Buscar

Simulado de Imunologia Básica (1)

Prévia do material em texto

Substância secretada pelas células do Sistema Imune que têm como função mediar as funções do Sistema Imunológico, servindo também como mecanismo de comunicação entre as células:
		
	
	
	
	 
	Citocina.
	
	
	Complemento.
	
	
	Lisozima.
	
	
	Antígeno.
	
	
	Anticorpo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A partir de um procedimento cirúrgico, por exemplo, é comum a formação de resposta inflamatória. Isto ocorre pois há agressão tecidual.
Os sinais flogísticos de uma resposta inflamatória qualquer são:
		
	
	
	
	 
	Dor, calor, rubor e edema.
	
	
	Febre, dor, calor e edema.
	
	
	Somente dor e rubor.
	
	
	Dor e febre.
	
	
	Dor, rubor, edema e febre.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Um indivíduo ao sofrer um corte no dedo, percebeu um extravasamento de sangue no local da lesão, além de iniciarem os sintomas  de dor e calor.  Considerando que os sintomas mencionados são característicos de um processo inflamatório, devido a secreção de citocinas pró-inflamatórias pelos macrófagos locais.  Assinale a alternativa abaixo que justifica o sintoma da dor.
		
	
	
	
	 
	A migração de hemácias, assim como o edema são capazes de comprimir as terminações nervosas, acarretando a dor.
	
	 
	A migração de neutrófilos, assim como o edema são capazes de comprimir as terminações nervosas, acarretando a dor.
	
	
	A permeabilidade vascular reduzida leva ao extravasamento de líquido intravascular para o local da lesão, gerando a dor.
	
	
	A vasodilatação e o aumento da permeabilidade vascular levam ao aumento do fluxo sanguíneo e do metabolismo local, promovendo a dor.
	
	
	 A permeabilidade vascular aumentada leva ao extravasamento de líquido intravascular para o local da lesão, gerando a dor.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		João ao sofrer um corte na mão, percebeu um extravasamento de sangue no local da lesão, além de iniciarem os sintomas  de calor e rubor.  Considerando que os sintomas mencionados são característicos de um processo inflamatório, devido à secreção de citocinas pró-inflamatórias pelos macrófagos locais.  Assinale a alternativa abaixo que justifica o sintoma do calor e rubor.
		
	
	
	
	 
	O aumento do calibre dos vasos sanguíneos locais, aumentando a permeabilidade vascular, que leva ao aumento do fluxo sanguíneo e do metabolismo local, promovendo o calor e o rubor.
	
	
	A permeabilidade vascular reduzida leva ao extravasamento de líquido intravascular para o local da lesão, gerando o calor e o rubor.
	
	
	A migração de hemácias, assim como o edema são capazes de comprimir as terminações nervosas, acarretando o calor e o rubor.
	
	
	A permeabilidade vascular aumentada leva ao extravasamento de líquido intravascular para o local da lesão, gerando o calor e o rubor.
	
	
	A migração de neutrófilos, assim como o edema são capazes de comprimir as terminações nervosas, acarretando o calor e o rubor.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O processo inflamatório é uma reação do organismo a uma infecção ou lesão dos tecidos. Classicamente, a inflamação não é constituída por qual dos seguintes sinais flogísticos:
		
	
	
	
	 
	Perda de função
	
	
	Dor
	
	 
	Cronicidade
	
	
	Rubor
	
	
	Calor
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Citocina é um termo genérico empregado para designar um extenso grupo de moléculas envolvidas na emissão de sinais entre as células durante o desencadeamento das respostas imunes. As diferentes citocinas podem ser enquadradas em diversas categorias, exceto:
		
	
	
	
	 
	Fator de Necrose Tumoral
	
	
	Interleucinas
	
	
	Fator estimulador de Colônias
	
	 
	Sistema Complemento
	
	
	Interferons
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Este tipo de resposta é uma resposta inespecífica a uma agressão tecidual. Pode ter origem química, física, ou biológica, trazendo sinais flogísticos que caracterizam. Esta resposta é conhecida como:
		
	
	
	
	 
	fagocitose
	
	
	hipertrofia
	
	 
	inflamação
	
	
	ativação do complemento
	
	
	memória imunológica
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Qual mecanismo de defesa passa a atuar no caso da inflamação não conseguir conter a infecção?
		
	
	
	
	 
	Poderá ocorrer a ação de outros leucócitos.
	
	 
	O organismo ainda conta com a defesa específica, a resposta imunológica propriamente dita, humoral e celular, realizada por linfócitos.
	
	
	Não há outro mecanismo que possa conter ou eliminar a infecção.
	
	
	O organismo ainda conta com a defesa específica, a resposta imunológica propriamente dita, humoral e celular, realizada por neutrófilos.
	
	
	O organismo ainda conta com a defesa inespecífica, a resposta imunológica propriamente dita, humoral e celular, realizada por mcrófagos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes