Buscar

1.doc lista 4 barbieri

Prévia do material em texto

1) Qual a definição de metais sob aspecto tecnológico e químico? 
Tecnológico: Pode ser definido como substancia química que existe como cristal, no estado sólido que possui uma estrutura cristalina definida, e são caracterizado pelas seguintes propriedades: alta dureza, grande resistência mecânica, elevada plasticidade (grandes deformações sem ruptura) e alta condutibilidade térmica e elétrica.
Químico: pode ser definido como elemento químico que tem grande tendência em doar elétrons da sua ultima camada, caracterizado por sua eletropositividade.
2) Porque os metais em aplicação estrutural são usados na forma de liga e não metal puro?
A utilização de ligas metálicas, amplia o campo de aplicações desses materiais. Ela é uma mistura, de aspecto metálico e homogêneo, de um ou mais metais entre si ou com outros elementos, sempre buscando obter propriedades mecânicas e tecnológicas melhores que as dos metais puros.
3) Em um ensaio de tração quais são as propriedades mecânicas que podem ser caracterizadas e analisadas?
Resistência à tração, elasticidade, plasticidade, ductilidade, dureza e tenacidade.
4) A tensão de escoamento é uma das propriedades mais importantes em um ensaio de tração, pois define o inicios da fase plástica. Como o equipamento determina essa tensão quando não nítido ?
Outra técnica para obter o limite de escoamento é através do uso de um extensômetro. Com isto determina-se o limite de escoamento tendo ocorrido uma deformação permanente de 0,2%.
Para encontrar o ponto, levanta-se a curva s x e através de um extensômetro e é traçada uma reta paralela à da região elástica. No ponto onde esta reta traçada encontra a curva tem-se o valor de tensão que corresponde à tensão de escoamento do material.
5) Quais são os metais não ferrosos mais utilizados na construção civil e quais as suas aplicações?
Ligas de alumínio, cobre, estanho, zinco e níquel.
6) O aços do ponto de vista comercial pode ser dividido em três grandes grupos, quais?
Barras e fios de aço, aços planos de seção retangular e perfis laminados.
7) Nos aços usados para vergalhão, o que significa CA CP?
CA = CONCRETO ARMADO
CP = CONCRETO PROTENDIDO
8) Quais as características com relação a tensão de escoamento, tensão de ruptura e alongamento na ruptura do aços CA-25, CA-50 e CA-60.
���
9) Quais são os planos de seção retangular e perfis laminados usados na construção civil?
Aços planos de seção retangular: Barra chata larga, chapa negra, chapa galvanizada, chapa galvanizada ondulada, retangular chapa estriada (xadrez), chapa amendoada, retangular chapa distendida, 
Perfis laminados: Cantoneira, ferro T de uma aba, ferro em T duplo, ferro em T duplo de aba larga, ferro em U ou Viga U, pregos, parafusos.

Outros materiais