Buscar

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na primeira reportagem vimos claramente o preconceito racial pelo qual David Zambelli foi submetido, vindo da ignorância de um indivíduo que o rotulou como macaco baseando-se na cor da pele de David. 
A segunda reportagem destaca que mesmo com os avanços na educação, aumento progressivo do salário, investimentos na saúde e a diminuição da desigualdade social no Brasil no decorrer de 10 anos, a influência de gênero, raça, status ainda gera discriminação evidenciando vários contrastes entre a população. A diferença de renda em relação a brancos e negros, homens e mulheres, população urbana e rural são bastante perceptíveis como apontam dados de estudos que analisaram o IDHM. 
Embora preconceito e discriminação sejam atitudes negativas diferentes entre si, às vezes se misturam e se confundem. O preconceito tem uma ação mais ampliada porque geralmente acontecem com grupos específicos de pessoas que têm semelhança entre si, nasce nos grupos, mas se manifesta com posturas individuais A discriminação está presente em atos que impedem a população a ter acesso a bens e serviços, no mercado de trabalho, ensino superior, seja ele público ou privado em razão de cor ou raça estruturando ainda mais a desigualdade social que geralmente acontece com aquele que compõe um grupo não aceito. 
Ambas as manifestações existem desde os primórdios e para amenizar ou combater esses atos, devemos primeiramente busca entender de onde vem o porquê de sua existência e quais fatores que os sustentam. Entender como atitudes e comportamentos deturpados são alimentados ao longo da formação do indivíduo como pessoa, uma vez que o ser humano não nasce com uma opinião formada. Combater qualquer tipo de discriminação ou preconceito é um esforço em longo prazo que requer empenho e persistência. Por isso a importância de introduzir mais cedo na vida escolar do indivíduo temas sobre igualdade racial, de gênero e também orientação sexual, que esclareçam de forma mais ampla que a opressão tem que ser combatida e cada indivíduo tem seu valor, independente de sua religião, raça ou crença.

Outros materiais