Buscar

Questões para Prova de Empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1) Qual ou quais a(s) diferença(s) entre atividade empresarial e atividade civil?
A diferença entre o empresário e quem exerce atividades econômicas civis (OBS: 1) local de registro: cartório de registros; 2) proteções empresariais: insolvência), é que o empresário pode falir, assim como, pedir recuperação judicial em caso de falência, tendo como local de registro a Junta Comercial. 
Questão 2) Explique o que é Trespasse e discorra, porque difere-se de Cessão de Quotas?
O Trespasse é um contrato oneroso de alienação ou transferência do estabelecimento empresarial para o adquirente, sendo que, para que possa ter eficácia perante terceiros, é necessário efetuar o devido registro na Junta Comercial com a sua posterior publicação. Portanto, o trespasse é a alienação do estabelecimento comerial de uma direção ou titular, para outro, enquanto a Cessão de Quotas é a alteração de sócios dentro de uma sociedade. No Trespasse, o estabelecimento empresarial deixa de integrar o patrimônio de um empresário (o alienante) e passa para o de outro (o adquirente). Na Cessão de Quotas ou alienação de controle, o objeto da venda é a participação societária.
Questão 3) Sendo um exemplo de profissional intelectual confome parágrafo único do artigo 966 do CC/02, o Advogado pode ser considerado um empresário?
O advogado, no Brasil, nunca será considerado empresário. Escritório de advocacia jamais será considerada uma atividade empresarial, mesmo que incorra em elemento de empresa. A advocacia jamais terá caráter mercantil, mas sempre o de promover a paz e elemento social. Escritório de advocacia jamais é uma empresa pelo estatuto da OAB. 
Questão 4) Explique o que é sub-rogação e discorra sobre a única possíbilidade que não se subroga:
Sub-rogação trata-se da transferência de uma obrigação para um (fiador ou não) em detrimento de outrem (devedor), tornando-se, a partir de então, o novo credor na relação de pagamento de uma determinada dívida. Com o trespasse, haverá sub-rogação dos contratos de trato sucessivo firmados até então para exploração do estabelecimento, excluídos os de caráter pessoal (locação), que dependerão de aceitação entre as partes. Em relação a terceiros, produzir-se-ão efeitos tão logo haja a averbação no Registro Público de Empresas Mercantis e a publicação da transferência na imprensa oficial. 
Questão 5) Caracterize empresário individual e sociedade empresária e explique, qual a diferença do Registro para o empresário indivual e para a Sociedade Empresária, relacionando com a Personalidade Jurídica:
Empresário Individual se caracteriza pela atividade que exerce, trata-se de uma atividade que é organizada, que apesar de não ter sócios é exercida com habitualidade, pois não é esporádica e com profissionalismo, já que o empresário faz disso um meio de vida, de sobrevivência. A responsabilidade do empresário individual é ilimitada, fator este que demonstra ser o empresário individual uma pessoa física, não jurídica.
Quando se está diante de uma sociedade empresária, é importante atentar para o fato de que seus sócios não são empresários, pois o empresário nesse caso, é a própria sociedade, ente ao qual, o ordenamento jurídico confere personalidade e, consequentemente, capacidade para adquirir direitos e obrigações. Sendo assim, pode-se dizer que a expressão empresário designa um gênero, do qual são espécies o empresário individual (pessoa física) e a sociedade empresária (pessoa jurídica). 
Questão 6) O que é a desconsideração da Personalidade Jurídica?
O patrimônio da pessoa jurídica não se confunde com os das pessoas físicas que as compõe, através do principio da autonomia patrimonial, essa separação decorre de sua própria personalidade jurídica. A desconsideração da personalidade jurídica permite superar a separação entre os bens da empresa e dos seus sócios para efeito de determinar obrigações. O art.50 do Código Civil dá dois requisitos para a desconsideração da personalidade jurídica: abuso de personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou a confusão patrimonial, assim, somente estas situações justificariam a desconsideração, que deve ser reconhecida por decisão judicial. Desconsiderando-se a personalidade jurídica, afasta-se a noção de limitação da responsabilidade dos integrantes da sociedade empresarial, pois a pessoa jurídica foi utilizada em desconformidade com o direito e em desrespeito ao princípio básico da autonomia do ente coletivo em relação aos seus integrantes. A característica fundamental da teoria da desconsideração da personalidade jurídica é determinar a ineficácia de determinados atos da sociedade, para fins de estender a responsabilidade sobre esses atos aos sócios.
