Buscar

GABARITO da prova presencial 2 chamada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina 
	BIOQUÍMICA HUMANA APLICADA À NUTRIÇÃO 
	Professor (a) 
	RONMILSON ALVES 
 1. Uma via metabólica pode ser entendida como uma série de reações, em que o produto de uma reação se torna o substrato da próxima etapa da via. Em relação aos aspectos gerais das vias metabólicas nas células animais, assinale a alternativa incorreta. 
a) As vias metabólicas podem ser classificadas como: linear, cíclica e em espiral. 
b) Um bom exemplo de via cíclica é o ciclo do ácido cítrico. 
c) A biossíntese de ácidos graxos é uma via em espiral. 
d) A glicólise é uma via essencialmente cíclica. 
e) O ciclo do ácido cítrico é classificado como uma via anfibólica. 
Alternativa correta: Letra D. 
Comentário: A alternativa está incorreta, visto que a via glicolítica tem características de uma via linear, uma vez que o produto de cada uma das etapas que compõe a via é o substrato da etapa posterior. 
Identificação do conteúdo: Livro texto, unidade 1, página 13. 
Assunto: Metabolismo geral. 
2. A glicose é uma molécula relativamente rica em energia, logo, é um excelente combustível energético. Além disso, a glicose é uma molécula precursora de outros metabólitos. Todas as alternativas a seguir são possíveis destinos da glicose, EXCETO: 
a) Pode ser empregada na síntese de polissacarídeos complexos que irão fazer parte da matriz extracelular. 
b) Ser armazenada, em células especializadas, como glicogênio. 
c) Ser oxidada ao piruvato através da glicólise. 
d) Ser oxidada à ribose-5-fosfato através da via das pentoses fosfatos. 
e) Ser empregada na beta-oxidação para a obtenção de unidades de aceil-CoA. 
Alternativa correta: Letra E. 
Comentário: A alternativa está incorreta, pois a beta oxidação é uma via que emprega essencialmente ácidos graxos para a obtenção de acetil-CoA. 
Identificação do conteúdo: Livro texto página 04. 
Assunto: Metabolismo dos carboidratos
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA HUMANA APLICADA À NUTRIÇÃO PROFESSOR (A): RONMILSON ALVES 
3. A insulina e o glucagon são antagonistas, ou seja, são hormônios que tem ação oposta. A insulina promove processos do estado absortivo enquanto que o glucagon atua nos processos do estado pós-absortivo. Em relação ao mecanismo de ação do glucagon e fatores que estimulam a secreção desse hormônio, assinale a alternativa correta. 
a) A secreção de glucagon é estimulada pelo aumento dos níveis séricos de glicose. 
b) O sistema nervoso simpático, embora esteja envolvido com inúmeros processos fisiológicos, não interfere diretamente ou indiretamente na secreção do glucagon. 
c) Sabe-se que o glucagon e a insulina atuam como parácrinos nas ilhotas de Langerhans, em que a insulina inibe a secreção de glucagon pelas células α, ao passo que o glucagon inibe a secreção de insulina pelas células β. 
d) No fígado, o glucagon realiza a glicogênese e a gliconeogênese, aumentando os níveis sanguíneos de glicose. 
e) No tecido adiposo, o glucagon estimula a lipogênese. 
Alternativa correta: Letra C. 
Comentário: A alternativa está correta. De fato a secreção de um hormônio termina por inibir a secreção do outro. Vale observar que a secreção do glucagon é estimulada pela redução dos níveis de glicose sanguínea. No tecido adiposo esse hormônio estimula a lipólise, enquanto que no fígado é estimulada a glicogenólise. 
Identificação do conteúdo: Livro texto, unidade 4, página 160. 
Assunto: INSULINA E GLUGACON. 
4. Uma parte significativa do corpo humano – cerca de 17% - é formada por proteínas,as quais podem ser encontradas nos diversos tecidos. Tais biomoléculas podem ser definidas como polímeros complexos de aminoácidos. Qual das alternativas a seguir não descreve uma característica ou uma propriedade das proteínas? 
a) Os principais alimentos que são excelentes fontes de proteínas são: leite, ovos, carnes, cereais e leguminosas. 
b) São formadas a partir de 20 aminoácidos, estes podem ser classificados como essenciais e não-essenciais. 
c) Os aminoácidos essências são aqueles que a sua presença na composição de determinada proteína é indispensável, logo, são comumente sintetizados pelas células, a fim de ter uma produção constante. 
d) As enzimas envolvidas na digestão de proteínas da dieta são denominadas de peptidases. 
e) A digestão de proteínas inicia-se no estômago mediante a ação da enzima pepsina. 
Alternativa correta: Letra C. 
Comentário: Os aminoácidos essências são aqueles que a sua presença na composição de determinada proteína é indispensável, logo, são comumente sintetizados pelas células, a fim de ter uma produção constante. 
Identificação do conteúdo: Livro texto, unidade 4, página 160. 
Assunto: INSULINA E GLUGACON. 
5. Analise o enunciado a seguir: “A maior parte dos alimentos que ingerimos consiste de grandes polímeros ou macromoléculas, que devem ser transformados em moléculas menores antes de serem ________________ e ficarem disponíveis para todas as células do organismo, visto que são relativamente grandes e não atravessam as membranas. Este processo, catalisado por enzimas específicas, chama-se _________________.” 
Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas acima são: 
a) absorvidos; digestão 
b) secretados; digestão 
c) secretados; absorção 
d) digeridos; secreção 
e) absorvidos; transformação 
Alternativa correta: Letra A. 
Comentário: Quando as macromoléculas são reduzidas, elas são levadas para a circulação sanguínea por um processo chamado de absorção. Ou seja, antes dos macros nutrientes serem ABSORVIDOS, devem primeiramente ser transformados em compostos menores. Todo processo que envolve as transformações (mecânicas e enzimáticas) dos alimentos recebe o nome de DIGESTÃO. 
Identificação do conteúdo: Livro texto, unidade 1, página 31 e no guia de estudos 1 na página 9. 
6. O sistema gastrointestinal é regulado pelo sistema nervoso autônomo, pelo sistema nervoso entérico e por hormônios secretados pelo estômago e intestino delgado. Marque a alternativa que descreve corretamente o local de secreção e os efeitos de sua atuação, respectivamente, do hormônio em questão. 
a) Gastrina – duodeno e jejuno – estimula a secreção e motilidade gástrica. 
b) Secretina – duodeno e jejuno – estimula a secreção e motilidade gástrica além de inibir a secreção de enzimas pancreáticas e da bile pelo fígado. 
c) Colecistocinina – estômago – estimula a secreção de enzimas pancreáticas e da bile pelo fígado além de estimular a contração da vesícula biliar. 
d) Gastrina – estômago – estimula a secreção e motilidade gástrica. 
e) Secretina – estômago – inibe a secreção e motilidade gástrica, estimula a secreção de enzimas pancreáticas e de bicarbonato além de promover secreção da bile pelo fígado. 
Alternativa correta: Letra D. 
Comentário: A gastrina é um hormônio secretado pelo estomago com o objetivo de estimular a secreção e motilidade gástrica. 
Identificação do conteúdo: Livro texto, unidade 1, página 36. 
Assunto: DIGESTÃO. 
7. Os lipídeos são uma importante fonte de energia para as células, principalmente nos períodos de jejum. Um homem adulto consome cerca de 60-150g de lipídeos por dia, dos quais aproximadamente 90% são representados por triacilglicerídeos. Das enzimas digestivas descritas a seguir, qual está envolvida diretamente com a digestão de lipídeos provenientes da dieta? 
a) Lipases. 
b) Amilases. 
c) Secretinas. 
d) Lisozimas. 
e) Ribonucleases. 
Alternativa correta: Letra A. 
Comentário: A digestão de lipídeos inicia-se na boca pela saliva, visto que esta tem a enzima lípase lingual, no estômago tem a lípase gástrica e por fim no intestino delgado temos a presença das lípases pancreáticas. 
Identificação do conteúdo: Livro texto, unidade 2, página 85. 
Assunto: METABOLISMO DE LIPÍDEOS. 
8. As vitaminas são precursoras de importantes coenzimas de inúmeras reações enzimáticas. São definidas como moléculas orgânicas essenciais ao organismo, e em sua maior parte, não são possíveis de serem obtidas pelas nossas células. Em relação aos aspectos gerais dasvitaminas e suas funções, marque a alternativa incorreta. 
a) Podem ser divididas em dois grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis. 
b) Por prevenção, muitos alimentos industrializados são enriquecidos com doses adicionais de algumas vitaminas para assegurar que a população, principalmente as crianças as quais estão em desenvolvimento, tenham acesso as quantidades necessárias de tais compostos. 
c) As vitaminas hidrossolúveis são rapidamente excretadas pela urina, sendo assim, dificilmente se acumulam em concentrações tóxicas. 
d) As vitaminas lipossolúveis são moléculas hidrofóbicas, e por terem as características lipídicas, são absorvidas no intestino por um processo similar com a absorção de outros nutrientes lipídicos. 
e) As vitaminas, de modo geral, são determinantes para o aumento da massa corpórea, uma vez que são excelentes nutrientes calóricos ou energéticos. 
Alternativa correta: Letra E. 
Comentário: De fato, as vitaminas não são substratos energéticos, logo não podem ser entendidas como um composto orgânico que vai promover o aumento da massa corpórea. 
Identificação do conteúdo: Livro texto, unidade 2, páginas 45,46 e 74 e no guia de estudos 2 na página 1. 
9. Da mesma forma que as vitaminas, os minerais são nutrientes necessários em pequenas quantidades, porém realizam funções vitais ao organismo. Mais de 20 minerais são considerados nutrientes essenciais. Qual das alternativas a seguir não está correta quanto aos conceitos básicos, fonte e metabolismo dos minerais? 
a) A absorção de cálcio é influenciada por um número significativo de fatores, como a vitamina D, a lactose e o teor de fósforo da dieta, além da própria necessidade do corpo. 
b) Os micronutrientes minerais são também chamados de oligoelementos. Geralmente os alimentos de origem vegetal são a melhor fonte de minerais quando comparados aos alimentos de origem animal. 
c) As funções mais importantes do cálcio estão associadas aos ossos. Nestes, os sais de cálcio são depositados na matriz de colágeno, desenvolvendo a rigidez óssea. 
d) O fósforo consumido na dieta encontra-se nas formas orgânica e inorgânica. A parte orgânica é clivada por fosfatases intestinais até o fósforo inorgânico. 
e) Uma importante função do ferro se dá nas reações de oxidação-redução em que participa ativamente do transporte de oxigênio nas hemoglobinas e mioglobinas. 
Alternativa correta: Letra B. 
Comentário: Os alimentos de origem animal são as melhores fontes de minerais quanto comparados aos alimentos de origem vegetal. 
Identificação do conteúdo: Livro texto, unidade 4, página 141. 
Assunto: METABOLISMO DOS MINERAIS. 
10. O metabolismo do oxigênio envolve a produção das espécies reativas, como o radical superóxido, radicais hidroxilas e peróxidos de hidrogênio, conhecidos também como radicais livres. É de amplo conhecimento que as espécies reativas são extremamente tóxicas às células. Qual alternativa abaixo apresenta compostos que podem ser obtidos a partir da alimentação e auxiliam no combate aos efeitos danosos dos radicais livres? 
a) Glicose, vitamina C e ácido graxo. 
b) Vitamina E, vitamina C e lactose. 
c) Vitamina C, vitamina E e o β-caroteno. 
d) Vitamina E, vitamina B1 e β-caroteno. 
e) Vitamina C, glicose e fosfolipídeo. 
Alternativa correta: Letra C. 
Comentário: As vitaminas C e E além dos β-carotenoides, são bons antioxidantes e reagem primeiramente com os radicais livres, antes de esses atacarem as biomoléculas e as estruturas celulares. 
Identificação do conteúdo: Livro texto, unidade 1, página 30. 
Assunto: RADICAIS LIVRES.

Outros materiais