Buscar

Estudo Dirigido com Gabarito

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido com Gabarito:
1-) Marque V para verdadeiro e F para falso:
a) O número de massa (A) é o número total de nêutrons e prótons presentes no núcleo de um átomo. V
b) Átomos isótonos são aqueles que possuem o mesmo número de nêutrons. V
c) Os átomos isótopos são aqueles que possuem o mesmo número de massa. F, o mesmo número atômico.
d) Átomos isóbaros são aqueles que possuem o mesmo número de prótons. F, o mesmo número de massa.
e) O número atômico (Z) é o número de nêutrons no núcleo de cada átomo de um elemento. F, Z= p+n, número de prótons+ número de nêutrons
2-) O butano (C4H10) é um gás incolor, inodoro, altamente inflamável, pouco solúvel em água e utilizado em isqueiros descartáveis ou em recipientes de combustível para fogões e lanternas a gás de acampamento. O isobutano, ou 2-metilpropano, é um gás também incolor e inodoro empregado na refrigeração de automóveis, pois apresenta baixa toxicidade e alta disponibilidade na natureza; além de propiciar melhores níveis de eficiência energética. Sobre estes gases é CORRETO afirmar:
a) São hidrocarbonetos que contêm uma ligação dupla (C=C).
b) São hidrocarbonetos aromáticos.
c) Não são compostos orgânicos.
d) São hidrocarbonetos de cadeia linear.
e) São isômeros estruturais. 
3-) A tabela periódica é uma forma de organizar todos os elementos químicos conhecidos, levando em conta diversas de suas características. Indique as principais propriedades periódicas.
Raio atômico, energia de ionização, afinidade eletrônica, eletronegatividade, eletropositividade e potencial de ionização.
Raio atômico, energia de ionização, afinidade eletrônica, gravidade, eletropositividade e potencial de ação.
Raio molecular, energia de ionização, afinidade eletrônica, eletromagnitude, eletropositividade e potencial de ionização.
Raio molecular, energia de covalência, afinidade eletrônica, eletronegatividade, eletropositividade e potencial de ionização.
Raio atômico, energia de covalência, afinidade eletrônica, aniquilamento, eletropositividade e potencial de ação.
4-) O cloro é utilizado na indústria de alimentos para desinfeção e sanitização, pois o cloro livre ou ativo tem ação sobre os microrganismos. Sobre o cloro (Cl2) . Assinale a opção que apresenta o tipo de ligação existente nessa molécula
a) Ligação iônica
b) Pontes de hidrogênio
c) Ligação covalente
d) Dipolo-dipolo
e) Ligação metálica
5-) Um elétron apresenta massa:
a) Nula.
b) Desprezível em relação ao próton.
c) Não desprezível em relação ao nêutron.
d) Maior que a do próton.
e) Maior que a do nêutron.
6-) Carga elétrica positiva e carga elétrica negativa são características pertencentes, respectivamente aos:
a) prótons e nêutrons.
b) Prótons e elétrons.
c) Nêutrons e elétrons
d) Elétrons e prótons.
e) Elétrons e nêutrons
7-) As vitaminas desempenham diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo orgânico. A respeito das vitaminas, avalie os itens marcando a verdadeira:
a) São compostos inorgânicos de baixo peso molecular
b) Possuem em sua estrutura química aminoácidos essenciais.
c) Vitaminas: A, C, D e K, por serem lipossolúveis, são de difícil eliminação do organismo.
d) São reguladoras de funções fisiológicas, atuando como cofatores enzimáticos.
e) Faz-se necessário consumo diário das hidrossolúveis por serem excelentes fontes de energia.
8-) As vitaminas são micronutrientes muito importantes para a vida, participando de reações metabólicas, algumas fazem parte do sistema antioxidante natural, outras participam da regulação genética. Escreva abaixo o nome das vitaminas que correspondem a uma maior toxicidade. Justifique sua resposta.
Vitaminas lipossolúveis (A, D.K, E.) devido ele permanecer armazenado no tecido adiposo.
9-) Ao se fazer um churrasco de carne vermelha, percebe-se, à distância, um aroma característico. Isto se deve, em parte, à reação de decomposição do glicerol (propanotriol), com formação de acroleína, um líquido de forte odor. Acerca do primeiro composto, alternativa correta.
a) trata-se de um aldeído cíclico
b) é classificado como álcool terciário
c) apresenta 3 hidroxilas na sua fórmula estrutural
d) é composto insaturado
e) apresenta heteroátomo
10-) A fibras alimentares presentes na farinha integral dão aos pães maior valor nutritivo, mas alteram suas características, tornando a massa densa, firme e reduzida em volume devido:
a) ao aumento na formação do glúten e à redução no teor de minerais e gorduras.
b) à redução na formação do glúten e à diminuição de sua propriedade de dextrinização
c) à redução na formação do glúten e à diminuição da capacidade de retenção de gases.
d) ao aumento na formação do glúten e à diminuição da capacidade espessante.
e) à indissolubilidade do glúten e ao enfraquecimento de sua capacidade espessante.
11-) Os elementos químicos se ligam na natureza para adquirir estabilidade. Como ocorrem as ligações químicas? Explique.
As ligações químicas ocorrem entre os átomos no intuito de completar seu octeto levando-os a estabilidade química. As ligações podem ser iônicas, quando ocorrem atração entre os elementos havendo transferência de elétrons. As ligações covalente ocorrem com compartilhamento de elétrons a fim de estabilizar os elementos. As mesmas podem ser covalentes comuns, quando cada elemento doa um elétron para formação do par eletrônico, ou coordenada quando um elemento doa um par de elétrons para a formação das ligações.
12-) Uma molécula de água solubiliza facilmente açúcares, porém, não solubiliza lipídeos. Quais as forças intermoleculares que atuam neste processo?
Ligações de hidrogênio e forças de Wan der Walls.
13-) A química orgânica é a parte da química que estuda os compostos do carbono. Cite 4 características do átomo de carbono.
 
É tetravalente: O número atômico do carbono é 6, e sua configuração eletrônica apresenta dois elétrons na camada K e quatro elétrons na camada L. Tendo quatro elétrons em sua última camada eletrônica, o carbono os compartilha com quatro elétrons de outros átomos, para que se complete o octeto, atingindo-se a configuração estável. Formam-se, desse modo, quatro ligações covalentes. A tetravalência do carbono foi reconhecida em 1858 por Kekulé.
Forma ligações múltiplas: Um átomo de carbono pode estabelecer duas ou três ligações com um segundo átomo, formando, respectivamente, uma ligação dupla ou uma ligação tripla.
Liga-se a várias classes de elementos químicos: Não sendo nem eletronegativo nem eletropositivo, o carbono pode ligar-se ora a elementos eletropositivos (como o hidrogênio), ora a elementos eletronegativos (como o oxigênio).
Forma cadeias: O átomo de carbono tem uma capacidade incrível de se ligar a outros átomos formando encadeamentos ou cadeias curtas ou longas e com as mais variadas disposições (esse fato é conhecido como terceiro postulado de Kekulé). São essas cadeias que irão constituir o “esqueleto” das moléculas das substâncias orgânicas.
 
14-) A água é a base para a vida na Terra. Mantém a biodiversidade, impulsiona e regula os ciclos biogeoquímicos e é fundamental para o desenvolvimento e crescimento sustentado das atividades humanas. Todos os processos relativos à água estão inter-relacionados e são complexos, dinâmicos e demandam conhecimento e ações multi e interdisciplinares. A física, a química e a biologia das águas estão envolvidas de forma permanente e complexa; a água de baixa qualidade compromete a saúde humana e o desenvolvimento econômico e social. Poluição, contaminação e eutrofização de águas superficiais e subterrâneas são resultado de inúmeras atividades humanas, especialmente despejo de resíduos domésticos, não tratados, resíduos industriais e agrícolas e contaminação de águas atmosféricas. O conjunto de fontes pontuais e não pontuais em todas as regiões do Planeta é enorme e complexo: nitrogênio, fósforo, metais pesados, arsênico, substâncias orgânicas como hormônios, antibióticos e pesticidas, além de substâncias tóxicas produzidas por cianobactérias, acumulam-se na água, sob formadissolvida, particulada, no sedimento ou ainda nos organismos através da rede alimentar e, portanto, atingem os seres humanos e provocam danos à saúde.
Além dos impactos e instabilidades no ciclo hidrológico, há riscos à qualidade da água, possível aumento de doenças de veiculação hídrica e conseqüências para a saúde humana com perspectiva de rápido aumento de doenças, como dengue e malária. (TUNDISI, 2012, p. 63-67).
TUNDISI, José Galizia. Água para o futuro numa perspectiva global.
Scientific American Brasil, n. 48, Edição Especial / Ambiente, 2012.
Sobre a importância da água para a vida na Terra, é correto afirmar que essa molécula é essencial porque, entre outras propriedades,
a) impede a ocorrência do processo de eutrofização, que compromete a qualidade dos mananciais e sua utilização como recurso natural.
b) acelera a velocidade das reações químicas que ocorrem no interior das células, diminuindo a energia de ativação requerida para iniciá-las.
c) apresenta baixo calor de vaporização, garantindo a estabilidade térmica dos sistemas vivos.
d) possibilita o transporte de substâncias, pois, sendo um solvente eficaz, forma soluções, como o sangue e outros fluidos orgânicos.
e) previne o deslocamento de seiva mineral nas árvores, considerando a inexistência de adesão entre suas moléculas, que são apolares.
15) A água tem uma importância fundamental na vida dos organismos vivos. Cerca de 70% da massa de nosso corpo é constituída por água. Essa substância participa de inúmeras reações químicas nos seres vivos onde as células produzem substâncias necessárias à vida. O consumo diário de água é imprescindível para o funcionamento adequado de nosso corpo. Com relação à água e a sua importância, podemos afirmar que:
a)  são chamados compostos hidrofóbicos aqueles capazes de serem dissolvidos em água.
b)  a água tem o importante papel de auxiliar na manutenção da temperatura corporal.
c)  à medida que avançamos em idade, a porcentagem de água em nosso corpo aumenta.
 d) os músculos e os ossos apresentam, em sua composição a mesma porcentagem de água.
e)  as ligações de hidrogênio entre as moléculas de água não afetam suas propriedades.
16-) As vitaminas formam um grupo de substâncias importantes nos processos dos metabolismos de um organismo. As necessidades diárias deverão ser supridas através de uma alimentação variada. A falta de vitaminas pode causar doenças chamadas avitaminoses e sua ingestão muito além das doses recomendadas pode ser prejudicial, ocorrendo as hipervitaminoses. A vitamina _____________ é necessária para a manutenção da integridade da pele e dos epitélios, tanto o respiratório, como o intestinal e urinário e atua na síntese de pigmentos da retina. Sua deficiência pode causar pele escamosa e seca e problemas de visão, entre estas a cegueira noturna.
O espaço existente acima deve ser completado com:
a)  A (Retinol)
b)  C (Ácido ascórbico)
c)  B1 (Tiamina)
d)  E (Tocoferol)
e)  D (Calciferol)
17-) As vitaminas são compostos orgânicos, necessários em pequenas quantidades, sendo essenciais para a realização de muitos dos processos que ocorrem no nosso organismo. Várias doenças são causadas por uma deficiência em vitaminas. O Escorbuto, o Beribéri e a Anemia perniciosa são doenças associadas à carência de quais vitaminas, respectivamente?
a)  A, B1 e B5
b)  C, B1 e B12
c)  E, B6 e B9
d)  C, B2 e B9
 e) E, B12 e B9
18-) As vitaminas, embora não sejam produzidas pelo organismo, não são uma classe particular de substâncias, e sim uma designação geral para qualquer substância orgânica necessária ao nosso organismo, mesmo em quantidades reduzidas. Sabemos que a vitamina B5 (Ácido pantotênico) é um componente da coenzima A; a vitamina B9 (Biotina) atua na síntese das bases nitrogenadas; a vitamina B12 (Cianocobolamina) atua na maturação das hemácias; vitamina C (Ácido ascórbico) atua na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos e a vitamina K (Filoquinona) atua na coagulação do sangue.
Assinale a alternativa correta.
a)  A ausência da vitamina C está diretamente ligada à fragilidade óssea.
b)  A vitamina B5 não está envolvida com a formação de ATP.
c)  A vitamina B9 está envolvida com os mecanismos de duplicação do DNA.
d)  A ausência de vitamina B12 levará a um aumento de hemácias circulantes.
 e) A ausência da vitamina K pode evitar quadros hemorrágicos.
19-)  Os sais minerais são importantes constituintes esqueléticos de nosso corpo ou podem ocorrer como íons intra e extracelulares que podem atuar em diversos processos fisiológicos. Algumas importantes funções dos íons são:
formação e manutenção de ossos e dentes. Ca e P
processos de transmissão de impulsos nervosos. Na e K
regulação da contração muscular. Ca
manutenção do equilíbrio hídrico. Na
 Entre as funções citadas, assinale o sal mineral que NÃO PARTICIPA diretamente de nenhuma dessas funções.
a) potássio
b)  fósforo
c)  ferro
d)  cálcio
19-) A presença dos sais minerais possibilita o funcionamento adequado dos processos fisiológicos realizados pelos seres vivos. Um dos exemplos dessa ação ocorre nos neurônios, via bomba sódio-potássio. Caso uma droga, que atue impedindo a produção da enzima Sódio-Potássio/ATPase, seja utilizada em um indivíduo, qual resultado poderíamos esperar quanto ao funcionamento de seu sistema nervoso?
a)  Seria desencadeado o potencial de ação, despolarizando e repolarizando a membrana.
b)  O potencial de repouso da membrana dos neurônios se manteria a -70 mV.
c)  Seria atingido o limiar de excitação pelo aumento da intensidade do impulso nervoso.
 d) O impulso nervoso seria rapidamente propagado pela membrana do neurônio.
e)  A diferença do potencial de membrana das células nervosas chegaria lentamente até 0 mV.
20-) Os seres vivos necessitam de diversos tipos de sais minerais para o funcionamento eficaz das células. Na espécie humana, por exemplo, os íons de cálcio, dentre outras funções, participam da:
a)  Contração muscular e da formação do ácido clorídrico no estômago
b)  Coagulação do sangue e da molécula dos ácidos nucléicos
c)  Composição do osso e da forma da hemoglobina
d)  Coagulação do sangue e da contração muscular
e)  Forma da hemoglobina e da constituição dos hormônios da tireóide
21-) Os sais minerais têm variadas funções celulares. O iodo, por exemplo, participa da constituição dos hormônios da glândula tireóide, situada junto aos primeiros anéis da traquéia, na região da garganta. A carência desse mineral resultou em problema de saúde pública, principalmente em relação ao bócio endêmico. Lei brasileira tornou obrigatória a adição de iodato de potássio ao sal de consumo humano, devido à elevada incidência de pessoas com bócio no país.
Analise as assertivas e marque a(s) correta(s):
I. A carência do iodo promove o crescimento da tireóide.
II. O surgimento do bócio é decorrente do suprimento do iodo à dieta.
III. Crianças que sofrem com a escassez de iodo apresentam retardo mental.
IV. Uma alimentação deficiente em iodo acarreta a chamada anemia ferropriva.
A alternativa CORRETA é:
a)  II.
b)  I e III.
c)  II e IV.
d)  II, III e IV.
e)  II e III.
22-) Os sais minerais são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica um sal que faz parte da composição da hemoglobina.
a) Fósforo.
b) Potássio.
c) Iodo.
d) Ferro.
e) Zinco.
23-) Os sais minerais existem nos seres vivos de forma imobilizada ou dissociados em íons. Pequenas variações nas porcentagens de íons podem modificar profundamente a permeabilidade, irritabilidade e viscosidade de célula. Analise as propostas apresentadas.
 
( ) Magnésio (Mg++), presente na clorofila, é, portanto, necessário à fotossíntese. V
( ) Cálcio (Ca++) é necessário para a ação de certas enzimas em importantes processos fisiológicos. V
( ) Ferro (Fe++), presente na hemoglobina, faz parte de pigmentos importantes na respiração (citocromos). V
( ) Fosfato (PO4--) é o principal cátion extra e intracelular. F
( ) Cloreto(Cl-) importante cátion presente tanto na hemoglobina quanto na clorofila. F
24-) Entre os sais minerais descritos a seguir, marque a alternativa que indica corretamente aquele que faz parte da composição da clorofila.
a) Ferro.
b) Flúor.
c) Iodo.
d) Magnésio.
e) Potássio.
25-) Sabemos que o cálcio é um mineral bastante abundante no nosso corpo, sendo encontrado principalmente nos ossos e dentes. Além desse importante mineral, qual outro sal faz parte da composição e é considerado, juntamente com o cálcio, como principal componente de ossos e dentes?
a) Ferro.
b) Magnésio.
c) Iodo.
d) Fósforo.
e) Cloro.
26-) Uma dieta balanceada também deve levar em consideração a quantidade de sais minerais ingeridos diariamente. A falta dessas substâncias pode desencadear sérios problemas, como é o caso da falta de ferro, que provoca uma doença chamada de:
a) leucemia.
b) beribéri.
c) anemia.
d) escorbuto.
e) raquitismo.
27-) Baseando-se nos seus conhecimentos sobre sais minerais, associe as colunas abaixo:
1- Ferro;
2- Flúor;
3- Magnésio.
( ) Participa da composição da hemoglobina. 1
( ) Fortalece dentes. 2
( ) Forma a clorofila. 3
28-) Elementos que fazem parte da constituição das moléculas de ATP, clorofila e hemoglobina são, respectivamente:
a) magnésio, ferro e fósforo.
b) ferro, magnésio e fósforo.
c) fósforo, magnésio e ferro.
d) magnésio, fósforo e ferro.
e) fósforo, ferro e magnésio.
29-) Associe os elementos químicos da coluna superior com as funções orgânicas da coluna inferior.
1. Magnésio
2. Potássio
3. Iodo
4. Cálcio
5. Sódio
6. Ferro
( ) formação do tecido ósseo 4
( ) transporte de oxigênio 6
( ) assimilação de energia luminosa 1
( ) equilíbrio de água no corpo 5
( ) transmissão de impulso nervoso 2
A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna inferior, é
a) 4 - 3 - 1 - 5 - 2.
b) 5 - 6 - 3 - 4 - 1.
c) 4 - 6 - 1 - 5 - 2.
d) 5 - 4 - 3 - 6 - 1.
e) 6 - 4 - 2 - 3 - 1.
30-) O sódio, componente que aparece descrito nos rótulos dos alimentos, é considerado um dos vilões da boa alimentação. O seu consumo excessivo pode causar _________, mas ele é um _________ útil para o metabolismo humano, pois participa na fisiologia __________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima.
a) hipotensão; metal; renal.
b) hipertensão; cátion; nervosa.
c) hipertensão; ânion; pulmonar.
d) hipertensão; ânion; digestiva.
e) hipotensão; cátion; hepática.

Continue navegando