Buscar

AULA 1 e 2 anatomia

Prévia do material em texto

Rio, 09\03\2018 – universidade Estácio de Sá 
Anatomia sistêmica – Resumo aula 01
. Anatomia: Palavra de origem grega, que significa estudar o corpo em partes. É uma ciência que ao longo do século, ganhou diversas contribuições, principalmente dos egípcios, que ao humificar os corpos descreviam o que encontravam, com isso, deixaram grande legado de estudo que se sedimentou ao longo dos anos, de modo que, hoje entendemos esse nome como da ciência que estuda e descreve a estrutura do corpo humano. 
Divisão da anatomia
. Macroscópica: Quando se pode visualizar e estudar as estruturas a olho nu.
. Microscópica: Necessita de um microscópio para observar e estudar as partes do corpo. 
OBS: A anatomia é uma ciência, pois possui métodos de estudo e registros científicos consolidados. 
. Nomenclatura anatômica: definição de nomes ou conjuntos de estruturas, com posições e planos para estudo do corpo humano. 
. Normalidade: Significa que as características internas comuns encontradas no corpo humano, independente de nacionalidade ou raça. 
. A variação anatômica é uma variação do padrão considerado normal, mais o individuo que nasce com essa característica, não necessariamente sofre com a saúde/risco de morte. 
Exemplo: um dedo a mais em mãos ou pés\ presença de uma mancha pilosa fora do couro cabeludo\ presença de dois mamilos 
. A anomalia consiste numa variação anatômica com diferentes riscos a saúde do individuo. 
. A monstruosidade consiste numa grave alteração anatômica, incompatível com a vida e por vezes, os indivíduos nascem mortos (natimorto) ou morrem em tempo precoce
Exemplo: Anencefalia (ausência de encéfalo) 
A posição anatômica considera o corpo ereto em posição ortostática (de pé), cabeça e face voltada anteriormente (para frente), olhar no horizonte, membros superiores estendidos ao longo do corpo, palmas das mãos voltadas anteriormente (para frente),membros inferiores, justapostos com os calcanhares ligeiramente afastados e as pontas dos pés voltadas anteriormente (para frente).
Termos anatômicos
. anterior/posterior 
. medial/lateral 
. proximal distal 
Esqueleto humano 
. O esqueleto humano é subdivido em: axial (composto por: cabeça, tronco e pescoço) e apendicular (composto por superiores (MMSS) e inferiores (MMII) )
A união dos esqueletos axial e apendicular se dão por meio das cinturas escapular e pélvica.
. A cintura escapular é composta por: escapulas, esterno e clavículas. 
. A cintura pélvica é composta por: ilíacos e sacro 
Planos e Eixos anatômicos 
1) Plano sagital: divide o corpo em 2 lados: direito e esquerdo, possui perpendicularmente a ele o eixo latero-lateral, nele ocorrem os movimentos de: flexão e extensão. 
2) Plano Frontal: divide o corpo em 2 partes: anterior\ventral e posterior\dorsal. Possui a ele o eixo antero-posterior. Nele ocorrem os movimentos de abdução e adução, quando se refere ao esqueleto apendicular e inclinação lateral para direita ou esquerda quando se refere o esqueleto axial.
3) Plano Tranverso (transversal\horizontal): divide o corpo em 2 partes: superior\cranial e inferior\podal. Possui perpendicularmente a ele, o eixo longitudinal. Nele ocorrem os movimentos de rotação medial (interno) e rotação lateral (externo), quando se referem ao esqueleto apendicular e rotação pra direita ou esquerda quando se refere ao esqueleto axial.
Tipos de ossos 
. curto
. longo
. irregular 
. sezanoide
Ossos longos 
Compostos por: 
. Epífise proximal (extremidade do osso) 
. Epífise distal (extremidade do osso) 
. Diáfise (meio do osso) 
. metáfise (localizada entre a epífise e a diáfise)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes