Buscar

livro pinóquio as avessas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O trabalho propõe a analise do livro Pinóquio as Avessas do autor Rubem Alves, fazendo uma reflexão a respeito das abordagens: tradicional, comportamental e humanista. Dentre as várias abordagens, a mais presente no livro assim como no nosso dia a dia é a tradicional, o autor crítica esta abordagem por ser uma prática onde o aluno é o receptor e o professor o detentor de todo conhecimento. O livro da ênfase na busca de uma educação humanista, onde o aluno é tido como único e com potencial.
O livro Pinóquio as Avessas conta a historia de Felipe o menino que foi ensinado através da abordagem tradicional tornando-se um adulto bem sucedido aos olhos da sociedade, porem infeliz.
Na abordagem humanista o ensino é centrado no aluno. O professor não transmite o conteúdo, dá assistência, é um facilitador de aprendizagem. O conteúdo vem das experiências dos alunos. Cada pessoa tem uma perspectiva diferente e está em processo continuo de descoberta e aprendizado. A experiência pessoal a base sobre a qual o conhecimento seria construído. Um trecho do livro que demonstra esse tema diz o seguinte: “Felipe era muito curioso. Curiosidade é uma coceira que dá dentro da cabeça, no lugar onde moram os pensamentos. A curiosidade aparece quando os olhos começam a fazer perguntas, os olhos das crianças são sempre curiosos. Elas querem ver o que está escondido. Querem saber o que está por detrás das coisas. Não existe nenhum modelo pronto ou regra a seguir, mas sim um processo cujo objetivo final é a auto realização ou uso pleno de suas potencialidades e capacidades.”.
O papel da educação seria criar condições para que nossa consciência seja preservada e possa se desenvolver. No livro Felipe chega à escola cheio de expectativas e questionamentos, e possuía um grande interesse em aves: “Quero entrar na escola, tenho que tirar as melhores notas e entrar na universidade, quero ter um diploma em que esteja escrito “Cuidador de pássaros””.
Em determinado trecho do livro o pai diz para o filho: “Os adultos trabalham, assim é a vida, é preciso trabalhar para ganhar dinheiro, para comprar uma casa, casar, ter filhos. É por isso que quando alguém lhe pergunta “O que você é?” Os adultos respondem, sou professor, médico, advogado, engenheiro, mecânico... Etc. Os adultos são aquilo que fazem para ganhar dinheiro. Essa é a razão porque você em vai entrar na escola.”. Na abordagem humanista a educação não tem como objetivo educar crianças para que elas se ajustem a sociedade “ideal”, seu objetivo consiste na educação das crianças visando que elas sejam seres humanos mais felizes, que a noção de valores não seja baseada na propriedade e no consumo, mas no “ser”. 
A abordagem tradicional fica explicita nesse trecho: onde o personagem Felipe pergunta para a professora: “- Ao vir para a escola, vi um “pássaro azul” que come mamão. Mas não sei o nome dele. A senhora que ensina nomes, poderia me dizer qual é o nome dele?” A professora então responde: “Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português. Na aula de português, temos que pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.”. Fica evidente uma aprendizagem que segue a abordagem tradicional, onde a escola é o lugar por excelência onde se realiza a educação, que se restringe à transmissão de informações em sala de aula.
No livro Felipe diz que não entendeu o que era “programa”. E a professora responde: “– Programa é uma fila com todas as coisas que você deve aprender na escola”, o direcionamento configura a prática de uma abordagem tradicional, onde os alunos são subordinados a educação à instrução.
No livro pode-se observar que Felipe tinha algum conhecimento antes de entrar na escola, mas este “não serviria” para ele entrar no mercado de trabalho. Era necessário aprender o que estava programado para ter sucesso profissional, na abordagem comportamentalista, o aluno é moldado de acordo com o que a sociedade espera dele não apenas se passa informações sem utilidades: “Professora, para quê serve um dígrafo? O que é que eu faço com ele? (...) A professora nunca se havia feito essa pergunta. Ela ensinava porque estava no programa.” A abordagem comportamental não obriga o indivíduo a desconsiderar seus conhecimentos, emoções, somente moldada para inserir-se na sociedade, o professor é controlador do processo de aprendizagem, ele define meios para que seus alunos cheguem a um comportamento “pré-definido”, é importante nessa abordagem ter um professor transmissor da cultura, pois, seria impossível o estudante descobrir por si mesmo. No livro, Felipe não tinha todo o conhecimento para o mercado de trabalho, mas já possuía algum conhecimento que poderia ser aproveitado nessa parte, porém isso não foi levado em consideração.
Ao analisar as abordagens podemos observar que cada uma pode agregar para a educação do ser humano alguma coisa. A abordagem tradicional é predominante no livro Pinóquio às avessas, pois não há dialogo entre o aluno e o professor, o aluno é o receptor. Essa reflexão deixa como ênfase que é necessário observar a realidade do indivíduo, Há necessidade de que os educadores em geral, desenvolvam, freqüentemente, atividades em que os estudantes possam aprimorar a capacidade de buscar conhecimentos e articular idéias, perceber que ele não é uma tabula rasa e que educá-lo para a vida social é necessário, porem não implica anular seus sonhos suas aptidões inatas para seguir o programado pelo ensino tradicional. Conclui-se que não há um tipo de abordagem mais eficaz que a outra, pois, existe um lado eficiente e um lado com deficiências de todas elas, mas que é necessário levar em consideração à própria personalidade da criança e o que ela espera de seu futuro, buscando sempre uma relação de ensino onde aja um direcionamento para que não haja desigualdades entre turmas do mesmo período acadêmico, mas também onde o desenvolvimento ocorrerá de forma eficiente sem comprometer a subjetividade e as aptidões desse aluno.

Outros materiais