Buscar

Desafios da Educação no Brasil e Fundamentos da Educação Patrística

Prévia do material em texto

1.Nas últimas décadas, a sociedade brasileira convive com novas perspectivas democráticas, As leis a respeito da educação estão sendo cumpridas no país? Quais os agentes sociais envolvidos no processo educativo? Esses agentes são os responsáveis por tornar realidade os avanços propostos pelas referidas leis?
As leis indicavam um futuro melhor para a educação brasileira, mas esse futuro não se concretizou devido as avaliações internacionais sobre a qualidade do ensino no Brasil.
As leis do Estado só podem serem cumpridas se os agentes responsáveis pelo cumprimento confiasse de tal função. Desse modo então, a Lei de diretrizes e Bases apontam a família, escola e estado como os agentes principais e responsáveis pela educação, Neste sentido muitas das ações dependem dos pais e dos agentes públicos para derem cumpridas.
A democracia enquanto sistema de governo depende da participação dos cidadãos, somente com a ajuda dos agente familia, escola e estado poderá melhorar a qualidade no país.
2.A educação patrística constituiu e definiu o pensamento cristão..Nesse contexto, descreva dois fundamentos históricos ou teológicos da educação patrística. 														 A patrística é a filosofia e a teologia cristã que nasceu no surgimento da Igreja. O termo patrística deriva do fato de os primeiros líderes cristãos serem chamados de pais da Igreja. Esse movimento nasceu da necessidade de o cristianismo de firmar-se como doutrina contra as heresias. Também deveria firmar-se como filosofia que superasse o paganismo que os cristãos combatiam. A educação patrística é apologética (parte da teologia destinada a defender a religião contra os ataques dos adversários). Definiu o pensamento cristão e consolidou a doutrina da Igreja Cristã. A educação patrística visava amadurecer os conceitos fundamentais de teologia cristã.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes