Buscar

Centro Universitário da Bahia 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário da Bahia
Curso de Graduação em Serviço Social
Tópicos Especiais em Serviço Social
Docente: Marialva Gargur
Discente: Jurema Telles 201409002993
INFÂNCIA E JUVENTUDE
Verificamos que muitos avanços foram alcançados no decorrer dos anos e atualmente são inúmeras as pesquisas e os estudos envolvendo a temática da infância e juventude que possibilitam questionamentos, aprimoramentos e interlocuções com a rede sócio assistencial.
•1922 – Inaugurada, no Rio de Janeiro, a primeira instituição pública para “menores” e também ocorreu o I Congresso Brasileiro de Proteção à Infância. •1923 – Criação do primeiro Juizado de “Menores” da América Latina. •1924 – Declaração de Genebra na qual foi aprovado o primeiro documento internacional sobre os Direitos das Crianças.
1927 – PROMULGAÇÃO DO CÓDIGO DE MENORES. 
Art. 1º O Governo consolidará as leis de assistência e proteção aos menores, adicionando-lhes os dispositivos constantes desta lei, adaptando as demais medidas necessárias á guarda, tutela, vigilância, educação, preservação e reforma dos abandonados ou delinqüentes, dando redação harmonica e adequada a essa consolidação, que será decretada como o Código dos Menores
1930 – Criação do Ministério da Educação (governo de Getúlio Vargas). 1940 – Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e passa a ser obrigatório o ensino fundamental. 1942 – Criação do Serviço de Assistência ao Menor - SAM. Esse serviço funcionava como uma espécie de sistema penitenciário para a população menor de 18 anos e visava à reclusão e repressão das crianças e adolescentes “abandonados” ou agentes de atos inflacionais. 1946 – Criação da UNICEF, que é um fundo das Nações Unidas destinado às crianças.
1964 – Lei Federal nº 4.513 de 01/12/1964: criação da FUNABEM (Fundação do Bem-Estar do Menor), que substituiu o SAM. Vale sinalizar que essa época foi o marco da transição entre a visão repressiva para uma postura assistencialista.1967 – Criação da FEBEM (Fundação estadual do Bem-Estar do Menor), essa instituição foi criada pela Lei nº 1534 de 27/11/1967 com o objetivo de viabilizar assistência ao “menor” na faixa etária de 0 a 18 anos. 
1980 – Surgimento de vários movimentos sociais oriundos da sociedade civil. 1985 - Surgimento do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, instituição sem fins lucrativos que tinha a finalidade de garantir os direitos das crianças e adolescentes, em especial as crianças moradoras de rua.
1986 - Criação da frente de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. 1988 – Constituição Federal Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.
CRIANÇA X MENOR
O termo menor era utilizado antes da discussão e implementação do ECA e destinava-se a designar toda criança e adolescente “em situação irregular
o ECA utiliza"criança" e "adolescente“. Para efeitos da lei, criança até os12 anos e adolescente de 12 e os 18 anos de idade.
2000 – Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 2003 – Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do trabalho infantil. 2004 – Política Nacional de Assistência Social. 2005 – Criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 2006 – Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária e do Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase).
Promover, defender e efetivar os direitos das crianças e adolescentes; • Promover a participação popular e discussão da temática da infância e adolescência; • Promover e apoiar campanhas educativas sobre os direitos da criança e do adolescente.
Ações implementadas pelo Estado – Assistência social •Programa Bolsa Família: Programa de complementação de renda que beneficia famílias de baixa renda. Condicionalidades: manutenção de crianças e adolescentes, em idade escolar, no ensino formal e manutenção da carteira de vacinação em dia; • PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Prevê a transferência de renda (via Programa Bolsa Família), acompanhamento individual e familiar e serviços socioassistenciais de maneira integrada com estados e municípios.
Ações implementadas pelo Estado – Saúde •Teste do pezinho: Todo recém-nascido tem direito a realizar a triagem neonatal (teste do pezinho) para detectar possíveis doenças. •Vacinação: As crianças e os adolescentes têm direito a receber do SUS a vacinação necessária à prevenção de doenças. •Amamentação: O SUS tem que garantir o direito do recémnascido a ser amamentado, inclusive nos casos de mães detentas e/ou portadoras do HIV, viabilizando o aleitamento dos bebês com leite humano ou artificial, fornecido por bancos de leite. Fonte:
AÇÕES IMPLEMENTADAS PELO ESTADO – EDUCAÇÃO LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Principio: VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; Do Direito à Educação e do Dever de Educar: atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade; VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde;
AÇÕES IMPLEMENTADAS PELO ESTADO – EDUCAÇÃO Da Educação Infantil: Art. 29º. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Ao destacar o compromisso da categoria com a defesa dos direitos da criança e do adolescente nestes 20 anos do ECA, o Conselho Federal de Serviço Social reafirma que esta luta não pode se desarticular da crítica de uma sociabilidade que, cotidianamente, rompe com valores civilizatórios, reproduzindo formas de exploração e de opressão.

Outros materiais

Perguntas Recentes