Buscar

av1 fisio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROVA DE FISIOLOGIA AV1 
PROFESSOR GUSTAVO FABBRI
1) Descreva detalhadamente o processo de contração muscular?
R: Para que ocorra a contração muscular, o NT acetilcolina no sarcômero através do estímulo elétrico liberando Ca+ contido no retículo sarcoplasmático. Esse Ca+ migra para o sarcoplasma onde vai fazer com que o complexo tropomina-tropomiosina que envolve a actina se desloque para que a porção globular na miosina encoste na actina, assim, gerando a contração muscular.
2) Descreve detalhadamente cada etapa do processo de controle por Feedback negativo do sistema endócrino.
R: Baixas concentrações de T3 e T4 no organiso gera o estímulo. Esse estímulo passa a informação para o receptor que transforma esse estímulo em potencial elétrico. Esse potencial elétrico será passado para o neurônio primário, que envia a informação para a medula, que passa a informação para o neurônio secundário, que envia a informação para o tálamo, que passa a informação para o neurônio terciário. Essa informação chega até o córtex e após processado essa informação envia para o Hipotálamo que libera o fator de estimulação hipofisária (TRH). Essa informação é passada para a adenohipófise que libera o fator de estimulação hormonal (TRS). A informação é enviada para a glândula tireóide que libera os hormônios T3 e T4. Se esses hormônios cessarem o estímulo, ocorre o Feedback negativo.
3) Com relaçao ao Órgão Tendinoso de Golgi (OTG) e o Fuso Muscular (FM), assinale a alternativa CORRETA:
R: a) O OTG é um proprioceptor responsável pela concentração das fibras musculares com relação a tensão da fibra muscular.
4) Com relaçao as diversas fases do potencial de membrana, assinale a alternativa CORRETA:
R: d) Entre a etapa de despolarização e a etapa de repolarização existe o pico do potencial de ação, onde as vesículas de NT são liberadas na fenda sináptica.
5) Na comuicação entre neurônios temos que as informações são transmitidas através de NT que ao se ligarem aos receptores específicos do neurônio secundário irão gerar potenciais graduados. Sobre esses potenciais graduados, assnale a alternativa INCORRETA.
R: b) Pontenciais graduados inibitórios são obtidos através da abertura de canais de sódio acoplados aos receptores.
6) Entre os NT listados abaixo, qual é liberado pelos neurônios motores, sendo responsável pelo início da contração muscular?
R: e) Acetilcolina
7) O sintema endócrino é formado por diversas glândulas, entre elas temos a glândula paratireoide e tireoide. Assinale a alternativa que possui os dois hormônios responsáveis pelo metabolismo do calcio:
R: c) Paratormonio e Calcitonina.
8) A glândula tireoide é a glândula do sistema endócrino com importante papel no metabolismo e desenvolvimento. Assinale a alternativa CORRETA com relação a patologia denomnada Cretinismo:
R: c) Ocorre pela ausência de iodo durante a fase embrionária.
9) A hipófise é uma importante glândula do sistema endócrino, sendo dividida em Adeno-hipófise e Neuro-hipófise. São hormônios liberados pela a Neuro-hipófise:
R: d) Vasopressina e Ocitocina.
10) Quando uma pessoa encosta a mão em um ferro quente, ela reage imediatament por meio de um reflexo. Neste ato reflexo a informação passará EXCETO:
R: b) Pelo encéfalo.

Outros materiais