Buscar

Prova 3 Genética Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.(2,0) Certas características fenotípicas são determinadas por poucos genes (herança mendeliana), enquanto outras são determinadas por muitos genes (herança poligênica). Qual dos dois mecanismos explica a maior parte das variações fenotípicas nas populações? Justifique.
2. (1,0) As diferenças hereditárias entre os indivíduos de uma população podem ser classificadas em qualitativas e quantitativas. A esse respeito, assinale a opção correta.
a) Na herança de caracteres quantitativos, existe um grande contraste entre as características que um dado traço fenotípico pode apresentar.
b) Na herança de caracteres qualitativos, um dado traço de fenótipo apresenta-se sob grande variedade de formas, em geral com pequenas diferenças entre si.
c) Altura, peso e cor da pele são exemplos de algumas características quantitativas do homem.
d) Os caracteres qualitativos, em sua maioria, sofrem grande influência do meio.
e) A altura não é uma característica hereditária, já que um indivíduo cresce menos se não receber a alimentação adequada na infância.
3. (1,0) Em certa espécie vegetal, a altura dos indivíduos determinada é por dois pares de alelos de efeito aditivo e segregação independente: cada alelo P e R determina 20cm de altura e cada alelo p e r determina 10cm. Assim, os indivíduos PPRR têm 80cm e os indivíduos pprr, 40cm. O gráfico a seguir representa a distribuição das classes fenotípicas observada nos descendentes dos cruzamento entre heterozigotos PpRr. 
Nesse gráfico, os indivíduos PPRr e Pprr estão incluídos, respectivamente, em
a) IV e V
b) IV e II
c) III e II
d) III e I
e) I e V
4. (1,0) A tabela a seguir classifica características hereditárias da espécie humana. Assinale a alternativa que corresponde à classificação correta.
5. (1,0) O gráfico mostra as relações entre as freqüências dos alelos A e a e as freqüências genotípicas AA, Aa e aa numa população em equilíbrio.
Numa população em equilíbrio, em que os casamentos ocorrem ao acaso e a freqüência dos genes A e a é de 50%, para cada um. A probabilidade de se encontrarem indivíduos AA, Aa e aa é, respectivamente,
a) 25%, 50% e 25%.
b) 40%, 30% e 30%.
c) 50%, 25% e 25%.
d) 70%, 15% e 15%.
e) 80%, 10% e 10%.
6. (1,0) A frequência do gene i, que determina o grupo sangüíneo O, é de 0,40 (40%) em uma população em equilíbrio. Em uma amostra de 1000 pessoas desta população, quantas se espera encontrar com sangue do tipo O (ii)? Explique as etapas que você seguiu para chegar à resposta. Indique o genótipo das pessoas do grupo sangüíneo O.
7. (1,0) Numa população a freqüência do gene dominante W é 0,7. A probabilidade de um indivíduo desta população ser heterozigoto Ww é igual a:
a) 9/100.
b) 49/100.
c) 3/10.
d) 42/100.
e) 1/2.
8. (1,0) Uma população vegetal que NÃO está em equilíbrio de Hardy-Weinberg, é composta por 500 indivíduos. Desses, 420 são de flores vermelhas (fenótipo dominante) e 80 são de flores brancas (fenótipo recessivo). Dos 420 indivíduos de flores vermelhas, 380 são homozigóticos (VV) e 40 são heterozigóticos (Vv).
Determine a freqüência dos genes V e a freqüência dos genes v nessa população.
9. (1,0) Numa determinada ilha existia uma população animal com indivíduos possuidores de uma característica normal e indivíduos possuidores de uma característica recessiva, numa proporção de 10:1, respectivamente. Mas um desastre ambiental provocou a morte de todos os indivíduos com a característica recessiva, alterando de forma brusca a freqüência do gene recessivo na população da ilha.
a) Após o desastre pode-se afirmar que a freqüência do gene recessivo será zero? Justifique sua resposta.
b) Qual o nome dado a essa alteração brusca na freqüência gênica?
Atenção:
- Use somente caneta azul ou preta para as respostas definitivas
-Assine e enumere todas as folhas de papel almaço que utilizar
-Leia atentamente o enunciado das questões
-Questões rasuradas ou respondidas a lápis não serão corrigidas Boa Prova !!!
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Prova 3 de Genética Geral

Outros materiais