Buscar

Prova Fundamentos Sociológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Fundamentos Sociológicos – Administração Unigranrio
1
Código: 7278 - Enunciado: A sociologia não surgiu com a intenção de resolver os problemas das fábricas (tarefa que ficou concentrada com os administradores), mas se tornaram verdadeiros núcleos das vidas econômica e social, o que despertou a atenção dos sociólogos. Houve um sociólogo que analisou os conflitos entre a classe operária e industrial, prevendo a revolução dos trabalhadores, que destruiria o capitalismo e criaria a sociedade socialista No texto acima, estamos falando de:
 a) Isaac Newton.
 b) Engels.
 c) Karl Marx.
 d) Émile Durkheim.
 e) Max Weber.
2
Código: 916 - Enunciado: Envolve uma combinação de escolhas e esforços na vida, por exemplo, de um empresário da empresa. A que está se referindo o texto:
 a) Papel social
 b) Status atribuído
 c) Status adquirido
 d) Estrutura social
 e) Status social
3
Código: 923 - Enunciado: Em um texto clássico escrito em 1947, Dialética do Iluminismo, Adorno e Horkheimer definiram indústria cultural como um sistema político-econômico que tem por finalidade produzir bens de cultura – filmes, livros, música popular, programas de TV etc. – como mercadorias e como estratégia de controle social. A ideia é a seguinte: os meios de comunicação de massa, como TV, rádio, jornais e portais da internet, são propriedades de algumas empresas, que possuem interesse em obter:
 a) Crescimento
 b) Maturidade
 c) Audiência
 d) Lucratividade
 e) Status social
4
Código: 908 - Enunciado: É uma face negativa do etnocentrismo e um dos maiores desafios na era global em que vivemos, na qual pessoas das mais diversas culturas tendem a compartilhar os mesmos espaços sociais. Em uma época em que a tecnologia conecta cada vez mais as pessoas e os movimentos migratórios deslocam grandes agrupamentos humanos, a rejeição à diferença torna ainda mais complicada a convivência das diferentes culturas. A esse fenômeno chamamos de:
 a) Xenofobia
 b) Nictofobia
 c) Fobia social
 d) Acrofobia
 e) Claustrofobia
5
Código: 904 - Enunciado: Para Marx, não era possível compreender a sociedade sem o funcionamento de seu sistema econômico. Este método de análise chama-se __________________ e afirma que a organização de uma sociedade está condicionada pelo nível de desenvolvimento de suas condições materiais de produção. Para entender a sociedade, não se deve partir do que os homens dizem ou pensam, mas da forma como produzem os bens materiais necessários a sua existência. Qual expressão completa a lacuna acima?
 a)  Materialismo funcional
 b) Materialismo histórico
 c) Materialismo social
 d) Materialismo regimental
 e) Materialismo militar
6
Código: 924 - Enunciado: Segundo Max Weber, é o direito adquirido de se fazer obedecido e exercer influência dentro de um grupo, podendo fundamentar-se, como motivo de submissão, em tradições e costumes institucionalizados, qualidades excepcionais de determinados indivíduos, afeto, interesses ou regras estabelecidas racionalmente e aceitas por todos.
 a) Papel social
 b) Legitimidade
 c) Lucratividade
 d) Autoridade
 e) Status social
7
Código: 932 - Enunciado: O que é estratificação social? Dê um exemplo concreto.
Resposta:
Justificativa: Um conceito que envolve a classificação das pessoas em grupos, com base em condições socioeconômicas comuns. Um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões econômicas, social, política e ideológica.
8
Código: 930 - Enunciado: O que é socialização organizacional? Descreva sua importância para as empresas nos dias atuais.
Resposta:
Justificativa: É o processo pelo qual uma pessoa aprende os valores, normas e comportamentos que lhe permitirão participar como membro de uma determinada organização.

Outros materiais