MEDIAÇÃO DE CONFLITOS   Aula 2
4 pág.

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Aula 2


DisciplinaMediação de Conflitos4.271 materiais19.643 seguidores
Pré-visualização1 página
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCJ0057_EX_A2_201506469671_V1 
	22/03/2018 20:16:13 (Finalizada)
	Aluno(a): MAYARA THOMAZINI MENDES
	2018.1
	Disciplina: CCJ0057 - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 
	201506469671
	 
	Ref.: 201507140509
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Helena adquiriu um secador de cabelos, nas Lojas A & B. Cerca de uma semana após a compra, o aparelho passou a apresentar uma série de defeitos, tornando-se impróprio ao uso. Dirigiu-se, então, a loja, relatou o problema ao gerente, que informou a consumidora que não poderia efetuar a troca sem um laudo da assistência técnica autorizada, que atestasse que o defeito era de fabricação e não de mau uso. Dias depois, portando o laudo técnico e o aparelho defeituoso, a consumidora voltou à loja e o gerente do estabelecimento cumpriu o prometido. O conflito estabelecido pelas partes foi solucionado pela método de resolução de conflito denominado
		
	 
	negociação
	
	mediação
	
	arbitragem
	
	judicial
	
	conciliação
	
	 
	Ref.: 201506756101
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo melhor se adequa ao conceito de negociação ?
		
	
	Meio de solução de controvérsias extrajudiciais de direito patrimonial, disponível nas áreas cível, comercial e trabalhista. Pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário. É um mecanismo voluntário.
	 
	É o caminho natural para resolução dos conflitos das relações humanas. Identifica-se como sendo a relação que estabelecem duas ou mais pessoas a respeito de um assunto determinado, visando encontrar posições comuns e chegar a um acordo que seja vantajoso para todos.
	
	Meio de solução de controvérsias, litígios e impasses, na qual um terceiro, imparcial, de confiança das partes (pessoas físicas ou jurídicas), por elas livre e voluntariamente escolhido, intervém entre elas (partes) agindo como um ¿facilitador¿, um catalisador, que, usando de habilidade e arte, leva as partes a encontrarem a solução para as suas pendências.
	
	É uma forma de resolução de controvérsias na relação de interesses administrada por um terceiro, a quem compete: aproximar as partes, controlar as negociações, aparar as arestas, sugerir e formular propostas, apontar vantagens e desvantagens.
	
	Meio de solução de controvérsias, na qual um terceiro imparcial (que não pode ser escolhido pelas partes) irá decidir qual o melhor solução para por fim ao litígio. O conflito é levado até este terceiro que irá analisar os argumentos e decidirá como deve ser resolvido o impasse.
	
	 
	Ref.: 201507403281
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta. É característica da mediação:
		
	 
	O mediador deve atuar de forma neutra para garantir a imparcialidade.
	
	A solução é dada pelas próprias partes com a ajuda de um terceiro, o conciliador.
	
	O conciliador ajuda as partes a elaborar o acordo aplicando técnicas de mediação.
	
	O juiz decide fazer um acordo entre as partes.
	
	O mediador é um terceiro negociador que decide o conflito.
	
Explicação: Aplica-se na mediação o princípio da imparcialidade, o que significa que o mediador deve atuar de forma neutra, sem beneficiar nem prejudicar nenhuma delas, ajudando as partes a idenficar seus interesses para que as mesmas elaborem seus acordos.
	
	 
	Ref.: 201507140641
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Maria e Cláudio celebraram um contrato de locação, sendo ela a locadora e ele o locatário. Nos contrato foi estipulada uma cláusula compromissória segundo a qual, na hipótese de qualquer conflito em razão do contrato, os litígios não serão solucionados pela jurisdição. Qual método de resolução de conflitos foi escolhida pelas partes no caso em tela:
		
	
	Conciliação
	 
	Arbitragem
	
	Consensuação
	
	Mediação
	 
	Negociação
	
	 
	Ref.: 201507140994
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise a afirmação a seguir:
Trabalha com uma determinada porção do conflito, no âmbito da disputa, não tem como objetivo melhorar a qualidade da relação entre as partes. A técnica permite a intervenção e sugestão de propostas e acordos, indicação de vantagens e desvantagens, haverá sempre como objetivo principal a composição do litígio. Esta definição corresponde ao conceito de qual dos institutos abaixo ?
		
	
	Jurisdição
	
	Negociação
	
	Arbitragem
	 
	Conciliação
	
	Mediação
	
	 
	Ref.: 201507140666
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Luciana e Paulo são respectivamente autora e réu em um processo judicial. Designada audiência, presidida por um Juiz, as partes acabam celebrando um acordo. No caso o conflito foi solucionado através da:
		
	
	Consensuação
	 
	Conciliação
	
	Negociação
	
	Arbitragem
	
	Mediação
	
	 
	Ref.: 201506660049
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Carlos observa um problema em seu automóvel e o leva para uma oficina. Pedro apresenta um orçamento para o conserto no valor de R$750,00. Carlos quando volta para pegar o carro recebe a nota final no valor de R$1.400,00. Diz para Pedro que não foi comunicado da mudança de valor e que, portanto, não vai pagar. Pedro ingressa na Justiça e numa audiência, um terceiro imparcial busca compor o litígio e apresenta sugestões para um possível acordo. Marque o item correto:
		
	 
	trata-se de uma audiência de Mediação.
	
	trata-se de uma audiência de Investigação
	
	trata-se de uma audiência de Negociação.
	 
	trata-se de uma audiência de Conciliação.
	
	trata-se de uma audiência de Arbitragem.
	
	 
	Ref.: 201506690585
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na disciplina Mediação de conflitos, entendemos a necessidade de se compreender o diálogo entre as pessoas como:
		
	
	uma avaliação do tipo de ação a ser proposta
	
	uma questão de manutenção do poder de uma das pessoas envolvidas
	 
	uma forma de pacificação social entre as pessoas envolvidas
	
	uma possibilidade de julgar o conflito entre as partes
	
	uma possibilidade de encaminhamento para o Judiciário