de falência, relativo ao mesmo devedor.
 II - As execuções de natureza fiscal não são suspensas pelo deferimento da recuperação judicial, ressalvada a concessão de parcelamento nos termos do Código Tributário Nacional e da legislação ordinária específica. 
III - Independentemente da verificação periódica perante os cartórios de distribuição, as ações que venham a ser propostas contra o devedor deverão ser comunicadas ao juízo da falência ou da recuperação judicial.
RESPOSTA: apenas II e III;
6)- Em relação ao Administrador Judicial, analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta: 
I - As remunerações dos auxiliares do administrador judicial serão fixadas pelo devedor, que considerará a complexidade dos trabalhos a serem executados e os valores praticados no mercado para o desempenho de atividades semelhantes. 
II - O administrador judicial será profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, ou pessoa jurídica especializada; 
III - Se o administrador judicial nomeado for pessoa jurídica, declarar-se-á, no termo de que trata o art. 33 desta Lei, o nome de profissional responsável pela condução do processo de falência ou de recuperação judicial, que não poderá ser substituído sem autorização do juiz.
RESPOSTA: II e III;
7)- O artigo 3 da Lei 11.101/2005 diz que é competente para conhecer o pedido de falência, decretá-la e processá-la é o juiz do local em que está situado o principal estabelecimento da sociedade empresária devedora no Brasil. Entende-se por principal estabelecimento.
RESPOSTA: É definido de acordo com o volume de negócios e de onde essa empresa é administrada;
8) - De acordo com a Lei nº 11.101/05, que trata sobre a falência e a recuperação da empresa, o devedor poderá requerer recuperação judicial devendo, no entanto, preencher requisitos exigidos em Lei. Desta forma, poderá requerer a recuperação judicial o devedor (empresa) que estiver no regular exercício de suas atividades há mais de: Dentre as alternativas abaixo assinale a CORRETA.
	RESPOSTA: 02 (dois) anos e não tiver, há menos de 05 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial.
		
9) – Laranja da Terra Comércio de Frutas Ltda. requereu sua recuperação judicial e o pedido foi distribuído para a 2ª Vara Cível. A distribuição do pedido de recuperação produziu como efeito.
RESPOSTA: a proibição de alienação ou oneração de bens ou direitos do ativo permanente, salvo evidente utilidade reconhecida pelo juiz ouvindo o Comitê.
10) - De acordo com as normas estabelecidas na Lei 11.101/2005 em relação a verificação e habilitação de créditos, analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta: 
I - A verificação dos créditos será realizada pelo administrador judicial, com base nos livros contábeis e documentos comerciais e fiscais do devedor e nos documentos que lhe forem apresentados pelos credores, podendo contar com o auxílio de profissionais ou empresas especializadas.
 II - Na recuperação judicial, os titulares de créditos retardatários, excetuados os titulares de créditos derivados da relação de trabalho, terão direito a voto nas deliberações da assembleia-geral de credores. 
III - Os títulos e documentos que legitimam os créditos deverão ser exibidos no original ou por cópias autenticadas se estiverem juntados em outro processo.
	 RESPOSTA: apenas a I e II;
		
	
	
JURISPRUDENCIAS:
0028281-54.2006.8.19.0000 (2006.002.20207) - AGRAVO DE INSTRUMENTO 
DES. PAULO MAURICIO PEREIRA - QUARTA CAMARA CIVEL 
1. Recuperação Judicial, em cujos autos, depois de deferido o seu processamento, o juiz veio a revogar tal decisão, sob o fundamento de que a empresa não teria atendido aos requisitos legais nem demonstrado sua viabilidade econômica. - 2. O agravo de instrumento é o recurso cabível contra tal decisão. Inteligência do art. 189, da Lei 11101/2005. - 3. A alegação de que a agravante trouxe inúmeras inverdades, desvirtuando o espírito da lei e objetivando apenas impedir a realização de leilão na Vara Federal, não restou sobejamente comprovada. - 4. O juiz pode e deve indeferir a inicial do pedido de recuperação judicial, mas quando de todo inviável mesmo, quando houver certeza absoluta da irrecuperabilidade da empresa, isto que, à primeira vista, não se apresenta como induvidoso. - 5. O objetivo de sustar o leilão era válido, posto que, sem o seu bem mais valioso, aí sim ficaria de todo frustrada a tentativa de recuperação. - 6. A inviabilidade da recuperação judicial será mais bem examinada após a apresentação do respectivo plano, para o que a empresa agravante tem o prazo de 60 dias (art. 53, da Lei 11101/2005). - 6.Provimento do recurso. Decisão unânime. 
INTEIRO TEOR 
Íntegra do Acórdão - Data de Julgamento: 08/03/2007 
0018119-63.2007.8.19.0000 (2007.004.01010) - MANDADO DE SEGURANCA 
DES. RONALD VALLADARES - Julgamento: 09/07/2007 - ORGAO ESPECIAL 
Agravo Regimental. Mandado de Segurança. Impetração dirigida contra ato da Egrégia 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que afastou a preliminar de preclusão temporal e julgou extinto o processo de recuperação judicial da Impetrante. Decisão monocrática, que indeferiu a petição inicial da ação mandamental, julgando extinto o seu processo sem exame de mérito. Inconformismo da agravante. Na espécie, há recurso processual específico para o questionamento da decisão do tipo. E, dispõe a lei 1533, no seu Art. 5º, II, que não se dará Mandado de Segurança contra ato judicial passível de recurso ou correição, como está reproduzido, taxativamente, na Súmula nº 267 do STF. O Órgão Especial, ademais, não é organismo revisional de decisões judiciais proferidas no âmbito das Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça. Falta, portanto, diante da disciplina legal sobre a matéria, condição jurídica para apreciação meritória da ação proposta. Enunciado da Súmula nº 102 do Tribunal de Justiça do Estado. Recurso improvido. 
INTEIRO TEOR 
Decisão Monocrática: 05/06/2007 
Íntegra do Acórdão - Data de Julgamento: 09/07/2007

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes