Buscar

LAUDO PSICOLÓGICO Iracema oi 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LAUDO PSICOLÓGICO
Identificação
Autor: Iracema Maria da Silva Arraes Sampaio
Interessado: Patrícia Tóia
Assunto/Finalidade: Obtenção da terceira nota
Avaliado: I.M.S.A.S Data de Nascimento: 29/05/1984
Descrição da Demanda
O Presente relatório foi solicitado pela professora Patrícia Tóia do centro universitário Cesmac, Campus III, para obtenção da nota na 3ª avaliação formativa, com objetivo de aprendizagem das técnicas de testes psicológicos, da correção e elaboração de documento oficial.
Procedimentos
Foram aplicados em sala de aula 3 testes todos de personalidade. O primeiro foi TAT (teste de apercepção temática), método que revela as emoções, sentimentos e conflitos marcantes da personalidade do sujeito. Foram necessários para a aplicação os seguintes materiais: 30 pranchas, com unidades diferentes para homens/mulheres e o manual. Realizado em sala de aula apenas 6 pranchas sendo uma bem branco, para cada aluno (a), em cada prancha deveria ser criada uma história com duração de 05 minutos. 
O segundo teste realizado foi oBFP (bateria fatorial de personalidade), que avalia a personalidade através do modelo de cinco grandes fatores dos quais o sujeito deve responder algumas perguntas (precisamente 126) utilizando números de 1 até 7, podendo assim fazer uma escolha do que mais se aproxima a ele. Não houve tempo determinado, o material necessário para aplicação foi um manual, lápis, protocolo de respostas e caderno de aplicação. 
Por último foi realizado o Palográfico, onde o sujeito deveria fazer traços na vertical (palos) o mais próximo do modelo exposto na folha do teste. Quando o aplicador falasse a palavra “sinal”, o palo deveria ser feito na horizontal. O material necessário foi a folha de aplicação, lápis, roteiro de avaliação, o transferidor e régua para correção, com duração de 5 min. 
A aplicação e a correção aconteceram em sala de aula, com aulas expositivas e práticas. A aplicação dos testes TAT e BFP foi possível a partir de uma adaptação para sala de aula, condição desenvolvida apenas para fins de aprendizagem. Na realização do teste palográfico, pode-se executá-lo nas condições exigidas pelo manual. 
Análise 
No primeiro teste aplicado TAT (teste de apercepção temática), a avaliada I.M.S.A.S no presente momento se apresenta na Prancha 4- A mulher que retém o homem, como uma figura feminina, vulnerável e dependente afetivamente de seu companheiro. Na Prancha 18 MF- Mulher que estrangula, apresenta conflitos com a figura da mãe. Na Prancha 9 MF-Duas mulheres na praia, se apresenta como uma figura que é curiosa, que busca descobrir a verdade sem medo de ser mal compreendida. Na Prancha 1- O menino e o violão, se apresenta como uma figura que no primeiro momento é vulnerável e que logo após enfrenta a autoridade dos pais. Na Prancha 8 MF- Mulher pensativa, se apresenta como figura que gosta de reviver cada emoção do passado e que volta a realidade do momento. Na Prancha 16- Em branco, se apresenta como companheira, amiga, com necessidade de carinho e companheirismo. As necessidade apresentada nas histórias são realização, independência, altruísmo, superação e liberdade de expressão. Os estados interiores são de medo, abandono, rejeição, ansiedade, sufocamento. Os ambientes das histórias apresentam relação conflituosa com as figuras dos pais, abandono, rejeição, sufocamento e amizade.
No segundo teste BFP (bateria fatorial de personalidade), a avaliada I.M.S.A.S apresentou no fator Neuroticismo (N) o resultado baixo referindo assim a menor tendência de vivenciar sofrimento psicológico, instabilidade emocional e vulnerabilidade. No fator de Extroversão (E) apresentou resultado Médio. No fator Socialização (S) apresentou resultado muito baixo, esse aspecto diz respeito a influências no desenvolvimento psicossocial, associado a formação de identidade e a capacidade intimidade com os demais. No fator de Realização (R) apresentou resultado Médio. E no fator Abertura (A) apresentou resultado baixo, referindo a maior tendência a ser convencionais nas suas crenças e atitudes, conservadoras nas suas preferências, dogmáticas e rígidas.
No terceiro teste Palográfico a avaliada I.M.S.A.S demonstra no presente momento uma tendência a rendimento médio no trabalho, consegui adaptação adequada as tarefas, apresenta indicativo de regularidade e organização na realização das tarefas. Apresenta também tendência a boa adaptação ao meio social, enfrenta situações e desafios sem muitos receios ou atitudes agressivas. Apresenta tendência a organização e ordem muito boa, indicativo bom de equilíbrio emocional e constância das atitudes. Apresenta também praticidade, decisão, e capacidade de planejamento e realização. Não apresentou irregularidade nos palos nem tremores.
Conclusão
Diante dos resultados analisados nos testes psicológicos a avaliada I.M.S.A.S apresenta boa adaptação equilíbrio, ponderação preocupação em alcançar objetivos, boa capacidade de organização, porém a partir do exposto, pode-se perceber que nesse momento, I.M.S.A.S de encaminhamento para trabalha sua relação com a figura da mãe em um processo de psicoterapia. 
Maceió, 07 de dezembro de 2017
_______________________________________________
Assinatura do Psicólogo
(CRP15/0000)

Outros materiais