Buscar

Em sua opinião, qual a importância do estudo em torno dos fundamentos do empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
�� INCLUDEPICTURE "cid:image003.gif@01C7CF96.A11D1430" \* MERGEFORMATINET 
Curso: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Semestre: 1º
Disciplina: Gestão e Empreendedorismo
Professora: Eliza Claudia Hahn e Marcelo Ioris Koche
ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 5 E 6 NO PORTIFÓLIO 6. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
AULA 05
Em sua opinião, qual a importância do estudo em torno dos fundamentos do empreendedorismo? Os conceitos de empreendedorismo são importantes apenas para quem deseja abrir seu próprio negócio? Justifique sua resposta.
A importância é de que a pessoa pode realizar o trabalho com o que mais gosta, fazer o trabalho com prazer, levantando sua autoestima e não apenas por obrigação para receber um salário. Não, pois um funcionário também pode ter essa ideia de empreendedorismo, de inovar dentro da empresa onde trabalha, podendo usar o material da empresa, claro que isso somente é possível com a liberdade e aceitação do dono da empresa.
Faça a leitura do Relatório Executivo da Pesquisa GEM 2016, disponível em Material de Aula – Arquivo, e em seguida responda:
O que é e qual o objetivo da pesquisa GEM? Global Entrepreneurship Monitor – GEM é um projeto de pesquisas. O objetivo é detalhar através de pesquisas feitas todo ano para entender mais sobre a influência do empreendedorismo no desenvolvimento econômico e social do país.
Comente sobre a(s) pelo menos 3 informações que mais lhe chamou a atenção. 
As principais recomendações dos especialistas para melhoria das condições para empreender no Brasil. São dicas onde apontam as barreiras que os empreendedores mais têm dificuldades, como abertura de empresas, ter descontos fiscais durante o começo e enquanto a empresa está crescendo, e outros benefícios que ajudam e aceleram o empreendedorismo no país
Ambiente para empreender no Brasil. Foi observado um “desanimo” na população empreendedora em relação ao ano anterior devido ao medo de iniciarem e fracassar.
Perfil dos empreendedores. Pesquisa diz que na fase inicial a quantidade de homens e mulheres é igual, onde a maioria são jovens. Já os empreendedores mais estabilizados a maioria são homens e acima dos 34 anos.
Leia as “11 ideias de negócio para quem quer empreender na crise” disponível em Material de Aula – Links, e em seguida, descreva e justifique em torno das ideias que mais lhe chamou a atenção.
Venda de cosméticos no varejo – É o tipo de venda certa, pois as vaidades principalmente das mulheres não são deixadas de lado mesmo na crise, e na situação atual que o país passa, as pessoas deixam de ir a um salão de beleza e procuram uma forma mais barata de se manter vaidoso. 
Conserto de produtos – É um setor que aumenta a procura durante o momento de crise, pois as pessoas dão preferência ao reparo ao invés da troca por um produto novo.
Franqueamento – É uma ótima opção se a pessoa tiver um capital para adquirir uma franquia, pois já pega uma marca conhecida pelo público.
AULA 06 - 	Fundamentos do Empreendedorismo
Há basicamente duas situações que levam uma pessoa a se tornar um empreendedor. Quais são elas? Comente sobre cada uma delas de forma a diferenciá-las. A necessidade e a oportunidade.
Necessidade: Normalmente acontece com as pessoas que estão há um bom tempo desempregadas e não tem esperanças em encontrar emprego tão cedo, e que acabam não tendo outra opção a não ser criar seu próprio negócio.
Oportunidade: São as pessoas idealizadoras, que enxergam uma oportunidade que pode ser explorada no mercado.
Dolabela (2009) destaca no texto, que apenas o fato de uma pessoa abrir uma empresa e gerenciá-la, não faz com que ela seja empreendedora. Sendo assim, mencione e comente sobre o que é preciso para que de fato esta pessoa possa ser considerada empreendedora. É preciso estar sempre inovando sua empresa, arriscar, usar a criatividade, gostar do que faz, ter prazer em sair do conforto de casa para ir trabalhar, acreditar no seu sonho e assumir também a possibilidade de fracassar.
Fale e diferencie sobre os termos ideia e oportunidade. Como nasce uma ideia? E como surge uma oportunidade? Oportunidade – É uma brecha do mercado que ainda não foi estudada, explorada da melhor maneira, quando a pessoa pega um serviço em andamento e acredita que pode melhora-lo. Ideia – as ideias são normalmente concretas, que começam do início, uma novidade para o mercado. A ideia nasce através da atitude do empreendedor, em que trabalha nessa ideia, que faz com que ela se concretize, que amadureça essa ideia nova.
A oportunidade surge quando a pessoa percebe que pode ser melhor aproveitado o que já vem sendo feito no mercado de trabalho.

Outros materiais