Buscar

SISTEMAS OPERACIONAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMAS OPERACIONAIS
1 - Marque a alternativa INCORRETA em relação ao conceito de sistemas operacionais:
R - É impossível fazer uso de um computador que não tenha um sistema operacional instalado.
2 - A arquitetura microkernel caracteriza-se por conter um núcleo simples e enxuto que gerencia a troca de mensagens entre os serviços do sistema operacional. Assinale a opção que representa um exemplo de sistema operacional que adota esta arquitetura:
R - MINIX
3 - A CITAÇÃO " Principalmente usado em controle de processos, telecomunicações, etc. O SO monitora várias entradas que afetam a execução de processos, mudando os modelos de computadores do ambiente, e assim afetando as saídas, dentro de um período de tempo garantido (normalmente < 1 segundo)". REFERE-SE A:
R - 	TEMPO REAL
4 - Os sistemas operacionais podem ser classificados em relação a possibilidade de concorrência entre processos e a possibilidade de uso concorrente por mais de um usuário. Neste contexto podemos afirmar que:
R - Todo sistema multiusuário é também multitarefa.
5 - Os sistemas operacionais podem ser classificados quanto às atribuições do kernel, dividindo-se em: arquitetura monolítica, arquitetura em camadas e arquitetura microkernel. Marque a alternativa CORRETA:
R - A maioria dos sistemas operacionais atuais é desenvolvida usando a arquitetura em camadas, já que há pelo menos a camada "usuário" e a camada "kernel".
6 - Um Sistema Operacional (SO) realiza o gerenciamento: 
(I)_________________, que inclui o fornecimento do sistema de arquivos para a representação de arquivos e diretórios e o gerenciamento do espaço em dispositivos com grande capacidade de armazenamento de dados. 
(II)________________, que são a unidade básica de trabalho do SO. Isso inclui a sua criação, sua exclusão e o fornecimento de mecanismos para a sua comunicação e sincronização. 
(III)_______________, controlando que partes estão sendo usadas e por quem. Além disso, é responsável pela alocação e liberação dinâmica de seu espaço. 
As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por:
R - de armazenamento - de processos - de memória
7 - Em relação ao Sistema Operacionais quanto à Arquiteturas do Núcleo - Kernel, qual o termo se completa o texto abaixo com as lacunas em branco. O conceito de _______________ é de reduzir o kernel a comunicações de processos básicos econtrole de I/O, e deixar os outros serviços de sistemas situados no user-space (espaço dousuário) em forma de processos normais(chamados de servers - servidores). Existe um server para cada problema de gerenciamento de memória, um server faz gerenciamento de processos, e outro gerencia drivers, e assim por diante.
R -microkernel
8 - O que é multiprogramação?
R - Técnica que permite que vários processos estejam em memória ao mesmo tempo.
9 - Um sistema operacional multitarefa tem como característica fundamental
R - A execução concorrente de processos
10 - Assinale a questão abaixo, indicando as afirmações corretas. Em um sistema multiprogramado, contendo uma única CPU, a alternância da execução dos processos permite que processos distintos executem em tempos sequencialmente próximos. Embora, está execução transmita ao usuário a impressão de que estão sendo processados paralelamente, é possível afirmar que neste caso os processos não podem executar no mesmo instante de tempo, visto que há apenas uma CPU disponível. Sobre a execução de processos em um sistema multiprogramado é possível afirmar:
R - A alternância da execução dos processos em tempos seqüencialmente próximos causa ao usuário a ilusão de que os processos estão executando paralelamente, ou seja, Pseudoparalelismo.
11 - A maioria dos autores classifica os sistemas operacionais entre os seguintes tipos: sistemas monotarefa ou multitarefa, sistemas monousuário ou multiusuário, sistemas monoprocessados ou multiprocessados. Em relação a essas classificações, marque a alternativa correta:
R - Todo sistema operacional multiusuário é ao mesmo tempo um sistema multitarefa.
12 - Para que uma aplicação execute instruções privilegiadas deverá efetuar:
R - uma chamada ao sistema
13 - Em relação aos tipos de Sistemas Operacionais, marque qual opção N Ã O faz sentido.
R - Sistemas Monotarefas com mais de um usuário
14 - Um sistema operacional pode ser definido como um conjunto de rotinas executado pelo processador. Também é certo dizer que o sistema operacional atua como uma interface entre o usuário e o computador. Marque a alternativa INCORRETA em relação ao conceito de sistemas operacionais:
R - 	É impossível fazer uso de um computador que não tenha um sistema operacional
15 - (badesc 2010) Um sistema informatizado opera 24 horas por dia, por meio de uma conexão direta ao computador central, realizando todas as solicitações no momento em que as transações ocorrem, com destaque pelo menor tempo de resposta, requisito de suma importância para a sua eficiência e performance. Duas aplicações para emprego desse sistema são exemplificadas pelo controle de passagens de grandes companhias aéreas ou rodoviárias e pela monitoração do lançamento de um foguete. Por suas características, esse sistema opera na modalidade de processamento conhecida como:
R - on-line e real time.
16 - Analise as seguintes instruções: I - Desabilitar todas as interrupções; II - Ler o horário do relógio; III - Alterar o horário do relógio; IV - Alterar o mapa de memória. Quais dessas instruções só podem ser executadas pelo kernel de um sistema operacional?
R - 	I, III e IV
17 - Assinale a questão abaixo, indicando as afirmações corretas. Em um sistema multiprogramado, contendo uma única CPU, a alternância da execução dos processos permite que processos distintos executem em tempos sequencialmente próximos. Embora, está execução transmita ao usuário a impressão de que estão sendo processados paralelamente, é possível afirmar que neste caso os processos não podem executar no mesmo instante de tempo, visto que há apenas uma CPU disponível. Sobre a execução de processos em um sistema multiprogramado é possível afirmar:
R - A alternância da execução dos processos em tempos seqüencialmente próximos causa ao usuário a ilusão de que os processos estão executando paralelamente, ou seja, Pseudoparalelismo.
18 - Os sistemas operacionais podem ser classificados quanto às atribuições do kernel, dividindo-se em: arquitetura monolítica, arquitetura em camadas e arquitetura microkernel. Marque a alternativa CORRETA:
R - A maioria dos sistemas operacionais atuais é desenvolvida usando a arquitetura em camadas, já que há pelo menos a camada "usuário" e a camada "kernel".
19 - Um sistema operacional pode ser definido como um conjunto de rotinas executado pelo processador. Também é certo dizer que o sistema operacional atua como uma interface entre o usuário e o computador. Marque a alternativa INCORRETA em relação ao conceito de sistemas operacionais:
R - É impossível fazer uso de um computador que não tenha um sistema operacional
20 - Em relação ao Sistema Operacionais quanto à Arquiteturas do Núcleo - Kernel, qual o termo se completa o texto abaixo com as lacunas em branco. O conceito de _______________ é de reduzir o kernel a comunicações de processos básicos econtrole de I/O, e deixar os outros serviços de sistemas situados no user-space (espaço dousuário) em forma de processos normais(chamados de servers - servidores). Existe um server para cada problema de gerenciamento de memória, um server faz gerenciamento de processos, e outro gerencia drivers, e assim por diante.
R - microkernel
21 - Marque a alternativa INCORRETA em relação ao conceito de sistemas operacionais:
R - É impossível fazer uso de um computador que não tenha um sistema operacional instalado.
22 - Para que uma aplicação execute instruções privilegiadas deverá efetuar:
R - uma chamada ao sistema
23 - Em um sistema multiprogramável, um processo ativo pode estar nos seguintes estados
R - espera, pronto ou execução
24 - Suponha que um usuário esteja utilizando um editor de texto em um terminal Windows. Em um dado momento ele nota que o computador ficou lento. O usuário confirma que aparentemente não há nenhum programa sendo executado além do Windows e do Word. Ao conferir no gerenciador de tarefas, ele observa que existe um novo processo chamado "backup". Entretanto, não há nenhuma interface para lidar com esse processo. Neste caso, podemos dizer que o processo "backup" é um processo do tipo:
R - background
25 - Um processo, segundo Machado, é formada por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento.A figura ilustra, de maneira abstrata, os componentes da estrutura de um processo, que juntos, mantêm todas as informações necessárias a execução de um programa. Sobre os componentes é correto afirmar que:
IMG 01
R - 	o contexto de hardware mantém informações nos registradores do processador, enquanto um processo está em execução, podendo salvá-las caso o processo seja interrompido.
26 - Marque a opção que melhor representa a afirmação a seguir. Armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico, como program counter (PC), stack pointer (SP) e registrador de status¿.
R - 	Contexto de Hardware
27 - Suponha que um usuário esteja utilizando um editor de texto em um terminal Windows. Em um dado momento ele nota que o computador ficou lento. O usuário confirma que aparentemente não há nenhum programa sendo executado além do Windows e do Word. Ao conferir no gerenciador de tarefas, ele observa que existe um novo processo chamado "backup". Entretanto, não há nenhuma interface para lidar com esse processo. Neste caso, podemos dizer que o processo "backup" é um processo do tipo:
R - Background
28 - Suponha que um usuário acionou um programa que, ao ser carregado, solicitou a digitação de uma senha. Quando o programa foi acionado, o processo passou pelos estados "pronto" e "executando". Em seguida o programa ficou no estado "espera", pois dependia de uma operação de E/S (leitura do teclado) para prosseguir. Quando o usuário informar a senha o processo passará do estado "espera" diretamente para o estado "executando"?
IMG 01
R - o contexto de hardware mantém informações nos registradores do processador, enquanto um processo está em execução, podendo salvá-las caso o processo seja interrompido.
29 - Suponha que um usuário acionou um programa que, ao ser carregado, solicitou a digitação de uma senha. Quando o programa foi acionado, o processo passou pelos estados "pronto" e "execução". Em seguida o programa ficou no estado "espera", pois dependia de uma operação de E/S (leitura do teclado) para prosseguir. Quando o usuário informar a senha o processo passará para qual estado?
R - PRONTO
30 - Em sistemas multiprogramáveis os processos podem assumir diferentes estados. Os três estados mais importantes são: running (execução); ready (pronto); e wait (espera). Mudanças entre esses estados podem ocorrer a qualquer momento. Assinale dentre as assertivas seguir a unica mudança de estado que NÃO pode acontecer:
R - ESPERA para EXECUÇÃO
31 - Processos podem ser classificados como CPU-bound ou I/O bound, de acordo com a utilização elevada do processador(UCP) e dos dispositivos de entrada/saída(E/S), respectivamente. Analisando os gráficos abaixo podemos afirmar que :
R - o gráfico 2 representa um processo de I/O bound e o gráfico 1 representra um processo de CPU-bound.
32 - Em relação ao conceito de processos, marque a assertiva CORRETA:
R - Quando há duas instâncias de um mesmo programa em execução, pode-se dizer que há dois processos diferentes (um para cada instância).
33 - O processo de um sistema operacional é definido como sendo "um programa em execução". Um processo pode assumir estados diferentes e consequentemente, ocorre mudanças entre os estados. Com relação a estas mudanças de estado, marque a opção que NÃO é possível acontecer.
R - 	bloqueado para execução
34 - Um processo do tipo CPU-bound é aquele que faz poucas operações de entrada e saída. Por outro lado, processos do tipo I/O-bound são aqueles que fazem muita leitura de disco ou requerem muita interação com o usuário. Desta forma, conclui-se que os processos que ficam a maior parte do tempo nos estados "pronto" e "executando" são os processos do tipo:
R - 	CPU-bound.
35 - Qual a diferença básica entre um processo e um programa?
R - Um processo é um programa em execução. Um programa é um arquivo em disco.
36 - Processos do tipo _________, permitem a comunicação direta do usuário com o processo durante o seu processamento. Marque a opção que melhor completa a frase acima.
R - Processos Foreground
37 - Sabemos que os programas são carregados na memória principal sob a forma de processos e que um mesmo processo pode assumir estados diferentes ao longo do seu ciclo de vida. Sendo assim, os estados genéricos de um processo são:
R - 	Novo, Executando, Esperando, Pronto e Terminado
38 - Os sistemas operacionais criam estruturas de controle, chamadas processo, para controlar a execução dos programas, sejam do usuário ou do próprio sistema. Essa estrutura registra informações sobre a situação do processo durante todo seu processamento, sendo uma dessas informações o estado do processo. 
Avalie as sentenças a seguir e assinale a correta.
R - O escalonador organiza a fila de processos em estado de PRONTO. Para escalonadores preemptivos existe a possibilidade de determinar uma fatia de tempo (time slice) para que o processo se mantenha em estado de EXECUÇÃO, após esse tempo o processo retorna para a fila de PRONTO
39 - Processos do tipo _________, permitem a comunicação direta do usuário com o processo durante o seu processamento. Marque a opção que melhor completa a frase acima.
R - Processos Foreground
40 - Qual a diferença básica entre um processo e um programa?
R - Um processo é um programa em execução. Um programa é um arquivo em disco.
41 - Suponha que um usuário acionou um programa que, ao ser carregado, solicitou a digitação de uma senha. Quando o programa foi acionado, o processo passou pelos estados "pronto" e "executando". Em seguida o programa ficou no estado "espera", pois dependia de uma operação de E/S (leitura do teclado) para prosseguir. Quando o usuário informar a senha o processo passará do estado "espera" diretamente para o estado "executando"?
R - Não. O processo passa para o estado "pronto" e aguarda até que o sistema operacional o selecione para execução.
42 - Suponha que um usuário esteja utilizando um editor de texto em um terminal Windows. Em um dado momento ele nota que o computador ficou lento. O usuário confirma que aparentemente não há nenhum programa sendo executado além do Windows e do Word. Ao conferir no gerenciador de tarefas, ele observa que existe um novo processo chamado "backup". Entretanto, não há nenhuma interface para lidar com esse processo. Neste caso, podemos dizer que o processo "backup" é um processo do tipo:
R - background.
43 - Em relação ao conceito de processos, marque a assertiva CORRETA:
R - Quando há duas instâncias de um mesmo programa em execução, pode-se dizer que há dois processos diferentes (um para cada instância).
44 - O processo de um sistema operacional é definido como sendo "um programa em execução". Um processo pode assumir estados diferentes e consequentemente, ocorre mudanças entre os estados. Com relação a estas mudanças de estado, marque a opção que NÃO é possível acontecer.
R - bloqueado para execução
45 - Sabe-se que cada processo tem seu próprio contexto de software, contexto de hardware e espaço de endereçamento. Threads de um mesmo processo compartilham o mesmo contexto de software e espaço de endereçamento, apesar de terem contexto de hardware próprio. De acordo com as afirmações, marque a alternativa correta.
R - 	O uso de threads representa ganhos em termos de desempenho, pois durante a interrupção de um thread apenas o contexto
de hardware precisa ser salvo, já que o contexto de software e o espaço de endereçamento são os mesmos entre os vários threads
46 - Uma das diferenças entre threads em modo usuário e threads em modo kernel é:
R - A thread em modo kernel é escalonada diretamente pelo sistema operacional e a de usuário não.
47 - O uso de interrupções é fundamental para a existência de:
R - Sistemas multitarefa
48 - Uma alternativa para o aumento de desempenho de sistemas computacionais é o uso de processadores com múltiplos núcleos, chamados multicores. Nesses sistemas, cada núcleo, normalmente, tem as funcionalidades completas de um processador, já sendo comuns, atualmente, configurações com 2, 4 ou mais núcleos. Com relação ao uso de processadores multicores, e sabendo que threads são estruturas de execução associadas a um processo, que compartilham suas áreas de código e dados, mas mantêm contextos independentes, analise as seguintes asserções: 
Ao dividirem suas atividades em múltiplas threads que podem ser executadas paralelamente, aplicações podem se beneficiar mais efetivamente dos diversos núcleos dos processadores multicores. 
PORQUE 
O sistema operacional nos processadores multicores pode alocar os núcleos existentes para executar simultaneamente diversas sequências de código, sobrepondo suas execuções e, normalmente, reduzindo o tempo de resposta das aplicações às quais estão associadas. 
R - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
49 - Threads são fluxos de execução distintos dentro de um mesmo processo. Assinale a afirmativa que NÃO está de acordo com o conceito de threads.
R - Fornecem a interface entre os processos e o sistema operacional sendo um mecanismo de proteção ao núcleo
50 - Considere uma aplicação baseada em threads em um sistema operacional com suporte a threads de kernel. Se uma das threads desta aplicação for bloqueada para aguardar um acesso ao disco podemos afirmar que as demais threads deste processo:
R - Poderão continuar executando se não dependerem da thread que foi bloqueada
51 - Com relação ao conceito de thread, fluxo de dados, julgue os itens a seguir: 
 I. São fluxos de execução distintos dentro de um mesmo processo. 
 II. O kernel N Ã O enxerga essas threads e, por esse motivo, não podem ser gerenciadas individualmente. 
 III. O thread N Ã O é considerado uma solução eficiente para os sistemas modernos
R - 	Apenas I e II estão corretas
52 - Podemos verificar informações sobre os processos em execução utilizando o gerenciador de tarefas do sistema operacional Windows e no Linux com o comando PS. Dentre as informações fornecidas podemos destacar o PID (process identification ou identificador do processo), que faz parte
R - 	do contexto de software do processo.
53 - Um thread é Fluxo de execução e parte integrante de um processo e o multithreading é a associação de vários fluxos de execução a um único processo.
Julgue as sentenças em verdadeiras (V) ou falsas (F).
1. Thread é uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente.
2. Cada thread tem o mesmo contexto de hardware e compartilha o mesmo o espaço de memória (endereçado a um mesmo processo-pai), porém o contexto de software é diferente.
3.Um dos benefícios do uso das threads é que quando um thread espera por um recurso um outro do mesmo grupo pode estar sendo executado.
Marque a opção correta.
R - 1.V - 2.F - 3.V
54 - Alguns sistemas operacionais permitem a implementação de thread, que é um fluxo de dados executável dentro de processo. Dentre as características a seguir, marque aquela que NÃO corresponde ao THREAD.
R - A thread kernel é criada e gerenciada pelo kernel, porém em casos específicos podem ser gerenciadas, diretamente, pelo usuário.
55 - Exclusão mútua é uma técnica usada em programação concorrente para evitar acesso simultâneo a um recurso compartilhado, acesso esse denominado por REGIÃO CRÍTICA. Julgue as sentenças a seguir e marque a INCORRETA.
R - É permitido que mais de um processo, em execução, possa executar, simultaneamente, uma região crítica
56 - Em programação concorrente existe uma condição na qual o processo nunca é executado, pois processos de prioridade maior sempre são executados antes. Assinale a alternativa que descreve o nome desta condição:
R- Starvation
57 - Starvation ocorre quando? Escolha a alternativa correta.
R - Pelo menos um processo é continuamente postergado e não executa.
58 - Preciso de canetas e apagador para a aula. Peguei as canetas, mas parei para conversar um pouco. Ao tentar pegar o apagador fiquei sabendo que outro professor pegou o apagador para um reunião não programada e aguardava a caneta que não estava mais sobre a mesa para começar a reunião.
Fiquei esperando que o apagador fosse devolvido e, como isso não aonteceu, resolvi guardar as canetas para a segunda aula e continuar aguardando o apagador. 
Fiquei sabendo que o outro professor também não começou a reunião pois ficou aguardando as canetas e também resolveu aguardar.
Nesta situação podemos identificar a ocorrência de:
R - Um deadlock em função da exclusão mútua no acesso aos dois recursos
59 - Em programação concorrente, quando um processo nunca é executado ("morre de fome"), pois processos de prioridade maior sempre o impedem de ser executado, podemos concluir que ocorreu ?
R - Starvation
60 - O trecho do código-fonte de um programa que, ao ser executado, requer um recurso e pode levar o sistema a uma condição de corrida é denominado:
R - Região crítica
61 - Embora ambos tenham seu escalonamento feito pelo gerenciamento de processos, threads e processos são estruturalmente distintos. Qual é a principal diferença entre eles? 
Escolha a alternativa correta.
R - Threads possuem o mesmo contexto de software
62- Os Sistemas Operacionais estão sujeitos a um fenômeno denominado deadlock. Para que uma situação de deadlock seja criada, as seguintes condições devem acontecer simultaneamente:
R - exclusão mútua (mutual exclusion), monopolização de recursos (hold and wait), não preempção (no preemption) e espera circular (circular wait).
63 - Em programação concorrente, quando um processo nunca é executado ("morre de fome"), pois processos de prioridade maior sempre o impedem de ser executado, diante desta situação podemos concluir que ocorreu:
R - Starvation
64 - Deadlock pode ser definido como uma situação em que um processo aguarda por um recurso que nunca estará disponível ou um evento que nunca ocorrerá. Para que ocorra a situação de deadlock, algumas condições são necessárias simultaneamente. Assinale alternativa que contém todas essas condições:
R - Exclusão mútua, espera por recurso e não-preempção.
65 - No contexto de processos, como pode ocorrer uma condição de corrida?
R - Uma condição de corrida pode ocorrer quando dois ou mais processos estão lendo ou escrevendo algum dado compartilhado e o resultado final depende de qual e quando executa precisamente.
66 - No âmbito de sistemas operacionais, uma seção ou região crítica é a:
R - parte do programa que acessa dados compartilhados.
67 - Diversos conceitos são fundamentais para que se implemente concorrência entre processos. Região Crítica é um desses conceitos, que pode ser melhor definido como sendo:
R - Um trecho de programa onde existe o compartilhamento de algum recurso que não permite o acesso concomitante por mais de um programa
68 - São técnicas utilizadas na sincronização entre processos: 
I. Starvation 
II. Instruções TSL 
III. Semáforos 
IV. Monitores
R - Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
69 - Nos sistemas operacionais multitarefa é necessário controlar a concorrência de acesso aos recursos e dispositivos, evitando assim a perda de dados. Analise as sentenças abaixo que tratam desse assunto e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Os mecanismos que garantem a comunicação
entre processos concorrentes e o acesso a recursos compartilhados são chamados mecanismos de sincronização
II. Semáforo e monitor são soluções de software para implementação de exclusão mútua entre a região crítica de processos concorrentes, garantindo assim a sincronização
III. O monitor aumenta a responsabilidade do programador na implementação das variáveis de controle, uma vez que o compilador se encarrega de realizar a exclusão mútua
R - Somente as sentenças I e II estão corretas
70 - O semáforo possui regras de acesso. Analise as regras abaixo que permitem o acesso adequado ao semáforo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. O semáforo deve ser inicializado com um valor não negativo. II. A operação DOWN decrementa o semáforo; III. A operação UP incrementa o semáforo; IV. Se o semáforo valer zero e for decrementado, o processo entra em estado de pronto Estão corretas as sentenças:
R - 	I, II e III
71 - Considere o código alterado com semáforo para um produtor no problema clásico de produtores e consumidores. A alteração no código consiste em entrar na região crítica antes de saber se há um espaço vazio para inserir um item produzido. O que pode acontecer de errado considerando que o semáforo mutex controla o acesso a região crítica e os semáforos espaço_vazio e espaço_ocupado controlam a quantiadade de itens produzidos?
R - Pode ocorrer um deadlock caso não haja espaços vazios para inserir um item produzido.
72 - A diferença entre espera ocupada e bloqueio de um processo é:
R - Na espera ocupada, o processo está constantemente gastando CPU (testando uma determinada condição). No bloqueio, o processo desiste de usar a CPU e é acordado quando a condição desejada se torna verdadeira.
73 - Para evitar os problemas causados pelo compartilhamento de recursos entre processos executados de forma concorrente foram propostos mecanismos de exclusão mútua. Os mecanismos de exclusão mútua são classificados entre soluções de hardware e soluções de software. Das alternativas abaixo, marque a unica que apresenta uma solução de HARDWARE para o problema da exclusão mútua.
R - Instrução test-and-set.
74 - O semáforo possui regras de acesso. Analise as regras abaixo que permitem o acesso adequado ao semáforo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. O semáforo deve ser inicializado com um valor não negativo. II. A operação wait decrementa o semáforo; se o valor ficar negativo o processo é bloqueado. III. A operação signal incrementa o semáforo; se o valor não ficar positivo o processo bloqueado pela operação wait é desbloqueado. IV. As operações de incrementar e decrementar devem não ser operações atômicas, ou indivisíveis. Estão corretas as sentenças:
R - I, II e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando