Buscar

Física Teorica 3.

Prévia do material em texto

Uma carga puntiforme Q de 3C é colocada à uma distância d de um ponto P. Nestas condições a intensidade do campo elétrico criado pela carga Q, no ponto P, depende:
Resposta: de Q e de d.
Duas cargas elétricas puntiformes iguais estão colocadas a uma distancia r uma da outra, surgindo entre elas uma força F1. Se dobrarmos a quantidade de carga elétrica de cada uma delas e reduzimos a distancia a metade, a nova força de interação F2 será:
Resposta: F2=16 F1 
Joana penteia seu cabelo. Logo depois verifica que o pente utilizado atrai pequenos pedaços de papel. A explicação mais plausível deste fato é que:
Resposta: o pente se eletrizou.
Dois objetos inicialmente neutros. são atritados entre si e imediatamente após a separação concluímos que:
Resposta: Os objetos se eletrizam com cargas de mesmo módulo e sinais opostos.
Um corpo apresenta-se eletrizado com carga Q=32µC. O número de elétrons retirados do corpo é: Dado: Módulo da carga do elétron: (1,6. 10-19C.).
Resposta: 2x1014.
Duas cargas, de 2µC e 6µC, estão, no vácuo separadas por uma distância d. Se dobrarmos a distancia entre elas bem como o valor das cargas, a força de repulsão entre elas:
Resposta: Não se alterara.
Suponha que uma superfície gaussiana fechada, que possui somente duas cargas em seu interior(Q1 e Q2), ambas com o mesmo sinal. Sabendo que IQ1I=IQ2I=Q podemos afirmar que o valor do fluxo do campo elétrico é igual a:
Resposta: φ=(2.Q)/Ԑ0.
Suponha que exista uma superfície gaussiana fechada, que possui somente um dipolo elétrico em seu interior. Sendo assim podemos afirmar que:
O fluxo do campo elétrico na superfície é nulo;
O campo elétrico no interior desta superfície não é nulo em todos os pontos.
Resposta: somente as alternativa 1 e 2 estão corretas.
Assinale as alternativas abaixo sobre a lei de Gauss:
I - Se uma superfície gaussiana estiver completamente dentro de um condutor eletrostático, o campo elétrico deve ser sempre zero em todos os pontos dessa superfície.
II - O campo elétrico que passa por uma superfície gaussiana depende apenas da quantidade de carga dentro da superfície, não de seu tamanho ou forma.
É verdade que:
Resposta: Apena I e II estão verdadeiras.
Suponha que existe uma superfície gaussiana fechada, que possui somente duas cargas em seu interior, ambas com mesmo módulo e sinais contrários. Sendo assim podemos afirmar que o valor do fluxo do campo elétrico é igual a : R: zero. Somente a alternativa 3 esta correta
Considere um condutor isolado e em equilíbrio com uma carga Q. Ao traçarmos uma superfície gaussiana em seu interior verificamos que o campo elétrico é nulo. Isso é devido a : R: a carga distribui-se na superfície do condutor. O campo não depende do material do condutor, mas somente da carga.
A figura mostra a configuração das equipotenciais (linhas tracejadas)de um campo eletrostático. Uma carga de 0,02C deve ser deslocada entre os pontos A e B, pela trajetória indicada no traço cheio da figura. O trabalho realizado pelas forças eletrostáticas no deslocamento de A para B é de: RESPOSTA: 0,08J
	 
	 
	 
	
	A 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	B
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
+3v
+2v
+1V
0
-1V
-2V
-3V
Duas cargas de mesmo modulo e de sinais opostos são colocadas a uma determinada distancia. No ponto médio da reta que une as duas cargas teremos: RESPOSTA: o potencial elétrico e nulo e o campo elétrico não.
Uma carga puntiforme de 2x10-6C é deslocada graças ao trabalho realizado por uma força elétrica, de um ponto de potencial 4x103 V até um ponto potencial 2x103 V. Podemos afirmar que tal trabalho realizado pela força elétrica vale: 0,004J
 A figura representa alguma superfície equipotenciais de um campo eletrostático e os valores dos potenciais correspondentes. O trabalho realizado pelo campo para levar uma carga q=3.10-6C do ponto A ao ponto B, através da trajetória y, vale em Joules: 9.10-5
Na figura representada uma carga Q e dois pontos A e B desse campo elétrico. Uma carga de prova q pode ser levada de A para B através de dois caminhos(1) e (2). A relação existente entre os trabalhos W1 e W2 que o campo elétrico realiza, respectivamente nas trajetórias (1) e (2) é: W1=W2
Num meio de constante eletrostática igual a 9,0.109Nm2C-2,encontra-se uma partícula solitária eletrizada com carga de +5,0 µC. O potencial elétrico num ponto P situado a 3,0 m dessa partícula tem valor igual a:1,5.104V
A primeira lei de Ohm diz que a tensão elétrica é igual ao produto da corrente elétrica com a resistência elétrica. A respeito dos conceitos de tensão, corrente e resistência elétrica, podemos afirmar que: resposta: corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons e é diretamente proporcional à tensão elétrica.
Os elétrons da camada livre iniciam movimento ordenado após serem submetidos ao efeito de um campo elétrico, a este movimento denominamos CORRENTE ELETRICA. Considerando a passagem de 4.0x105 elétrons através da seção reta de um condutor no tempo de 4s e o valor da carga elementar igual 1,6x10-19C. Determine a intensidade da corrente elétrica: 1,6.10-14
No circuito a diferença de potencial entre os terminais da bateria é de 12V. Qual a corrente elétrica que flui no resistor de resistência igual a 60 ohms? 0,2 A.
Quantidade de carga elétrica que passa por um condutor em 1 segundo é conhecida como: corrente elétrica.
Amperímetro é um aparelho que serve para medir: A intensidade da corrente elétrica.
As unidades de resistência, diferença de potencial e intensidade de corrente elétrica são: ohm,volt e ampère.
Considerando a atividade dos imãs, assinale a alternativa correta: quando quebramos um imã em dois pedaços, os pedaços quebrados são também imãs, cada um deles tendo dois polos magnéticos (norte e sul).
A intensidade do campo magnético produzido no interior de um solenoide muito comprido percorrido pela corrente elétrica, depende basicamente: Do número de espiras por unidade de comprimento e intensidade de corrente.
Quando um imã em forma de barra é partido ao meio, observa-se que: Damos origem a dois novos imãs.
Uma característica das linhas de força de um campo magnético é que elas são sempre: FECHADAS.
Em qualquer imã os polos norte e sul tem: FORÇAS IGUAIS.
Sejam as seguintes afirmações com relação a formação do campo magnético: I um corpo condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica.II Um transformador em funcionamento. III- um feixe de elétrons movimentando-se com velocidade constante. Qual das afirmações estão corretas: I,II,III.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes