Buscar

TGA AULAS DE 1 A 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA 1: ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
1. Considerando as teorias da Administração, qual teórico entendia que as indústrias no início do século XX apresentavam os seguintes problemas: ociosidade sistemática dos operários; métodos e técnicas de trabalho não uniformes e desconhecimento dos gerentes sobre os fluxos de operações das atividades que eram desenvolvidas e do tempo gasto necessário para sua execução?
R Frederick Taylor
2 A Teoria Científica da Administração tinha como ênfase:
R. A adoção de métodos racionais e padronizados, bem como a máxima divisão de tarefas.
3. A Escola das Relações Humanas é contemporânea da Escola Clássica, constituindo-se um movimento de oposição ao processo de alienação no trabalho decorrente dos métodos da administração científica. Em relação à Escola de Relações Humanas, assinale a alternativa verdadeira.
R. As conclusões obtidas nos estudos realizados em Hawthorne geraram novas ideias que contribuíram para modificar a forma como os gerentes se comportavam em relação aos operários.
4. Leia as afirmações abaixo sobre a Revolução Industrial.
I. Ocorreu a substituição do operário especializado pelo artesão.
II. A saída das pessoas do campo para a cidade causou sérios problemas, surgindo a necessidade de administração pública.
III. Havia muita mão de obra disponível, no entanto, sem qualificação.
IV. Surgiram as fábricas e sindicatos, crescendo de maneira desorganizada, pois ainda não havia uma teoria própria para elas. Estão corretas:
R: II, III e IV.
5. Taylor, considerado o pai da Administração Científica, se preocupou num primeiro momento com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo de tempos e movimentos. São objetivos do estudo de tempos e movimentos, com exceção de:
R: estabelecer uma delegação plena de autoridade.
6. A história efetiva da Administração como área de estudos e pesquisa é recente, um pouco mais de 100 anos, século XX. Dada a afirmativa "O ato de administrar, por si só, está intimamente relacionado à cooperação humana, desde sua existência", pode-se relacioná-la:
R ao trabalho em equipe observado desde a história antiga da humanidade onde gregos, egípcios, romanos, hebreus já praticavam administração sem mesmo conhece-la.
7. Dentre os Princípios Gerais da Administração defendidos por Henri Fayol estão a (1) Centralização e a (2) Ordem. Assinale a alternativa da qual tenham os significados corretos.
R. (1) Consiste na concentração da autoridade no topo da hierarquia; (2) consiste, essencialmente, um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
8. A criação do ORT na Administração Científica proporcionou a utilização de métodos e procedimentos diversificados para o desenvolvimento de uma atividade por parte dos trabalhadores e, também, a diferentes níveis de produção. Assinale a alternativa que NÃO representa um dos aspectos da ORT:
R. Conceito de "Homo Social".
AULA 2: ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
1. De acordo com a Hierarquia das necessidades de Maslow, assinale a alternativa que apresenta as necessidades em ordem crescente:
R Fisiológica, segurança, social, estima e auto-realização.
2. Com relação à Teoria Y, analise as afirmativas a seguir. I. A Teoria Y caracteriza o esforço físico e mental para trabalhar com algo tão natural como a diversão e repouso. II. A Teoria Y preconiza que o homem procura, sobretudo, segurança. III. A Teoria Y determina que o controle externo não é a única forma de se conseguir esforço das pessoas Assinale:
R. se somente a afirmativa I estiver correta
3. Conforme Herzberg, o que de fato motiva os trabalhadores não é o salário, mas sim as necessidades:
R. De autoestima e de autorealização.
4. Influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para o alcance de objetivos específicos, podendo ser autocrática, democrática ou liberal. Refere-se ao conceito de:
R. Liderança.
5. A preocupação em humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos con-ceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e buscando novos padrões de vida para os trabalhadores serviu de base para o surgimento da teoria:
R das Relações Humanas
6. Qual teoria da administração trata a motivação do trabalhador como sendo exclusivamente resultado da recompensa salarial?
R. Administração Científica
7. Quais as três necessidades humanas básicas utilizadas na teoria de Lewin?
R Fisiológicas, psicológicas e auto realização
8. Sobre a origem da Teoria das Relações Humanas, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
R. C) A Teoria das Relações Humanas surgiu para reforçar as abordagens clássica de Taylor, Fayol e Ford que defendiam pressupostos de que a organização era uma máquina desprovida de valores humanos.
AULA 3: ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
1. Assinale a alternativa que não apresenta uma das características da Teoria da Burocracia.
Pessoalidade
2. Sobre tipologia de autoridade, assine a alternativa falsa:
R Autoridade legal é o único poder que pode exercer a função de líder ou chefe, vinculando o meio hierárquico no ambiente de trabalho.
3. Marque a alternativa que não apresenta uma vantagem da Burocracia.
R, Eliminação do atrito entre pessoas.
4. A Teoria Estruturalista tem ênfase:
R. Na estrutura, nas pessoas e no ambiente
5. Grupamento social em que rege o princípio da competência definida mediante regras impessoais, normas, regulamentos; da documentação; da hierarquia funcional; da permanência obrigatória do servidor na repartição, durante determinado período e da subordinação do exercício dos cargos a normas abstratas. A esta definição refere-se:
R. Burocracia
6. Sabemos que a sociedade burocrática possui algumas características marcantes. Assinale a opção que NÃO representa uma dessas características
R. Flexibilidade.
7. Imagine que, na comunidade do Buraco Negro, Sebastião das Antigas é o líder, tendo herdado esta condição de seu falecido pai. Segundo a análise de Max Weber, este é um modelo de sociedade:
R Tradicional
8. Para a consecução de fins organizacionais é preciso organizar a atividade humana de modo estável. Trata-se do objetivo da:
R burocracia.
AULA 4: TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
1. Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, existe a figura do homem que participa simultaneamente de várias organizações. Esse é o conceito de:
R. Homem organizacional.
2. A tipologia, ou seja, a classificação das organizações resultante dos estudos realizados por Etzioni é considerada simplista e baseada exclusivamente nos tipos de controle definidos pela Teoria Estruturalista. Considerando o modelo de organização coercitiva, identifique a seguir os aspectos que representam as características da forma de ingresso e de permanência dos membros da organização:
R. Coação, imposição, força, ameaça e medo
3. A tipologia das organizações definida por Blau e Scott enfatiza a força do poder e da influência do beneficiário principal (quem se beneficia com a organização) sobre as organizações, a ponto de condicionar a sua estrutura e seus objetivos. Considerando que o beneficiário principal de uma empresa é representado pelos proprietários, dirigentes ou acionistas, a que tipo de organização eles estão relacionados? Identifique-a a seguir.
R. Organizações de interesses comerciais;
4. Um dos estímulos à mudança pode ter origem na existência do conflito organizacional. Identifique a seguir qual teoria administrativa que não só reconheceu o conflito como inevitável , mas também como desejável para tirar os empregados da zona de conforto:
R. Teoria Estruturalista
5. A Teoria Estruturalista representou um verdadeiro desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação em direção à Teoria das Relações Humanas, representando, também, uma visão crítica da organização formal.
Sobre esta teoria foram feitas as seguintes afirmações:
I - Estruturalismo é a teoria que preocupa-se com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo.II - Surgiu da necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem muitos grupos.
III - O homem organizacional é aquele que desempenha diferentes papéis em diversas organizações e, para isto, precisa ter certas características de personalidade:
Está(ão) correta(s):
R. I, II e III
6. As tipologias de organização se baseiam em características e dimensões comuns a várias organizações, como se elas existissem no vazio. Blau e Scott apresentam uma tipologia das organizações baseada no beneficiário principal. Para Blau e Scott, há quatro categorias de participantes que se beneficiam de uma organização formal. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes participantes:
R. Os concorrentes
7. ¿Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o "homo economicus" e a Teoria das Relações Humanas "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", de modo que ¿as organizações dominam a vida¿. Leia as opções abaixo e marque a opção correta com as características do ¿Homem organizacional¿:
R. Tolerância à frustração, capacidade de adiar recompensas e desejo permanente de realização.
8. Que tipo de supervisão considera que cada supervisor deve cuidar somente dos assuntos relacionados a uma determinada área ou especialidade?
R. Supervisão funcional
AULA 5: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA
1. Vitor ocupa o cargo de Gerente Geral da empresa Chocolate Delicioso Ltda., sendo responsável por liderar uma equipe de cinquenta pessoas. Vitor tem o hábito de discutir suas decisões com sua equipe, além de apresentar várias alternativas a seus liderados a fim de estimular o debate. Quanto aos estilos de liderança, é correto afirmar que Vitor adota o estilo de liderança:
R. democrático
2. A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. Baseado nesta afirmação assinale a(s) alternativa(s) correta(s) em relação à Descentralização: I - A tendência moderna é no intuito de descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos. II - A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões. III - A descentralização aumenta a eficiência e a motivação, aproveitando melhor o tempo e a aptidão dos funcionários.
R. I, II e III.
3. A centralização enfatiza as relações escalares, isto é, a cadeia de comando. A organização é desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo possui a mais alta autoridade. Baseado nesta afirmação assinale uma vantagem da Centralização.
R. As decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa, estão mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.
4. De acordo com a Teoria Geral da Administração, a Administração é um processo operacional composto de funções, como o Planejamento e Organização. Na Teoria Neoclássica há o ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias. As funções complementares no processo são:
R. Direção e Controle.
5. Quais são as principais funções do processo administrativo, segundo a abordagem neoclássica da Administração?
R. Planejamento, organização, direção e controle.
6. O planejamento da empresa que é projetado no longo prazo, que está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa, e que envolve a empresa como uma totalidade é o:
R. Estratégico.
7. O planejamento é feito de modo diferente nos vários níveis organizacionais. Em razão disso, existe uma hierarquia de planos. Assinale os três níveis distintos de planejamento:
R. Estratégico, Tático e Operacional.
8. A Teoria Neoclássica considera que as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração. Assinale a opção que se refere às funções básicas do Administrador, segundo os Neoclássicos. 
R. Planejar, organizar, dirigir e controlar

Outros materiais