Buscar

Teste de conhecimentos direitos humanos 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A qual pensador devemos a ideia de que ¿os direitos do homem são a base de legitimação do exercício do poder político e da formação do Estado¿?
	
	 
	Thomas Hobbes.
	
	Rousseau.
	
	Maquiavel.
	 
	John Locke.
	
	Montesquieu.
	
	 
	Ref.: 201502748183
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A partir do século XVII a florescer a ideia de afirmação dos direitos naturais com base nas correntes contratualistas. È neste período que ocorre a superação das doutrinas teocráticas do direito divino dos reis. O século XVIII marca efetivamente a positivação dos direitos do homem em documentos solenes e dotados de hierarquia, transformando-se direitos do homem em direitos fundamentais. A fase de constitucionalização dos direitos fundamentais no século XVIII tem como importante precedente histórico:
	
	
	A edição da Magna Carta de João Sem Terra.
	 
	A Revolução Inglesa.
	
	O reconhecimento da propriedade privada.
	 
	A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
	
	A declaração da Lei de habeas corpus.
	
	 
	Ref.: 201502748153
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Podemos dizer que a ideia dos direitos do homem está muito ligada a corrente do pensamento
	
	 
	Juscontratualista.
	 
	Fundamentalista
	
	Juspositivista.
	
	Jusnaturalista.
	
	Neopositivista
	
	 
	Ref.: 201502748158
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Podemos sustentar que a ideia dos direitos do homem está muito associada, no campo filosófico, a existência de um direito natural, bem como no reconhecimento de um conjunto de valores legítimos universalmente aceitos e que não decorrem da vontade de Deus, mas, sim, da própria natureza humana. Essa ideia é anterior ao direito positivo, pois se fundamenta na ideia de justiça inata e universal. A partir do presente enunciado, podemos dizer que os direitos do homem são
	
	
	nacionais e temporais.
	
	constitucionais e temporais.
	
	supranacionais e constitucionais.
	
	supranacionais e temporais.
	 
	supranacionais e atemporais.
	
	 
	Ref.: 201502748177
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a doutrina dominante podemos citar como características dos direitos fundamentais, além de outras que possivelmente poderão ser exploradas neste artigo: universalidade, indivisibilidade, imprescritibilidade, complementaridade, individualidade, inviolabilidade, indisponibilidade, inalienabilidade, historicidade, irrenunciabilidade, entre outras. Qual o sentido da universalidade como característica dos direitos humanos?
	
	
	os direitos fundamentais não se perdem com o tempo, não prescrevem, uma vez que são sempre exercíveis e exercidos, não sendo perdidos pela falta de uso (prescrição); tal regra não é absoluta, existindo direitos que, eventualmente podem ser atingidos pela prescrição, como é o caso da propriedade, que não sendo exercida, poderá ser atingida pela usucapião.
	
	os direitos fundamentais estão vinculados uns aos outros, não podendo ser vistos como elementos isolados, mas sim como um todo, um bloco que apresenta interpenetrações; as várias previsões constitucionais, apesar de autônomas, possuem diversas intersecções para atingirem suas principais finalidades. No intuito de exemplificarmos a característica relacionada neste comando, podemos dizer que a liberdade de locomoção está relacionada à garantia do habeas corpus e ao devido processo legal.
	
	com a evolução da proteção nacional e internacional dos direitos fundamentais, após as grandes guerras e revoluções, afirma-se que hodiernamente os mecanismos para assegurar a inviolabilidade dos direitos e garantias fundamentais passaram a ter abrangência regional e mundial. Por meio de tal característica, a pessoa poderá optar por qual âmbito de proteção deseja para assegurar a inviolabilidade do seu direito fundamental, o global ou regional.
	
	os direitos humanos compõem um único conjunto de direitos, uma vez que não podem ser analisados de maneira isolada, separada. Afirma-se que o desrespeito a um deles constitui a violação de todos ao mesmo tempo, ou seja, caso seja descumprido seria com relação a todos.
	 
	os direitos e garantias fundamentais vinculam-se ao princípio da liberdade, conduzido pela dignidade da pessoa humana, os mesmos devem possuir como sujeito ativo, todos os indivíduos, independente da raça, credo, nacionalidade, convicção política, a coletividade jurídica em geral, podendo pleiteá-los em qualquer foro nacional ou internacional, conforme devidamente expresso no parágrafo 5 na Declaração e Programa de Ação de Viena de 1993.
	
	 
	Ref.: 201502253048
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Acerca da terminologia envolvendo os conceitos de direitos do homem, direitos humanos e direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que pela constitucionalização em um determinado Estado são transformados:
	
	 
	direitos do homem em direitos fundamentais
	
	direitos naturais em direitos do homem
	
	direitos fundamentais em direitos do homem
	
	direitos humanos em direitos do homem
	
	direitos fundamentais em direitos das gentes
	
	 
	Ref.: 201502748171
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção que melhor define a universalidade como característica dos direitos fundamentais:
	
	
	A universalidade dos direitos fundamentais gera a obrigação dos Poderes Constituídos de garantir efetivamente o conteúdo dos direitos fundamentais.
	 
	A universalidade dos direitos fundamentais assegura a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, a titularidade desses direitos.
	
	A universalidade dos direitos fundamentais está relacionada à unidade da Constituição, que fixa a necessidade do interprete harmonizar as normas constitucionais de direitos fundamentais que se encontram em conflito.
	 
	A universalidade caracteriza-se pelo fato do exercício dos direitos fundamentais nunca deixar de ser exigível, isto é, os direitos fundamentais não se perdem pelo decurso do tempo.
	
	A universalidade dos direitos fundamentais refere-se ao fato dos direitos fundamentais não poderem ser objeto de renuncia, podendo, apenas deixarem de ser exercidos voluntariamente.
	
	 
	Ref.: 201502256665
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre as características dos direitos fundamentais, assinale a opção correta:
	
	
	A historicidade projeta a ideia de que os direitos fundamentais são consagrados a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, raça, sexo, convicção política, inclinação filosófica ou credo
	 
	A irrenunciabilidade significa que os direitos fundamentais não se perdem pelo decurso do tempo sem que eles sejam exercidos
	 
	A complementaridade significa que o intérprete deve analisar os direitos fundamentais de forma sistêmica a partir do princípio da unidade da Constituição
	
	Pela universalidade conclui-se que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados
	
	A imprescritibilidade significa que os direitos fundamentais são inegociáveis.

Outros materiais