Buscar

Aula 01 (3)

Prévia do material em texto

SEMINÁRIOS INTEGRADOS
Wilna Mello
Aula 1
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 
OBJETIVOS:
 Compreender a abrangência do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, identificando o princípio constitucional e dispositivos legais que possibilitaram a sua organização e institucionalização.
 Identificar instrumentos e metodologias utilizados no processo do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
 SINAES – Retrospectiva histórica.
 SINAES – Princípio Constitucional e dispositivos legais.
 MECANISMOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR – Impactos na realidade educacional.
 ENADE - Obrigatoriedade e impacto na vida acadêmica do aluno.
3
RETROSPECTIVA HISTÓRICA
Reforma Universitária – (final de 50 e nos anos 60) – O nacional-desenvolvimentismo, pré-Golpe Militar, marcado por características democrático-populistas e franca mobilização da sociedade civil, especialmente dos universitários, propiciou condições favoráveis para a reflexão sobre o modelo vigente de universidade, e com elas, processos avaliativos assistemáticos, mas de grande importância. É no final dos anos 50 e nos anos 60, culminando com a reforma Universitária, que se pode localizar as origens do atual processo de avaliação do Ensino Superior, ainda que ele tenha sofrido mudanças significativas.
SINAES
Plano ATCON (1965/1966) – Rudolph Atcon, a convite da Diretoria do Ensino Superior (DES) do Ministério da Educação e Cultura realizou um estudo para reformulação da estrutura das universidades brasileiras, procurando verificar acontecimentos e processos que se coadunassem com a perspectiva de modernização, assentada nos pressupostos norte-americanos de racionalidade, eficiência e eficácia das instituições. (FÁVERO, 1991, p. 10).
Relatório Meira Mattos - No final do ano de 1967 e no ano de 1968, o governo militar visando controlar o movimento estudantil e enfrentar o problema dos excedentes do exame vestibular institui num primeiro momento, a Comissão Meira Mattos.
SINAES
RETROSPECTIVA HISTÓRICA
Relatório do Grupo de Trabalho GTRU - Grupo de Trabalho da Reforma Universitária 
Esse grupo foi encarregado de estudar as medidas necessárias para sanar a crise da universidade brasileira, com os seguintes objetivos, expressos no Decreto nº 62.937/1968: “[...] estudar a reforma da Universidade brasileira, visando a sua eficiência, modernização, flexibilidade administrativa e formação de recursos humanos de alto nível para o desenvolvimento do país.” (BRASIL, 1968).
SINAES
Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – CAPES
A avaliação da educação superior no Brasil, com caráter sistemático e contínuo, tem suas origens em 1977, quando as instituições brasileiras de educação superior começaram a ter os cursos de pós-graduação.
RETROSPECTIVA HISTÓRICA
Programa de Avaliação de Reforma Universitária (PARU) – Instituído em 1983 pelo Ministério da Educação e da Cultura, surge de iniciativas da Associação Nacional de Docentes (ANDES). Foi considerado uma experiência sistematizada de avaliação que focava na questão da democratização da gestão, do acesso ao ensino superior por parte de diferentes segmentos da sociedade e das funções que as universidades desempenham na sociedade. Com base em avaliações desenvolvidas em outros países, a Comissão pontua e analisa modalidades de avaliação que podem ser aplicadas no Brasil, buscando: o contínuo aperfeiçoamento do desempenho acadêmico; constituir-se como uma ferramenta para o planejamento e gestão universitária; e, desencadear um processo sistemático de prestação de contas à sociedade. 
SINAES
RETROSPECTIVA HISTÓRICA
SINAES
Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras (PAIUB)
A Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995 foi a primeira medida concreta da gestão de Fernando Henrique Cardoso, no que se refere à realização da avaliação nas instituições de Educação Superior. A avaliação das IES, descrita nos artigos 3º e 4º da referida Lei, é posta como avaliação periódica de instituições e cursos, acentuando a obrigatoriedade de exames nacionais para aferir o desempenho dos formandos dos cursos, ou seja, o Exame Nacional de Cursos, o Provão.
RETROSPECTIVA HISTÓRICA
SINAES
O Exame Nacional de Cursos (ENC-Provão) - 1996 a 2003 – Era um exame que tinha por função avaliar os cursos de Graduação da Educação Superior do Brasil. Ele possuiu oito edições que foram realizadas anualmente. Seu objetivo era rankear as instituições de ensino superior, exigindo a qualificação das piores avaliadas com medidas como a contratação de mestres e doutores, melhorias em instalações de laboratórios e bibliotecas entre outros. A reincidência de um curso nas piores classificações poderia causar seu fechamento pelo MEC. Desde 2004, o Provão foi substituído pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.
RETROSPECTIVA HISTÓRICA
9
SINAES
Princípio Constitucional e Dispositivos Legais
Constituição de 1988 - Art. 206 - VII:
 “Garantia de padrão de qualidade”.
LDBEN 9.394/1996 - Art. 9°- VI:
“(..) assegurar processo nacional de avaliação”.
Lei n. 10.861 de 14/04/2004 – Institui o SINAES, com a finalidades de traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação.
SINAES
CPA
Comissão Própria de Avaliação
DESEMPENHO DOS ESTUDANTES
CURSOS
INSTITUIÇÕES
NOTA ENADE
CPC
IGC
SINAES
AVALIA:
CC
CI
 1 e 2
 3 e 4
 5
CICLO SINAES – AULA1
SEMINÁRIO INTEGRADO
11
SINAES
CPC
O Conceito Preliminar de Curso é um indicador prévio da situação dos cursos. O conceito é composto por: 
CORPO DOCENTE
INFRA
ORG. DID. PEDAG.
Questionário do Estudante
SINAES
A primeira aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. Esse exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O ENADE é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.
O QUE É O ENADE ?
SINAES
O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
SINAES
DISTRIBUIÇÃO DO GRAU DE DESEMPENHO NO EXAME
SINAES
E QUEM NÃO REALIZAR A PROVA?
O estudante concluinte habilitado ao ENADE que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o ENADE é componente curricular obrigatório).
O ENADE não avalia o desempenho do aluno, mas confere a qualidade dos cursos e o rendimento de seus alunos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
SINAES
 O ENADE corresponde a 55% do Conceito Preliminar do Curso – CPC, que é uma nota aferida pelo MEC ao curso que o aluno realizou, implicando, pois, reconhecimento para a Instituição de Ensino e para o aluno. Por isso, além de ser importante para a instituição, é duas vezes mais importante para o aluno, pois acaba definindo o peso e importância do seu diploma. O ENADE é o primeiro de muitos processos avaliativos que vão ocorrer ao longo da vida profissional do estudante universitário. Um bom resultado nesse exame será o começo promissor para uma carreira brilhante! A avaliação individual disponibilizada pelo MEC pode e deve ser utilizada para a previsão de sucesso pessoal nos futuros processos seletivos na vida profissional dos estudantes.
Prof. Wilna Mello de Souza Campos
Mestre em Educação pela UFRJ, atualmente é supervisora nacional de disciplinas e professora do curso de pedagogia da UniversidadeEstácio de Sá. Desenvolve pesquisa sobre os resultados de um projeto de extensão social de alfabetização de mulheres vítimas de violência em parceria com o curso de Direito do Campus de São João e Meriti. Atuou como Membro do Conselho Municipal de Educação da Cidade de São João de Meriti, compondo a Câmara de Legislação e Normas. Possui experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Gestão Escolar, Coordenação de Curso de Pedagogia, ENADE, Curso de Formação de Professores, Supervisão Educacional, Planejamento de Políticas Públicas Municipais e na Coordenação de Ensino Municipal. Sua linha de pesquisa está direcionada a área de Políticas Públicas na Educação.
http://lattes.cnpq.br/6030251708543198
SINAES
SINAES
Obrigada!

Outros materiais