Buscar

Apol 3 - Modelo 1 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações e Modelos Contemporâneos de Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Imagine a seguinte situação: você é gerente de uma pizzaria, e nas últimas duas semanas você percebeu que o fluxo de pedidos de pizza de strogonoff de carne aumentou em 20%, com relação às semanas anteriores. Por uma falta de planejamento seu e de sua equipe não há carne descongelada, quando da recebimento do primeiro pedido da noite. Para minimizar uma possível insatisfação do cliente, você oferece-lhe de brinde uma garrafa de vinho e aperitivos (queijos, salames e pães), enquanto o mesmo aguarda o preparo da pizza. Você rapidamente pede a um auxiliar de cozinha que vá ao mercado comprar uma quantia de carne para segurar um possível pedido, enquanto a carne está em processo de descongelamento. O mercado é próximo, e nesta hora da noite o atendimento é bastante rápido. Assim, ao final de 50 minutos, a pizza solicitada pelo cliente está pronta, e lhe é servida à mesa. O cliente fica satisfeito, apesar da demora, e elogia os ingredientes utilizados, que ao seu ver: “estão frescos e saborosissimos”. Relatado o caso, responda: qual a combinação percebida no caso acima?
	
	A
	Alta eficiência e alta eficácia.
	
	B
	Alta eficiência e baixa eficácia
	
	C
	Baixa eficiência e alta eficácia
	
	D
	Baixa eficiência e baixa eficácia
Questão 2/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CEFET-RJ, 2010) Eficácia é um conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados. Entre seus significados está, portanto, o grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos (MAXIMIANO, 2000, p. 123). 
Outro significado importante de eficácia é:
	A Incapacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
	
	 B Capacidade de um supervisor, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
	
	 C Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
	
	 D Incapacidade de um supervisor, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
Questão 3/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
O conjunto de técnicas e ferramentas que permite identificar, analisar e administrar, de forma estratégica e sistêmica, o ativo intelectual da empresa e seus processos associados, é a definição de gestão:
	
	A
	de competências;
	
	B
	de talentos;
	
	C
	de ativos;
	
	D
	do conhecimento.
	
	E
	de atitudes.
Questão 4/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Com relação a Gestão do conhecimento, assinale Certo ou Errado para as afirmativas abaixo:
I- A criação do conhecimento organizacional envolve processos como compartilhamento do conhecimento tácito e criação de conceitos. Uma equipe de desenvolvedores de software, por exemplo, inicia a promoção do conhecimento quando se reúne e compartilha o conhecimento tácito sobre uma parte desse software.
II- Em uma organização, a socialização constitui forma de criação de conhecimento a partir da interação entre o conhecimento tácito e o explícito: por meio do desenvolvimento de um processo para compartilhar experiências, é criado o conhecimento tácito.
III- A gestão do conhecimento em uma empresa envolve não apenas a gestão dos fluxos de conhecimento em seu interior, mas também a gestão dos métodos e procedimentos de busca de conhecimento externo.
IV- Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito denominado de socialização.
Agora assinale a resposta correta:
	
	A
	C, C, C, E
	
	B
	C, E, C, C
	
	C
	E, E, C, C
	
	D
	E, E, E, C
	
	E
	E, E, E, E
Questão 5/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro da companhia. Uma delas é a Análise Swot, que é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a companhia.A palavra Swot é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e dá nome a uma matriz que facilita a visualização destas quatro características, que são inerentes aos mais variados tipos de empresas.
Alguns desses itens são internos à Organização e outros são itens externos, que independem da vontade da empresa, mas que podem interferir de forma drástica na mesma. Assinale (I) para os processos que são Internos e (E) para os que são Externos.
Forças (Strengths);
Fraquezas (Weaknesses);
Oportunidades (Opportunities);
Ameaças (Threats).
	
	A
	I; I; E; E
	
	B
	E; I; E; I
	
	C
	I; I; I; E
	
	D
	E; E; I; I
	
	E
	E; I; I; E

Outros materiais