Buscar

Defesa Oral do Projeto de Pesquisa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Prezados,
Segue arquivo com os slides conforme combinado. Peço especial atenção aos textos dos slides 3,4,5 e 10 quanto á linguagem e precisão na comunicação dos significados. Da mesma forma solicito, também,  que deem especial atenção ao preâmbulo que deve ficar abaixo de cada título (objetivo específico). Os textos devem corresponder aos conteúdos de cada objetivo específico e dever ser escritos em linguagem clara para que o leitor (eu) não tenha dúvidas sobre o que o aluno deseja desenvolver. Para que essa apresentação seja bem sucedida algumas recomendações são importantes: 1- O aluno deve saber o que quer fazer, com clareza. 2- O aluno deve dominar o conteúdo. 3- Dever demonstrar capacidade associativa entre o que ler nos autores e a realidade organizacional. 4- O aluno deve demonstrar erudição linguística (use sempre um dicionário). Na defesa só vale o que está escrito. (Não tente explicar o que não está escrito). 5- Não pode fazer os slides em template diferente do que foi enviado. 6- O tamanho dos textos deve seguir o padrão postos no slides modelo. 6- Quando terminar faça correções. 7- depois das correções submeta a apreciação de um colega honesto. 8- O aluno só deve se inscrever se tiver segurança para a defesa.
 
UNESA – CAMPUS SULACAP
DISCIPLINA: ESTAGIO – PROJETO DE PESQUISA 
FASE DA QUALIFICAÇÃO - DEFESA ORAL – AV - 1
TÍTULO PROVISÓRIO
CICLO DE VIDA DAS “FORMIGAS GIGANTES” DO AGRESTE MINEIRO BRASILEIRO
NOME DO ALUNO:
PROFESSOR ORIENTADOR:
*
*
Como vivem e se reproduzem as “Formigas Gigantes” do Agreste Mineiro?
O estudo proposto visa identificar e descrever, dada as condições climáticas do agreste mineiro, as ações que as “formigas gigantes”, que vivem em condições de temperatura ambiente desfavorável à vida naquela região, desenvolvem visando a perpetuação da espécie desde a concepção, propriamente, vencendo os primeiros dias de vida, até o momento quando a cria poderá conseguir, de forma independente, prover seu próprio alimento e proteção de seus predadores.
“PROBLEMA” E “OBJETIVO GERAL” 
*
*
Sabe-se que a região conhecida como “Agreste Mineiro” situada à noroeste do Estado de Minas Gerais, é uma região que alterna temperaturas máximas, em ciclos que durante o dia, nas estações de outono e inverno, pode chegar a 40 graus durante o dia e à noite registra uma oscilação entre (-) 5 e 13 graus. 
Lá habitam um tipo de inseto conhecido como “Formigas Gigantes” que se reproduzem nesse período de temperatura elevada, pra mais e pra menos desafiando a natureza dos seres vivos e de sua capacidade de adaptação ao ambiente em condições inóspitas para um inseto de tamanha fragilidade.
JUSTIFICATIVA
*
*
Acredita-se que um estudo que visa identificar e descrever a vida das “Formigas Gigantes” do Agreste Mineiro como um fenômeno explicável e expor, com algum grau de profundidade, como vivem, se reproduzem, criam defesas contra seus naturais predadores e resistem a oscilação de temperaturas ambiente em graus elevados entre dia e noite durante duas estações do ano, seja relevante para entender as razões de sua sobrevivência e longevidade da espécie.
Sobretudo, ao se presumir que o estudo possa ser útil para o desenvolvimento de medidas de proteção a moradores de rua nas cidades brasileiras que estão sujeitas a baixas temperaturas durante o inverno.
JUSTIFICATIVA
*
*
OBJETIVO ESPECÍFICO I
	1- O HABITAT DAS “FORMIGAS GIGANTES” DO AGRESTE MINEIRO
	Aqui, pretende-se descrever o locus de sobrevivência dessa categoria de insetos da família “Formicidae”, descrevendo o clima da região e o modo como esse tipo singular de inseto se agrupa, se comunica, se alimenta, se protege e sobrevive tirando proveito das condições climáticas da região.
	
*
*
OBJETIVO ESPECÍFICO II
	2 – ORIGEM E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA DAS “FORMIGAS GIGANTES” DO AGRESTE MINEIRO 
	Nesta parte do estudo buscar-se-á estabelecer a origem das “Formigas Gigantes” do Agreste Mineiro com o objetivo de verificar em que medida essa origem favorece a procriação e longevidade da espécie 
	
*
*
	
OBJETIVO ESPECÍFICO III
	3 - REPRODUÇÃO, VIDA E PERPETUAÇÃO DAS “FORMIGAS GIGANTES” DO AGRESTE MINEIRO
	
	Pretende-se encerrar o estudo apresentando as condições de sobrevivência, com destaque para o aproveitamento de recursos naturais que as “Formigas Gigantes” do Agreste Mineiro se valem, tanto para prover proteção de seus naturais predadores quanto para enfrentar a diversidades climática natural da região onde vivem.
	
*
*
	
AUTORES MAIS REPRESENTATIVOS
ROBBINS, Harley A., Como Ouvir e Falar com Eficácia 4ª edição. Rio de Janeiro: Editora Campus,1994.
VIANA, Francisco, Comunicação Empresarial de A a Z: Temas úteis para o cotidiano e o planejamento estratégico. São Paulo: Editora CLA, 2004. 
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de Conhecimento na Empresa: Como as Empresas Japonesas Geram a Dinâmica da Inovação. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
IMAI Masaaki, Kaizen: (Ky’zen) A Estratégia para o sucesso Competitivo. 5ª edição São Paulo: Instituto Imam, 1994.
*
*
	
APRENDIZAGEM
	
	Ao realizar o projeto de pesquisa, para o TCC, deparei-me em uma situação de total dificuldade por nunca antes ter sido submetido ao desenvolvimento de conteúdo original onde eu fosse responsabilizado como autor. 
	Aprendi que o projeto é o delineamento de uma trajetória de investigação sobre um tema livre, de minha escolha pessoal, porém com estreito vínculo com a administração das organizações. 
	Com a elaboração do projeto aprendi, também, que é necessário desenvolver o conteúdo respeitando uma estrutura lógica de e sequenciada na exposição das ideias e das indicações do que se pretende fazer com a pesquisa. 
 Também pude perceber que é nesse momento que se pensa em reunir todos os recursos e meios necessários à execução da pesquisa.
	O desenvolvimento do projeto de pesquisa ainda me servirá como um referencial exclusivo para a elaboração do planejamento da pesquisa bibliográfica que será realizada no próximo semestre para a elaboração do TCC. 
	
Nome da área
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais