Buscar

Fluxo Real e Fluxo Monetário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fluxo Real e Fluxo Monetário
Unidades Famíliares e as unidades de produção
 As remunerações pagas pelas Unidades Produtoras criam renda para as famílias. As famílias, por sua vez, têm necessidades que precisam ser satisfeitas pelo consumo de mercadorias produzidas pelas Unidades Produtoras. As unidades produtoras entregam os bens e serviços às famílias mediante o pagamento adequado. Portanto, podem-se identificar dois fluxos principais entre as famílias e as unidades de produção.
 O primeiro fluxo é conhecido como o Fluxo Real, que representa, por um lado, o envio dos recursos produtivos das famílias para as empresas e, por outro, o envio das mercadorias (bens e serviços) das empresas para as Unidades Familiares. Paralelamente a esse fluxo tem-se o Fluxo Monetário, que representa o envio de recursos financeiros das Unidades de Produção para as Unidades Familiares, como remuneração pelos recursos produtivos fornecidos anteriormente.
 Além disso, são representados os fluxos financeiros das Unidades Familiares para as Unidades de Produção, decorrentes do pagamento pelas mercadorias (bens e serviços) consumidas.
Inter-relação do Fluxo Real e Monetário
 A relação entre dois grandes agentes econômicos – famílias e empresas – se dá no mercado. Existem também dois tipos distintos de mercados, decorrentes do funcionamento conjunto dos Fluxos Real e Monetário. O primeiro deles é o Mercado de Recursos de Produção. Esse mercado é o local em que as unidades familiares ofertam seus recursos disponíveis e que as unidades de produção as procuram. O segundo tipo de mercado é o de Bens e Serviços. Aí, as unidades de produção exercem a função de oferta e as unidades familiares, a de procura.
 De maneira simples podemos dizer que fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.
 Com o auxílio do dinheiro, as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas pelos bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário.
 O fluxo real e o monetário fazem com que tenha uma interação entre as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos. Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.

Outros materiais

Outros materiais