Buscar

Bioestatistica 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Após a formulação de uma hipótese é necessário que uma sequência de passos sejam seguidos até que se chegue a uma nova teoria. Assinale abaixo a afirmação incorreta a respeito deste método científico:
	
	a.
	A Inferência dedutiva é a idéia que surgiu após a pergunta do pesquisador a partir de seu conhecimento prévio e observacional.
	
	b.
	Organizar um plano para coleta dos dados e análise significa estabelecer onde e como vou conseguir as informações para minha pesquisa.
	
	c.
	Coletar dados significa estabelecer qual o parâmetro que vou utilizar após obtenção e análise dos resultados, para considerar que meus dados confirmam ou negam minha hipótese inicial.
	
	d.
	Chamamos de inferência indutiva quanto chegamos a uma verdade científica a partir da verificação da verdade ou falsidade da hipótese inicial através da análise estatística.
0,1 pontos   
Pergunta 2
Sabemos que o pensamento científico ocorre a partir de uma linguagem teórica sobre conceitos e hipóteses científicas, porém a sua comprovação necessita de uma linguagem e método operacional. No seguinte exemplo de hipótese científica: “Quanto maior a ingestão de açúcar, maior é a ocorrência de problemas odontológicos”. Podemos afirmar que:
	
	a.
	Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos, e que são métodos operacionais adequados para medir estes conceitos: quantidade diária em gramas de açúcar e número de dentes afetados por cárie por ano.
	
	b.
	Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos suficientes para o pesquisador tomar uma decisão sobre o efeito de um conceito sobre o outro.
	
	c.
	Em linguagem operacional temos a seguinte hipótese estatística: “Quanto maior a ingestão diária em gramas de açúcar menor é o número de dentes afetados por cárie em um ano.
	
	d.
	Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos impossíveis de serem mensurados por métodos operacionais, o que inviabiliza totalmente a utilização do método estatístico neste exemplo.
0,1 pontos   
Pergunta 3
O nível de mensuração das variáveis que se estabelece em uma população vai permitir a escolha de técnicas corretas de demonstração dos dados, de utilização de medidas comparativas e técnicas de inferência e tomada de decisão. Sobre os níveis de mensuração é incorreto afirmar:
	
	a.
	Quando estamos classificando a população por critérios como sexo e cor, estamos utilizando uma característica nominal.
	
	b.
	Se desejar classificar uma população segundo o tamanho dos indivíduos e classificar em: Pequeno, Médio e Grande, estamos utilizando uma característica que se ordena
	
	c.
	A classificação utilizando como critério uma escala de temperatura dada pelo termômetro, estamos utilizando uma característica nominal.
	
	d.
	A classificação de uma população a partir de uma característica que pode ser medida por uma aparelho, por exemplo, como o tamanho em centímetros, estamos utilizando uma característica mensurável com zero não arbitrário.
0,1 pontos   
Pergunta 4
A base da bioestatística está na comparação de grupos a partir da identificação e estudo de variáveis que são características mensuráveis utilizadas para classificar indivíduos de uma população. Podemos então afirmar que:
	
	a.
	Variáveis são características mensuráveis como: peso, altura, sexo, cor e raça que nos permite diferenciar indivíduos dentro das populações.
	
	b.
	Quando se fala em comparar grupos fica desnecessário identificar variáveis com conseguir tal objetivo.
	
	c.
	A base da bioestatística está relacionada com a igualdade dos indivíduos de uma população o que torna impossível separá-los em grupos.
	
	d.
	Classificação é uma necessidade da bioestatística onde as características não devem ser medidas, somente identificadas.
0,1 pontos   
Pergunta 5
As variáveis quantitativas permitem uma série de cálculos, pois são numéricas e permitem então operações matemática. É possível identificar que uma variável é quantitativa quando, ao se classificar os indivíduos, obtemos números e não nomes. São todos exemplos de variáveis quantitativas:
	
	a.
	Altura de indivíduos; número de filhos de um determinado casal; peso de animais de um experimento.
	
	b.
	Comprimento de sutura cirúrgica; sexo dos descendentes de um casal; número de reclamações de um serviço.
	
	c.
	Cor da pele dos indivíduos; sexo; valor de consulta.
	
	d.
	Quantidade de bactérias por mililitro de urina; Coloração da urina, concentração de glicose no sangue.
0,1 pontos   
Pergunta 6
A partir da seguinte definição de Bioestatística: “A ciência que trata com os planos e métodos de coleta, tabulação e análise de fatos numéricos nas ciências da vida.” Podemos afirmar que:
	
	a.
	A bioestatística estuda como formular hipóteses científicas a partir de observações de fatos relacionados às ciências da vida?
	
	b.
	A partir da formulação de hipóteses científica relacionadas às ciências da vida, a bioestatística propicia que o pesquisador, através de um planejamento prévio, utilize dados numéricos para comprovar ou rejeitar esta hipótese.
	
	c.
	Praticamente não existe diferença entre bioestatística e estatística, sendo que ambas se ocupam exclusivamente com a tabulação de dados.
	
	d.
	O planejamento é fundamental na pesquisa, deve ser feito cuidadosamente de maneira a alcançar seus objetivos. A formulação da hipótese científica é o principal objetivo da bioestatística seguido da coleta de dados.

Outros materiais

Outros materiais