Buscar

Avs TÓPICOS INTERDISCIPLINARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504958128)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale, conforme as opções abaixo, a assertiva que, corretamente, corresponde ao seguinte conceito: ¿o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade¿.
	
	
	Dignidade
	
	Instrução
	 
	Cultura
	
	Valor
	
	Educação
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503263260)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as origem da Filosofia Ocidental, é correto afirmar:
	
	
	Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica proporcionada pela conquista da Grécia pelos romanos, em torno do século II a.C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma.
	
	Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a.C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos.
	 
	Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.
	
	Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a.C., ao refletir sobre o significado da vitória contra os persas na Batalha de Maratona.
	
	Está relacionada com as conquistas gregas do Oriente por Alexandre Magno, em torno do século III a.C., e o fenômeno denominado Helenismo pelos conquistadores.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505012579)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O sociólogo inglês  Thomas Marshall fez um estudo histórico do desenvolvimento da cidadania moderna, dividindo-a em três partes. Assinale, corretamente, as três fases da cidadania moderna.
	
	 
	Civil, política e social
	
	Civil, econômica e moral
	
	Econômica, trabalhista e política
	
	Política, social e econômica
	
	Social, trabalhista e mora
 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503236317)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
	
	 
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	não será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201505014547)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Esse processo é comumente denominado de:
 
	
	
	Integração
	 
	Globalização
	
	Multiculturalismo
	
	Cooperação
	
	Diversidade Cultural
 
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201503190400)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(UFMA) São características da Globalização:
	
	
	A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
	 
	A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
	
	O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
	
	A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
	
	A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201503146231)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando a distinção conceitual entre grupos vulneráveis e minorias, assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, no Estado Brasileiro, um componente de grupo vulnerável e outro de uma minoria.
	
	
	Ciganos e praticantes do candomblé.
	 
	População de rua e índios.
	
	Homossexuais e idosos.
	
	Adolescentes e mulheres.
	
	Crianças e pessoas com deficiência física ou sofrimento mental.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201503146214)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a pobreza e desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa correta:
	
	
	A desigualdade social atinge somente países não desenvolvidos.
	 
	A pobreza atinge todos os países, sendo este um problema social.
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	A desigualdade social não está associada ao capitalismo e ao sistema político.
	
	Só existe desigualdade social abaixo da linha do Equador.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201504949714)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A relação de emprego tem como principal característica a presença do empregado, parte mais fraca da relação jurídica. O direito do trabalho foi pensado e criado exatamente para proteger a figura desse trabalhador. Portanto, é imprescindível que o operador do direito do trabalho (advogado, professor, procurador, juiz do trabalho, candidatos a cargos públicos etc.) saiba diferenciar o trabalhador em sentido amplo e o trabalhador com vínculo empregatício. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
	
	
	Presentes os sete requisitos .
	
	A subordinação do empregado decorre de lei, alcança a vida pessoal do trabalhador. O empregado fica sujeito às orientações dadas pelo empregador, como horário de trabalho, utilização de maquinário etc.
	 
	O empregado é contratado em razão de suas qualidades pessoais (eficiência, lealdade, conhecimentos técnicos, moral etc.). Diante disso, não se pode fazer substituir por um terceiro.
	
	Presentes os quatro requisitos (pessoalidade, onerosidade, eventualidade e subordinação) será declarado o vínculo, independentemente da nomenclatura que seja utilizada para identificar o trabalhador (funcionário, colaborador, ajudante etc.).
	
	O empregado é pessoa física ou jurídica (empresa, associação, cooperativa etc.). A lei trabalhista foi criada para protegê-lo. Assim, excluem-se da figura do empregado a prestação de serviços por animais.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201503146244)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente. Este conceito é dado a:
	
	 
	Biodiversidade.
	
	Ecologia humana.
	
	Não é um conceito usual para as ciências naturais.
	
	Megassistema social.
	
	É o que define os múltiplos usos no ecossistema.

Outros materiais