Buscar

Redes Sociais Virtuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O estudo realizado por alunos da Universidade Federal de Santa Maria tem como foco o uso das Redes Sociais no processo de Recrutamento e Seleção. Eles procuram responder algumas perguntas como: “(i) Quais são as principais etapas do processo de Recrutamento e Seleção de Pessoal? (ii) Quais são as Redes Sociais Virtuais utilizadas pelos gestores das organizações? (iii) Quais são as vantagens e desvantagens do uso das Redes Sociais Virtuais para o Recrutamento e Seleção de Pessoal?(iv) Quais são os elementos analisados pelos gestores de Recursos Humanos no perfil das pessoas em Redes Sociais Virtuais?(v) Há uma tendência quanto ao uso das Redes Sociais Virtuais?”. De acordo com a pesquisa percebemos que com a tecnologia avançando cada vez mais rápido, os gestores de Recursos Humanos devem contar com os recursos oferecidos na internet, pois ela facilita tanto o a divulgação de novas vagas de emprego, quanto à procura por candidatos, o recrutamento desse candidato para a entrevista, até a sua contratação, ou não.
Quando falamos das Redes Sociais Virtuais, é importante salientar que são redes virtuais, pois com quem convivemos e nos relacionamos no dia a dia também são consideradas redes sociais. A sua utilização hoje tem como objetivo expor sentimentos, ideias, valores éticos e morais. E tudo isso é levado em conta pelas empresas que recrutam. A tecnologia de informação tem dado uma facilidade para as organizações, pois ela oferece informações livres aos seus candidatos, ou até mesmo as ajudam a descobrirem candidatos eminentes.
Na pesquisa feita pelos alunos foi possível identificar que as Redes Sociais Virtuais mais utilizadas, dentre os oito Gestores de Recursos Humanos entrevistados são: “Para a realização do recrutamento,
as redes sociais mencionadas pelos gestores foram: Twitter, Formspring, You Tube, LinkedIn, Orkut e Facebook; enquanto que para a seleção de pessoas foram: Facebook, Twitter e Orkut.”. A partir daí foram retiradas as vantagens e desvantagens dos uso dessas “redes”. Vantagens: O uso das redes sociais é algo sem custo, e o público que mais se procura atingir é o público jovem, o público que lê o jornal, a revista online e não impressos, deixando claro que algumas informações contidas na revista impressa não consta online. Outra vantagem é que como hoje as pessoas estão mais conectadas, uma vaga de emprego divulgada na internet se estende por um campo muito amplo de pessoas e torna empresa, mesmo que jovem, conhecida. Porém, esta abrangência de informações também pode ser considerada uma desvantagem, pois corre o risco da empresa oferecer uma vaga com data de expiração e mesmo depois de expirar ela continua a circular pela “rede”, podendo ocasionar em uma imagem e comentários negativos para a empresa, lembrando que é obrigação da organização manter as suas informações divulgadas atualizadas, outra desvantagem é a falta de informações importantes nos perfis dos candidatos, como telefone para contato, email pessoal, afinal não são toda as pessoas que expõem seus contatos para desconhecidos e muitos vezes isso torna o processo mais demorado. Ou seja, no lugar de agilizar o trabalho dos gestor, só o torna mais complicado e cansativo. Outro aspecto levantado foi o de que no seu perfil em uma rede de social, estamos livres para dizer o que pensamos, para ser nós mesmos, ou não, pois naquele momento estamos livres de julgamentos e comparações. Muitas pessoas podem a vir “mascarar” quem realmente são então não se pode levar tudo o que está em seu perfil como uma verdade absoluta. Mas pode-se levar em conta as fotos, o relacionamento, os comentários, as comunidades que segue, pois ninguém coloca como característica que é uma pessoa agressiva ou indisciplinada.
Contudo, podemos concluir que é necessário que exista o contato humano do gestor com o seu candidato, pois na internet na maioria das vezes somos quem queremos ser e não o que somos no cotidiano, uma pessoa pode ser bem humorada, compreensiva e decidida na internet e na vida real ser o contrário disso. É necessário sim o uso da internet e das Redes Sociais Virtuais para fazer divulgação da organização, para estar atento o que acontece no “mundo digital” e não só para o Recrutamento e Seleção.

Outros materiais