Questão 7) Sobre o abuso da personalidade jurídica, explique como este pode ser uma possibilidade de desconsideração da P.J.:
O abuso é caracterizado quando comprovado o “desvio da finalidade social da empresa com uso indevido ou destino diferente daquele previsto no contrato social ou no estatuto”, outros quando houver a “prática de atos irregulares pelos sócios ou administradores”, e, finalmente, quanda há evidente “confusão patrimonial, com clara dificuldade em se distinguir ou dividir entre os patrimônios da pessoa jurídica e do beneficiário. Pela formulação subjetiva, os elementos autorizadores da desconsideração são a fraude e o abuso de direito; pela objetiva, a confusão patrimonial. A importância dessa diferença está ligada à facilitação da prova em juízo.
Questão 8) Diferencie Fundo de Comércio de Aviamento:
O Fundo de Comércio é parte integrante do Estabelecimento Comercial, compreende a aptidão/capacidade do estabelecimento de gerar lucros e produzir resultados, fazendo parte a sua localização, reputação, eficiência e bom atendimento. O Aviamento, portanto, é o valor agregado a toda organização equiparado ao fundo de comércio, juntamente do conjunto de bens para o exercício da atividade.
Questão 9) Explique e conceitue diferenciando, a Teoria Maior da Teoria Menor:
Na Teoria Maior há a autorização da autonomia patrimonial das pessoas jurídicas ser ignorada, como forma de coibir fraudes e abusos praticados através delas. Adotada pelo art. 50, do CC, para efeito de desconsideração, exige-se o requisito específico do abuso caracterizado pelo desvio de finalidade ou confusão patrimonial, bem como o descumprimento das obrigações/insolvência.
Teoria Menor, a falta de bens ou direitos na sociedade que sirvam aos credores é o suficiente para atribuir ao sócio à obrigação da sociedade. A Teoria menor só será aplicada nas hipóteses vinculadas a nichos sociais que merecem uma maior atenção do Estado, tais como consumidores, empregados e meio ambiente, por exemplo.
Teoria Inversa da desconsideração, desconsideração da autonomia patrimonial da pessoa jurídica para responsabilizá-la por obrigação de sócio. A fraude que a desconsideração invertida coíbe é, basicamente, o desvio de bens.
Questão 10) Quais os 3 efeitos decorrentes do início da Personalidade Jurídica?
1) Titularidade Negocial
2) Titularidade Processual
3) Autonomia Patrimonial (Subsidiariedade dos Sócios)
Questão 11) Diferencie Direito Autoral de Propriedade Intelectual (E conceitue Propriedade Industrial):
Propriedade industrial é o conjunto de direitos sobre as patentes de invenção, os modelo de utilidade, os desenho ou modelo industrial, as marcas de fábrica ou de comércio, as marcas de serviço, o nome comercial e as indicações de proveniência ou denominações de origem, bem como a repressão da concorrência desleal e às falsas indicações geográficas.Diverso da autoria, ou do direito autoral, a propriedade industrial pressupõe registro prévio no órgão competente para que se constitua. Ou seja, o Inventor só passa a ter direito de exploração industrial de sua invenção após registrar a devida patente, pois o registro de Propriedade Industrial só se contesta mediante a comprovação da existência de registro anterior. No Brasil, o órgão responsável pelo registro de propriedade industrial é o Instituto Nacional
de Propriedade Industrial (INPI).
Propriedade intelectual abrange os direitos a respeito de produtos e/ou processos do conhecimento, sejam estes tangíveis ou intangíveis. Direito autoral ou direito de autor é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa usufruir de quaisquer benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações.
(Direito Autoral: Declaratório, Totalidade mas divisível/ Propriedade Intelectual: Constitutiva de Direito/ Invenção toda, integral e indivisível).
Questões de Verdadeiro ou Falso:
(V) Empresa é uma ATIVIDADE?
(V) Estabelecimento Empresarial é o LOCAL?
(V) FIRMA tem responsabilidade ilimitada?
(V) DENOMINAÇÃO tem responsabilidade limitada?
(V) EIRELE têm Personalidade Jurídica?
(V) EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, sua personalidade jurídica advém da PESSOA FÍSICA?
(V) PESSOA FÍSICA, não tem proteção no âmbito empresarial?
(V) REGISTRO do empresário é meramente declaratório?
(V) REGISTRO do Empresário Rural, se trata de um ato constitutivo?
(V) NOME EMPRESARIAL é atributo da Personalidade Jurídica?
(V) EMPRESÁRIO INDIVIDUAL não tem Pessoa Jurídica, por mais que tenha CNPJ?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais