Buscar

Elaboração Aula de Historia Local. (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

De Tema ou conteúdo: A escravidão e o comercio de escravos no Rio de Janeiro
Série: 7º Ano
Duração: 4 Aulas
Objetivos: Fazer com que os alunos conheçam um pouco mais sobre a história do Brasil e o papel e importância que o Rio de Janeiro tem na construção da nossa história. Buscando assim, com que os alunos criem interesse por pesquisar sobre a história de sua cidade. Além de criar nos alunos a consciência sobre a importância dos patrimônios histórico-culturais e sua preservação.
Justificativa: É importante que os alunos aprendam a importância dos patrimônios histórico-culturais, como também parte da história de sua cidade e de uma época marcante e conturbada da formação de nosso país, o período da escravatura no Brasil.
Metodologia e atividades: Apresentar e introduzir o tema aos alunos, através de aulas dialogadas, com a utilização de fontes escritas(atas, recibos de venda, cartas de alforria, ofícios, correspondências, manuscritos, processos, etc.) e iconográficas(fotos, pinturas, cartazes, etc.) da época, mais a exibição de alguns trechos do filme “Quanto Vale ou é Por Quilo?”, para ilustrar o cotidiano e as condições que os escravos viviam na época. 
Posteriormente se possível, a visitação com os alunos, a áreas na cidade que tenham relação com o tema estudado, como por exemplo: O Cais Valongo, que foi porta de entrada de mais de 500 mil africanos escravizados, O Cemitério dos Pretos Novos, local onde os recém-chegados que não resistiam à viagem eram enterrados, revelando também o tratamento indigno dado aos restos mortais dos escravos, O Largo do Deposito, onde era área de venda de escravos e ao redor havia diversas casas de engorda e vasto comercio de itens relacionados a escravidão e A Pedra do Sal, local que na época era ponto de encontro, celebração e resistência. 
Após a visitação, já em sala de aula, será pedido aos alunos que se dividam em grupos e elaborem seminários sobre o assunto da escravidão no Rio de Janeiro, que serão utilizados como requisito de avaliação de aproveitamento sobre o assunto pelos anos. Caso não seja possível realização da visitação com os alunos, o professor deve levar os alunos à sala de informática, para fazer a “visitação dos lugares”, por meio de sites de geolocalização, como por exemplo: Google Streetview.
Fontes documentais: fontes escritas(atas, recibos de venda, cartas de alforria, ofícios, correspondências, manuscritos, trechos de diários, processos, etc.) e iconográficas(cartazes, fotos, pinturas, etc.) da época.
Avaliação: Os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo ficará responsável por elaborar e apresentar um seminário sobre o assunto, sendo avaliados por critérios como clareza das informações, bibliografia/fontes e conteúdo. Constituindo cada critério avaliado de 0 a 5, onde depois será somada às notas de todos os parâmetros avaliativos para que seja feita a média.
Referências Bibliográficas:

Outros materiais