Buscar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Rosania

Prévia do material em texto

Os profissionais que são desenvolvidos na cultura da organização faz com que esta saia lucrando, pois não demorarão para produzir se já estão adaptados ao que se deseja deles. É importante também que o Selecionador esteja atento ao mercado de trabalho para escolher bem os profissionais com essa capacidade de adaptação. Diante disso pode-se afirmar que:
	
	
	
	
	 O mercado de trabalho atual está mais exigente com o profissional, com isso cada vez mais este precisa de um curso superior e menos desenvolver outras competências.
	
	
	O mercado de trabalho atual exige outras competências que antes e com isso o profissional deve preparar-se mais para atendê-lo.
	
	
	As competências de antes exigidas são as mesmas do mercado de trabalho atual.
	
	
	As organizações não fazem parte do mercado de trabalho por isso não precisam seguir as suas exigências.
	
	
	As competências de antes exigidas são as mesmas do mercado de trabalho atual o que mudou foi a maneira das organizações encararem.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Comparando o processo de recrutamento e seleção de pessoal, analise: I. O recrutamento é a busca de candidatos qualificados, enquanto a seleção é a escolha de candidatos mais aptos. II. O recrutamento e a seleção de pessoal são processos que têm a mesma finalidade. III. A função do recrutamento é suprir a seleção de matéria- prima básica, ou seja, candidatos. Assinale:
	
	
	
	
	se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	
	se apenas a afirmativa II estiver correta.
	
	
	N.D.A
	
	
	se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
	
	
	se apenas a afirmativa I estiver correta.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Qual a definição de organograma?
	
	
	
	
	Representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho.
	
	
	Base de um sistema que possibilita que os principais itens de controle estejam em fácil acesso a toda a equipe.
	
	
	Desenho da estrutura organizacional baseada em seus cargos, que permite observar graficamente as relações entre os cargos de uma organização.
	
	
	Ferramenta de gestão de atividades normalmente em forma de tabela, que também contempla o tempo em que as atividades vão se realizar.
	
	
	Processo pelo qual são definidos os subsistemas de uma empresa.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Como o mercado de trabalho está em constante ebulição, exigindo profissionais dinâmicos, criativos, arrojados, adaptáveis às rápidas mudanças e com capacidade transformadora, identificar o perfil profissional mais alinhado às necessidades de uma determinada estrutura corporativa, independente do seu segmento de atuação é hoje um dos grandes desafios para a área de Recursos Humanos. A alternativa que "nao" se refere a um dos objetivos da administração de Recursos Humanos, é:
	
	
	
	
	Apoiar ações contínuas de capacitação dos funcionários, preparando a organização para uma cultura voltada ao conhecimento.
	
	
	Apoiar a organização para o alcance de seus objetivos, através do amplo entendimento do negócio.
	
	
	Administrar processos de mudança de forma ética e transparente, gerando envolvimento dos funcionários e novas perspectivas.
	
	
	Desenvolver mecanismos de adaptação dos funcionários à organização, por meio de um ambiente de trabalho motivador e agradável, respeitando as diferenças e promovendo ações voltadas à qualidade de vida.
	
	
	Monitorar os índices financeiros e realizar investimentos visando o futuro da organização
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A melhor maneira de conceituar seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis: o cargo a ser preenchido; fornecida pela descrição e análise do cargo e as competências a serem preenchidas; obtidas por meio de aplicação das técnicas de seleção. À primeira variável denominamos X e à segunda denominamos Y. Após a comparação entre estas duas variáveis, podemos ter os seguintes resultados, exceto:
	
	
	
	
	quando Y é maior do que X dizemos que o candidato reúne mais do que as condições exigidas pelo cargo e, portanto, é reprovado por estar superdimensionado para aquele cargo.
	
	
	quando X e Y são iguais dizemos que o candidato reúne as condições ideais para o cargo, portanto, é aprovado.
	
	
	quando Y é maior do que X dizemos que o candidato reúne mais do que as condições exigidas pelo cargo e, portanto, é aprovado, pois agregará mais valor à organização.
	
	
	é correto afirmar que um candidato, Y, pode ser reprovado em um processo de seleção tanto quanto não atende, quanto quanto excede aos requisitos especificados por X.
	
	
	quando X é maior do que Y dizemos que o candidato não atinge as condições ideais para ocupar o cargo e, portanto, é reprovado.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		As principais etapas de uma dinâmica de grupo são:
	
	
	
	
	Elaboração, abertura, encerramento e análise de dados
	
	
	Preparação, organização, aplicação e análise de dados
	
	
	Nenhuma das respostas anterior
	
	
	Elaboração, preparação, aplicação e análise de dados
	
	
	Elaboração, preparação, encerramento e análise de dados
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		O papel da empresa na GESTÃO DE CARREIRA pode ser dividido em três categorias, conforme a natureza das decisões:
	
	
	
	
	d) definição do sistema de gestão de carreira.
	
	
	b) instrumento da gestão;
	
	
	a) princípios;
	
	
	permitir que o empregado conhecesse detalhadamente o negócio e os diversos setores da empresa, até assumir, ao final do programa, sua atividade profissional como gerente em uma área específica.
	
	
	c) estrutura da carreira;
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Quando buscamos identificar potenciais candidatos dentro da própria empresa, através da abertura e divulgação da vaga internamente, a empresa deverá estabelecer políticas e processos adequados para este processo, de forma a não gerar conflitos ou desmotivação de pessoas. Chamamos este processo de:
	
	
	
	
	Recrutamento misto
	
	
	Todas estão erradas
	
	
	Seleção
	
	
	Recrutamento externo
	
	
	Recrutamento interno
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Em um anúncio fechado é obrigatório conter:
	
	
	
	
	O que a organização oferece.
	
	
	Data e horário da entrevista.
	
	
	Título do cargo oferecido.
	
	
	Salário e benefícios.
	
	
	Carga horária a ser trabalhada.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Observe as afirmações abaixo e responda de acordo. I - O recrutamento externo apresenta um maior índice de segurança porque as referências anteriores dos candidatos asseguram a capacidade do profissional. II ¿ A Seleção é um processo de comparação, escolha e decisão. III - A dinâmica de grupo é uma das técnicas adotadas para observar atitudes comportamentais.
	
	
	
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	
	
	A afirmação II está incorreta e a afirmação III está correta.
	
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes