Buscar

PlanoDeAula 7

Prévia do material em texto

Aplicação Prática Teórica 
	
	Caso Concreto 
A Universidade quando financia o curso de um estudante, geralmente exige um fiador ou um avalista (art. 897), de modo que se o devedor não pagar a dívida no vencimento, o credor irá processar o devedor, o fiador ou o avalista. 
Como pode ser classificada esse tipo de obrigação assumida? 
Quais as consequências legais desse tipo de obrigação assumida? 
Podemos classificar a obrigação que o estudante assumiu como uma obrigação principal de dar coisa certa e de trato sucessivo. O fiador tem uma obrigação acessória e cumpre uma responsabilidade subsidiária, será demandado apenas se o devedor inadimplir (há uma ordem de preferência). O avalista, por outro lado, é solidário ao devedor, logo figura no pólo passivo da obrigação e pode ser demandado a pagar a dívida toda, tal como o avalizado (não há ordem de preferência), e se o fizer poderá propor ação de regresso contra o estudante que lhe é solidário nos termos do art. 285 do CC. 
Sobre essa temática Flávio Tartuce apregoa que é:
“(...) interessante anotar que fiador e devedor principal não são, em regra, devedores solidários. Isso porque é cediço que o fiador tem a seu favor o benefício de ordem previsto no art. 827 do CC, pelo qual pode exigir que primeiro sejam demandados os bens do devedor principal, caso de um locatário, por exemplo. Em regra, por tal comando, o fiador é devedor subsidiário. Entretanto, é possível que o fiador fique vinculado como principal pagador ou devedor solidário (art. 828, II, do CC). Vale o esclarecimento diante de notória confusão. Isso porque, na grande maioria das vezes, é comum a estipulação contratual prevendo tal solidariedade. Consigne-se ainda que fiadores de uma mesma dívida são solidários entre si, como regra geral da norma jurídica (art. 829 do CC).” (Tartuce, 2017, p 102, 103)
Porém, a fiança sem benefício de ordem – que deve ser expressa no contrato – torna a obrigação entre fiador e afiançado solidária.
(Resposta da banca)
a) Obrigação solidaria passiva, art. 275. O fiador só responde pela dívida afiançada quando se esgotarem as outras garantias do devedor.
b) Um ou mais devedores respondem pela dívida toda.
Como deve proceder o credor em caso de ter que recorrer à justiça para ressarcir-se de um prejuízo por dívida de obrigação solidária passiva? 
O credor deve, inicialmente, cobrar a dívida do estudante ou de seu avalista. Em caso de não recebimento ele pode ingressar com ação de execução para levantar as garantias.
(Resposta do Professor)
Qualquer devedor solidário responde pelo principal, equivalente, mas somente o culpado responde pelas perdas e danos.
Questões Objetivas 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
a) A obrigação solidária não se presume, resulta da lei ou da vontade das partes. 
b) Quando a cominação decorrer de cláusula penal, o seu valor poderá exceder o da obrigação principal. 
c) Credor que propõe ação contra um dos devedores solidários fica impedido de fazê-lo contra os outros. 
d) Todas as alternativas estão incorretas. 
	 
 
 
	
	
	
	
	 
As obrigações solidárias passivas caracterizam-se por: 
 
Sua indivisibilidade; 
Serem exigíveis total ou parcialmente de qualquer dos devedores; 
Serem exigíveis totalmente, apenas, de um dos devedores; 
Sua indivisibilidade e possibilidade de exigência conjunta ou individualmente, total ou parcialmente, de qualquer dos devedores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes