Buscar

D. Empresarial aplicado 1. Avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503024837)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Juiz TJ/PI 2012 CESPE) Assinale a opção correta acerca da recuperação judicial, da recuperação extrajudicial, da falência do empresário e da sociedade empresária.
	
	
	O deferimento do processamento da recuperação judicial interrompe o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor, salvo aquelas dos credores particulares do sócio solidário.
	
	A Lei de Falências não se aplica a empresas financeiras públicas, sociedades cooperativas, sociedades limitadas, sociedades em comum, consórcios, entidades de previdência complementar nem a sociedades seguradoras.
	
	Cabe ao devedor ou à massa falida custear a remuneração dos membros do comitê de credores e do administrador judicial, atendendo às disponibilidades de caixa.
	
	Para requerer a recuperação judicial, o devedor deve exercer atividades há mais de dois anos, não ser falido e não ter obtido a concessão de recuperação judicial há menos de oito anos.
	 
	O juízo competente convocará a assembleia geral de credores por edital publicado no órgão oficial e em jornais de grande circulação nas localidades da sede e filiais, com antecedência mínima de quinze dias.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503061701)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos institutos da recuperação judicial e extrajudicial, assinale a afirmativa correta.
	
	
	O devedor pode negociar um plano de recuperação extrajudicial com os credores com garantia trabalhista, garantia real, quirografário e subordinado.
	
	Caso o plano de recuperação judicial preveja a supressão da garantia real outorgada a um credor, a eficácia dessa cláusula somente será admitida mediante aprovação unânime da classe dos credores com garantia real.
	
	Poderá requerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há pelo menos 1 (um) ano.
	 
	Os credores do devedor em recuperação judicial conservam seus direitos e privilégios contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso.
	
	Contra a sentença que conceder a recuperação judicial caberá apelação, sem efeito suspensivo, podendo ser interposto por qualquer credor e pelo Ministério Público.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502255142)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São efeitos do deferimento do processamento da recuperação judicial, exceto:
	
	
	nomeação do administrador judicial;
	
	dederminação da intimação do Ministério Público e a comunicação por carta às Fazendas Públicas Federal e de todos os Estados e Municípios em que o devedor tiver estabelecimento.
	
	se houver rejeição de pelo menos uma classe de credores ou credor, a convocação da AG para a deliberação do plano.
	 
	determinação ao devedor da apresentação de contas demonstrativas semestrais enquanto perdurar a recuperação judicial, sob pena de destituição de seus administradores
	
	determinação da dispensa da apresentação de certidões negativas para que o devedor exerça suas atividades, exceto para contratação com o Poder Público ou para recebimento de benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502255130)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A recuperação judicial poderá ser requerida EXCETO pelo:
	
	
	cônjuge sobrevivente;
	 
	sindicato.
	
	herdeiros do devedor;
	
	sócio remanescente;
	
	empresário e sociedade empresária.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502711000)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	( Questão extraída de concurso/não autoria) João, engenheiro civil, iniciou sua carreira profissional, intelectual, fazendo projetos de reformas de apartamento. Dois anos depois combinou com Joaquim e Rivaldo, mestre de obras e pedreiro, respectivamente, que eles executariam os projetos para os quais ele fosse contratado, sendo pagos diretamente por quem contratasse os serviços. João, então, adquiriu as ferramentas e máquinas que seriam usadas por Joaquim e Rivaldo na execução dos projetos e locou um imóvel apenas para receber os clientes e guardar o maquinário. Na única vez que esteve na junta comercial do seu município, João, procurava, tão somente, o endereço de uma sociedade comercial para quem executara um trabalho e cujo cheque, entregue a ele em pagamento, não havia sido pago pelo banco por falta de fundos. A situação econômica- financeira de João não estava boa, não tendo ele pagado a duplicata extraída pelo vendedor de uma betoneira. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
	
	
	João, Joaquim e Rivaldo celebraram uma sociedade em conta de participação.
	
	Em eventual processo de falência iniciado pela sacadora da duplicata, João poderá alegar, em sua defesa, não ser parte legítima para nele figurar, já que não é registrado como empresário.
	
	João pode requerer a falência da sociedade que lhe passou o cheque em pagamento.
	
	João deveria ter registrado sua atividade na junta comercial antes de começar a fazer projetos de reformas de apartamento.
	 
	João não tem direito de requerer recuperação judicial.

Outros materiais