Buscar

Educação: Tendências, Didática e Exclusão

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	"As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabem por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta". (Fonte: http://www.cedap.assis.unesp.br/cantolibertario) Com base nesse conceito, o autor Libâneo classificou as tendências pedagógicas na prática escolar em dois grupos pedagógicos - liberal e progressista. No primeiro grupo estão as tendências não-críticas e que não levam em conta a desigualdade sociais. São exemplos de práticas pedagógicas liberais:
	
	
	histórico-críticas e libertadora
	
	critico-social e tradicional
	
	libertadora e tradicional
	 
	escola nova e tecnicista
	 
	tradicional e libertária
	
	 
	Ref.: 201702155754
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas em relação à didática EXCETO uma:
	
	
	A didática fundamental assume a multidimensionalidade do processo ensino aprendizagem.
	 
	A práxis significa adotar uma prática empiricista e pragmatista, uma prática com um fim em si mesma.
	
	Com base nos princípios didáticos progressistas é possível a proposta de uma educação na qual o aluno deixa de ser mero espectador.
	
	Até meados do século XVII, antes de Comenius, não podemos falar de didática como teoria do ensino que sistematiza as formas de ensinar.
	
	A didática escolanovista veio para superar o modelo tradicional, mas, recebeu críticas por parte dos educadores progressistas da década de 80.
	
Explicação:
A Didática tem como objetivo de estudo: o processo ensino e aprendizagem, destacando a importância de concebê-lo como uma prática social
	
	 
	Ref.: 201701229283
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Cada vez mais, movimentos e organizações têm questionado o universo escolar. Tem sido discutido o quanto é preciso reinventar a escola tornando-a mais que um espaço de disseminação do conhecimento socialmente produzido, um lócus diferenciado de diálogo, intercâmbio de diferentes experiências educativas. Espaço dinâmico de articulação entre os vários agentes educativos que se encontram numa determinada comunidade. Espaço para o exercício do debate, da análise crítica, para o fortalecimento de uma visão plural e histórica de diferentes saberes e linguagens. Logo, o professor respaldado nessa linha de pensamento deve ser aquele que adota a prática da:
	
	
	Reprodução de modelos pedagógicos alheios
	
	Negação de conflitos
	 
	Mediação de saberes
	
	Imposição de disciplinas
	
	Transmissão de conhecimento
	
	 
	Ref.: 201702078815
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No contexto escolar, as análises de Bourdieu (2002 apud CHINALIA, 2006) ajudam-nos a compreender alguns dos critérios utilizados pela escola em relação à sua organização e ao seu funcionamento, que são fornecedores das desigualdades e da exclusão. Por que o autor analisa o contexto escolar como um lugar de exclusão?
	
	
	Porque o autor considera que um dos fatores para a exclusão é a comunidade escolar.
	
	Porque segundo o autor a escola sempre foi um lugar de transformação social.
	
	Porque as análises mostram que a escola sempre foi, ao largo da história, um local de respeito às diferenças.
	 
	Porque o autor, em suas análises, explica que durante muito tempo a escola foi reconhecida como um local destinado às pessoas pertencentes à classe social dominante.
	
	Porque o autor considera, em suas análises, que as diferenças existentes no contexto escolar deviam ser padronizadas.
	
	 
	Ref.: 201702060057
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para Bourdieu (2002), a forma como as escolas se organizam e funcionam nos dá a possibilidade de compreender questões relacionadas a desigualdade e a exclusão. Sobre esta afirmação pode se dizer que:
I - A escola durante muito tempo foi reconhecida como local destinado as pessoas pertencentes à classe social dominante;
II - A escola reproduziu ou ainda reproduz no seu interior a cultura e a linguagem de uma classe social dominante;
III - A escola em nenhum momento de sua história constituiu-se como espaço de exclusão. Está correta a alternativa em que:
	
	
	Somente a II e III estão corretas
	
	Apenas a I está correta
	 
	Somente a I e II estão corretas
	
	Todas as afirmações estão corretas
	
	Apenas a II está correta
	
Explicação: O aluno deverá compreender que a escola foi e ainda é espaço de exclusão social, na medida em que as diversas linguagens não são levadas em conta no currículo escolar.
	
	 
	Ref.: 201701647102
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Paulo Freire criou a famosa metáfora EDUCAÇÃO BANCÁRIA, que se refere à crítica aos professores que atuam como meros transmissores de conteúdos verdadeiros, absolutos e desvinculados da realidade dos alunos. Identifique as sentenças que caracterizam a CRÍTICA de Paulo Freire ao ensino tradicional:
 I - O professor deve saber escutar os alunos e reconhecer que a educação é ideológica. O educador deve ensinar com responsabilidade, competência profissional, disponibilidade para o diálogo e principalmente querer bem aos educandos.
II - O educador deposita comunicados que os alunos recebem, memorizam e repetem, da qual deriva uma prática totalmente verbalista dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos numa relação vertical.
III - O reconhecimento da identidade cultural, da consciência do inacabamento, do respeito à autonomia do educando e da convicção de que a mudança é possível fazem parte do trabalho docente.
IV - O saber é dado, fornecido de cima para baixo e autoritário, pois manda quem sabe. O educando, em sua passividade, torna-se um objeto para receber a doação do saber do educador, sujeito único de todo o processo de ensino.
V - A pedagogia do dominante é fundamentada em uma concepção bancária de educação, onde predomina o discurso, no qual, quem é o sujeito da educação é o educador e os educandos são como vasilhas a serem preenchidas.
	
	
	As afirmativas I, II e V estão corretas.
	 
	As afirmativas II, IV e V estão corretas.
	
	As afirmativas III, IV e V estão corretas.
 
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
Explicação:
Paulo Freire em sua teoria educacional desenvolve a ideia de que as formas tradicionais de educação funcionam basicamente para objetivar e alienar grupos oprimidos.  O método tradicional de ensino/aprendizagem centra-se no ato de transferir conhecimento. Considera o professor visto como portador de conhecimentos que devem ser repassados aos alunos, que, por sua vez, devem decorá-los para logo serem conferidos pelo professor. Essa concepção de aprendizagem vai ferir muito os princípios de Paulo Freire (1996) que acredita que o ato de ensinar vai muito além de transferir conhecimento; o professor deve apresentar a seus alunos a possibilidade para a construção e a produção de seu próprio saber.
	
	 
	Ref.: 201702193532
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A sociedade em que vivemos se diz democrática, mas os privilégios permanecem favorecendo um grupo de pessoas. Em seus processos, os homens em grupo "enquadram" as pessoas nos modelos que determinam como certos e errados e acabam privilegiando apenas alguns de seus segmentos. Com isso, estabelecem algumas categorias e são elas que definem as relações para a exclusão, dependendo das relações que o contexto cria naquele momento (CHINALIA, 2006). Dessa forma: sociedade e escola não existem de forma isolada, portanto:
	
	
	o que acontece na sociedade não deveria refletir nas escolas, e isso dependerá de cada professor que realizará em seucontexto trabalhos a partir de valores, e crenças e das prioridades que circulam na sociedade.
	
	o que acontece na sociedade reflete-se nas escolas, apenas em algumas camadas sociais quando realizam em seu contexto um trabalho a partir dos valores, das crenças e das prioridades que circulam na sociedade.
	 
	o que acontece na sociedade reflete-se nas escolas, que realizam em seu contexto um trabalho a partir dos valores, das crenças e das prioridades que circulam na sociedade.
	
	o que acontece na sociedade não reflete nas escolas, porque estas realizam em seu contexto um trabalho a partir de valores, crenças e prioridades próprias.
	
	o que acontece na sociedade economicamente pobre reflete-se nas escolas, que realizam em seu contexto um trabalho a partir dos valores, das crenças e das prioridades que circulam em uma sociedade popular.
	
Explicação:
O autor aborda que a sociedade em que vivemos se diz democrática, mas os privilégios permanecem favorecendo um grupo de pessoas. Lembrando que sociedade e escola não existem de forma isolada
	
	 
	Ref.: 201701757037
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Acerca das tendências pedagógicas, julgue as afirmativas que seguem:
I. A escola tradicional reconhece a educação como ato social transformador, por isso tem como objetivo central fazer com que os alunos dominem os conteúdos que lhes são passados, de forma que eles sejam capazes de reproduzi-los.
II. A escola nova tem como objetivo central facilitar o processo ensino-aprendizagem,  possibilitando ao aluno uma participação nesse processo, respeitando seus interesses e seus sentimentos.
III. A escola tecnicista tem caráter utilitário, razão pela qual estabelece procedimentos de ensino de ordem instrumental, adotando uma postura que visa a preparar os alunos para atender aos interesses do mercado de trabalho.
IV. A escola libertadora tem como objetivo principal proporcionar uma formação educacional com base na leitura do mundo e no diálogo entre educando e educador, os quais, juntos, constroem conhecimentos e se libertam da opressão.
Está CORRETO o que se afirma em :
	
	
	II, IV e V
	
	I e V
	 
	II, III e IV
	
	I e IV
	 
	I, II, III e IV
	1a Questão
	
	
	
	Assim como não podemos falar em uma escola genérica, no singular, pois todas são diferentes, por mais que se assemelhem, também não podemos falar numa família no singular, principalmente nos dias atuais, em que a própria configuração familiar tem mudado profundamente. Mas, ainda assim, o ambiente familiar é o ponto primário das relações socioafetivas para a grande maioria das pessoas. No que se refere à escola, os PCNs assinalam algumas considerações sobre a relação entre família e a escola. Assinale a alternativa correta:
	
	
	nos dias de hoje, a escola tem que substituir a família, pois possibilita a discussão de diferentes pontos de vista associados à sexualidade, sem a imposição de valores, cabendo à escola julgar a educação que cada família oferece a seus filhos;
	
	a existência da família por si só, assegura o processo formativo e o desenvolvimento saudável da criança, uma vez que ela é também influenciada por fatores intrínsecos que determinam, em grande parte, a maneira como se apropriará dos recursos disponíveis;
	 
	é função da educação estimular a capacidade crítica e reflexiva nos alunos para aprender a transformar informação em conhecimento, pois tanto a escola como a família são mediadoras na formação das crianças e jovens;
	
	a escola pode desconsiderar o efeito família visto que com a variedade de tipos de organização familiar e as diferenças e crises que se instalam, a família, de forma geral, está deixando de ser um espaço valorizado pelos adolescentes e jovens;
	
	as conquistas no âmbito do trabalho promoveram uma maior inserção da mulher em diferentes segmentos da sociedade, e com isso, maior controle de seu tempo, sobretudo no que se refere à dedicação aos filhos e ao desempenho da função educativa dentro da família; se fazendo necessário repassar a responsabilidade de educar aos profissionais da educação;
	
Explicação:
 
A escola deve ter responsabilidade social, instituir situações didáticas fundamentais entre os temas a serem abordados e a prática docente, as formas pelas quais a aprendizagem acontecerá, através do desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação, estudo independente e pesquisa
 
	
	 
	Ref.: 201702141493
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA, considerando a frase que segue: Pensar a escola a serviço de uma educação crítica e formadora da cidadania é:
	
	 
	considerar a escola como espaço de interação entre diversas culturas, com linguagens e identidades próprias, compartilhando e respeitando diversas formas de ser e estar no mundo.
	
	enfatizar na escola a interação de grupos culturalmente diversos, buscando a negociação entre eles, tendo em vista a ascensão social dos estudantes.
	
	considerar a escola como espaço de inserção das diferentes culturas numa cultura comum, na qual se mesclam todas as visões de mundo, dos costumes e dos saberes escolares, cada qual perdendo sua identidade.
	
	destacar, na escola, as diferenças econômicas produzidas historicamente, priorizando os valores e costumes dos grupos mais privilegiados, favorecendo, portanto, uma cultura hegemônica.
	
	considerar a escola como um local no qual se estimula a ascensão econômica e a capacidade intelectual de determinados grupos sociais.
	
Explicação:
 Uma educação crítica e capaz de superar as desigualdades sociais
	
	 
	Ref.: 201702212231
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A transversalidade refere-se a um recurso pedagógico cujo intuito é ajudar o aluno a adquirir uma visão mais compreensiva e crítica da realidade, assim como sua inserção e participação nessa realidade. A metodologia de ensino pautada na elaboração e organização coletiva de projetos como prática curricular interdisciplinar e transversal possibilita uma melhor compreensão e vivência desta abordagem. Nesta perspectiva, espera-se que a avaliação dos trabalhos seja construída coletivamente pelos participantes dos projetos temáticos. De acordo com esta abordagem, os currículos da educação básica pressupõem uma formação pautada
	
	
	na valorização das habilidades individuais dos sujeitos acima dos valores coletivos.
	
	na concepção de escola como uma extensão da família, evitando que os alunos vivenciem dilemas e conflitos.
	
	na concepção de uma escola neutra, que não se identifique com nenhuma ideologia.
	
	nos princípios de uma educação que reproduza os interesses da classe hegemônica.
	 
	na valorização das relações sociais e na organização dos conhecimentos escolares de forma contextualizada e crítica.
	
Explicação:
na valorização das habilidades individuais dos sujeitos acima dos valores coletivos.
na concepção de escola como uma extensão da família, evitando que os alunos vivenciem dilemas e conflitos.
nos princípios de uma educação que reproduza os interesses da classe hegemônica.
na valorização das relações sociais e na organização dos conhecimentos escolares de forma contextualizada e crítica.
na concepção de uma escola neutra, que não se identifique com nenhuma ideologia
	
	 
	Ref.: 201701837005
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com CANDAU ( 2002 ) a Didática passa por um momento de revisão crítica. Tem-se a consciência da necessidade de superar uma visão meramente instrumental e pretensamente neutra no seu conteúdo. Trata de um momento de perplexidade, de denúncia e anúncio, de busca de caminhos que têm de ser construídos através do trabalho conjunto dos profissionais da área com os professores da Éducação Básica.  É pensando a prática concreta, articulada com a perspectivade transformação social, que emergirá uma nova configuração para a Didática. Estamos nos referindo à Didática:
	
	
	tecnicista
	
	mecanicista
	 
	fundamental
	
	tradicional
	 
	escolanovista
	
	 
	Ref.: 201701110865
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(TJPE, 209). Segundo CANDAU (1983), "A análise do papel da didática na formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual colocada em questão". (p. 12) Quando se afirma que a Didática está em questão, subentende-se que:
	
	
	A ênfase da didática deve ser sobre os conteúdos curriculares.
	
	É preciso valorizar unicamente a prática pedagógica do professor.
	
	A didática deveria priorizar as novas tecnologias.
	
	O objeto de estudo da didática mudou.
	 
	A didática precisa ser estudada a partir do contexto social e histórico em que está inserida.
	
	 
	Ref.: 201702141518
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Criou princípios e regras do ensino e foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos. Talvez resulte daí o famoso subtítulo de sua "Didática Magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos". Estamos falando de:
	
	
	Herbart.
	
	Pestalozzi
	 
	Comenius
	
	Candau
	
	Rousseau
	
Explicação: Comenius
	
	 
	Ref.: 201701671930
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Você já reparou que quando nos perguntamos o que é Educação, a nossa resposta consciente ou inconscientemente reflete a nossa própria posição no tempo e na sociedade? isso significa dizer que a didática. MARQUE A INCORRETA
	
	
	é um ato político
	
	é situada sócio historicamente
	
	é influenciada pela trajetória acadêmica e profissional
	 
	é neutra
	
	é intencional
	
	 
	Ref.: 201701836968
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:
	
	
	Didática operacional
	
	Didática Piagetiana
	
	Didática Tecnicista
	 
	Didática Fundamental
	
	Didática Mecânica
	
Explicação:
A didática para assumir um papel significativo na formação do educador não poderá reduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e mecanismos pelos quais desenvolvem um processo de ensino-aprendizagem, e sim, deverá ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico.
	1a Questão
	
	
	
	Quando a educação envolve a transmissão do conteúdo do professor para o aluno e a assimilação do saber por este último, podemos dizer que se trata:
	
	
	da construção do conhecimento
	 
	do modelo linear de ensino
	
	da problematização da ciência
	
	da mediação dos saberes
	
	do método dialético
	
Explicação:
A abordagem tradicional trabalha numa perspectiva de relação linear e hierárquica entre o conhecimento científico e as suas aplicações práticas, criando uma relação igualmente linear entre tarefas de ensino e processos de aprendizagem. Um modelo de ensino de base monológica, linear, fragmentada e mecanizada.
	
	 
	Ref.: 201701667114
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Coloque F (falso) e V (verdadeiro) para as afirmativas sobre tendências pedagógicas e depois assinale a alternativa CORRETA.
( ) Na Pedagogia Tecnicista, o papel da escola é preparar indivíduos para o mercado de trabalho.
 ( ) Na Pedagogia Tradicional, a escola, além de dar ênfase ao não-formal, é crítica, pois questiona as relações do homem com o seu meio.
( ) Na Pedagogia Libertadora, o foco do ensino-aprendizagem é fazer da opressão e suas causas os objetivos de sua reflexão, resultando daí o engajamento do homem por sua libertação.
A alternativa que preenche os parênteses, na ordem dada, é:
	
	
	F - V - V
	
	F - F - V
	 
	V - F - V
	
	F - V - F
	
	V - V - F
	
	 
	Ref.: 201702213812
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O processo de ensino e aprendizado requer do professor uma organização e flexibilidade para que ele seja efetivo e adaptado as reais necessidades e interesses dos alunos. Isso significa que:
	
	
	O processo de ensino, dessa forma, demonstra que o processo a partir do dueto aluno e professor deve considerar apenas o conteúdo ministrado pelo professor através da memorização.
	
	Esse tipo de processo de ensino incorpora os preceitos behavioristas da educação técnica.
	
	Quando a educação acontece mediada pela reflexão do educador sobre as reais necessidades dos alunos é considerada educação tradicional.
	
	Quando o processo de ensino é efetuado desse modo temos a aprendizagem engessada, o que leva a formação não crítica dos alunos.
	 
	O processo de ensino quando acontece a partir das necessidades e interesses dos alunos, permite que haja a aprendizagem significativa.
	
Explicação: No processo de ensino e aprendizagem o professor de estar atento ao grupo , aos alunos, perceber as urgências a serem tratadas em sala, considerando os interesses e reais necessidades dos alunos enquanto sujeitos sociais, podendo então, ter a efetivação da aprendizagem significativa.
	
	 
	Ref.: 201702141408
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na ação docente, encontra-se uma dimensão política, uma dimensão técnica, uma dimensão ética e estética. Quando mobilizadas, essas dimensões concorrem para a educação de melhor qualidade. Nesse contexto, a dimensão ética é compreendida como:
	
	
	o domínio dos conteúdos e das técnicas necessários à construção coletiva da sociedade.
	 
	o elemento de mediação entre a técnica e a política, garantindo o caráter dialético da relação.
	
	Nenhuma questão correspondente.
	
	o resultado da ação competente de cada profissional no seu espaço de trabalho.
	
	o conjunto de processos da arte de ensinar, que requer a imaginação criadora do sujeito.
	
	 
	Ref.: 201702046575
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerando o planejamento educacional como uma ferramenta estratégica para subsidiar a busca de alternativas para a solução dos problemas e conflitos vivenciados na intervenção do professor progressista, assinale a opção correta.
	
	
	Se o professor pretende favorecer a aprendizagem dos participantes, deve evitar conciliar, mediar dois objetivos antagônicos.
	 
	Se o professor tem por objetivo contribuir para a ressignificação dos conhecimentos por parte dos participantes, ele deve utilizar uma concepção educativa com foco na coletividade.
	
	Se o professor assume uma postura de ouvir seus alunos, ele deve ser diretivo e tomar partido daqueles que pensam como ele.
	
	Se o professor não dispõe de recursos materiais adequados, ele deve aguardar até que as condições precárias de trabalho sejam modificadas para abrir espaço de discussão e reflexão com os alunos.
	
	Se o professor assume, nos objetivos, o compromisso com a formação de atitudes, ele deve enfatizar a transmissão de conteúdos informativos e assimilação do conhecimento científico.
	
Explicação:
Mediar 2 objetivos apenas? não se trata de uma visão reducionista; a ênfase é na coletividade; recurso didático é apenas um instrumento e não solução mágica para todos os problemas que surgem no cotidiano escolar e quando o professor está fundamentado, ele não perde o foco com ou sem recurso didático sofisticado ou não; não se trata apenas da informação e sim da formação integral e reconhecer que os conflitosde ideias são bem-vindos.
	
	 
	Ref.: 201702212225
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Arroyo (2000), no livro "Ofício de Mestre: imagens e autoimagens" defende que o professor só encontrará o sentido educativo do seu ofício, se descobrir a humana docência. Para isso, segundo o autor, é necessário que o professor:
	
	
	difunda o entendimento da preponderância do aspecto disciplinar no processo de aprendizagem.
	
	reforce seu papel como o detentor do conhecimento no processo ensinoaprendizagem do aluno.
	 
	reconstrua seu papel, estabelecendo relações mais humanas com seus alunos através do diálogo e da reflexão crítica.
	
	evite a transgressão pedagógica, considerando o risco de fracasso e prejuízo para as políticas públicas.
	
	avalie seu aluno de forma somativa, preponderando as aspectos quantitativos sobre os qualitativos
	
Explicação:
A humana docência aborda sobre o papel do professor e a importância do seu trabalho para ajudar o educando a encontrar o seu lugar na sociedade.
	
	 
	Ref.: 201702114006
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As ideias pedagógicas dos pensadores Comênio e Herbart de um lado e Rousseau, Pestalozzi e Maria Montessori formam as bases do pensamento pedagógico europeu, disseminando-se posteriormente por todo o mundo e definindo as concepções pedagógicas, que na atualidade são conhecidas como:
	
	
	Pedagogia Renovada e Pedagogia Crítica
	
	Pedagogia Crítica e Pedagogia Tradicional
	
	Pedagogia Tradicional e Pedagogia Tecnicista
	
	Pedagogia Fundamental e Pedagogia Renovada
	 
	Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada
	
Explicação: As ideias pedagógicas dos pensadores Comênio e Herbart de um lado e Rousseau, Pestalozzi e Maria Montessori formam as bases do pensamento pedagógico europeu, disseminando-se posteriormente por todo o mundo e definindo as concepções pedagógicas, que na atualidade são conhecidas como Tradicional e Renovadora respectivamente.
	
	 
	Ref.: 201702223128
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Didática tem enfatizado a investigação de práticas pedagógicas diferentes daquelas que apresentam os conhecimentos sistematizados como verdades acabadas. Nesse contexto, a teoria sociointeracionista, tem-se revelado um caminho para a promoção de uma ação transformadora de ensinar e aprender, pois:
	
	
	nessa teoria, a perspectiva é preconizar junto aos alunos a sistematização de conhecimentos, bem como oportunizar-lhes novos comportamentos e repetições.
	
	nessa teoria, a perspectiva predominante é conduzir os alunos a apropriação de conhecimentos, bem como garantir-lhes a memorização de conteúdos.
	 
	nessa teoria, a perspectiva predominante é possibilitar aos alunos apropriação de conhecimentos, bem como oportunizar-lhes condições para elaborar novos conhecimentos.
	
	nessa teoria, a perspectiva dominante é possibilitar aos alunos apropriação de conhecimentos, bem como oportunizar-lhes condições para a produção e memorização.
	
	nessa teoria, a perspectiva dominante é preconizar junto aos alunos apropriação de conhecimentos sistematizados, bem como introduzir-lhes novos comportamentos.
	
Explicação: A Didática tem enfatizado a investigação de práticas pedagógicas diferentes daquelas que apresentam os conhecimentos sistematizados como verdades acabadas, e a teoria sociointeracionista têm se revelado um caminho para a promoção de uma ação transformadora de ensinar e aprender. Pois, nessa teoria, a perspectiva predominante é possibilitar aos alunos apropriação de conhecimentos, bem como oportunizar-lhes condições para elaborar novos conhecimentos.
_1587366170.unknown
_1587366171.unknown
_1587366169.unknown
_1587366168.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes