Buscar

resenha critica EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES DE ALGODÃO COM FUNGICIDAS NO CONTROLE DO TOMBAMENTO DE PLÂNTULAS CAUSADO POR Rhizoctonia solani

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC - CAMPUS FAIS SORRISO- Departamento de Agronomia
 Disciplina: Fitopatologia Aplicada 
Professora: Leiri Daiane Barili; 
Aluna: Ana Clara Gatto, Jonas Martins; Marcelo Almeida, Matheus Nunes e Whesley L. Santos. 
Data: 07/11/2017
AVALIAÇÃO PARCIAL 2
EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES DE ALGODÃO COM
FUNGICIDAS NO CONTROLE DO TOMBAMENTO DE
PLÂNTULAS CAUSADO POR Rhizoctonia solani
Autor: Augusto C. P. Goulart
Publicado em: Efeito do tratamento de sementes de algodão com fungicidas no controle do tombamento de plântulas causado por Rhizoctonia solani. Fitopatologia Brasileira 27 páginas 399 até 402 – ano 2002. 
RESENHA CRÍTICA
O pesquisa foi desenvolvida na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados/MS, e seu objetivo foi avaliar a eficiência de alguns fungicidas, aplicados no tratamento de sementes de algodão (Gossypium hirsutum), no controle do tombamento de plântulas causado por Rhizoctonia solani.
O tombamento de plântulas de algodoeiro pode ser causado por vários fungos, os principais agentes etiológicos dessa doença são: Rhizoctonia solani Khun., Colletotrichum gossypii South (causador da antracnose) e Colletotrichum gossypii South var. cephalosporioides Costa (causador de ramulose) seguidos por Fusarium spp. e Pythium sp., que são considerados secundários, nas condições do Brasil (Tanaka et al., 1989; Tanaka & Menten, 1991; Santos et al., 1992). O Rhizoctonia solani é considerado o fungo mais prejudicial pois é mais intenso que os demais no tombamento de pré-emergência. 
O tratamento de sementes com fungicidas é a medida de controle mais eficiente, dentre o conjunto de práticas recomendadas para o controle do tombamento, é a principal medida adotada, além de ser a opção mais econômica para minimizar os efeitos desta doença. 
O objetivo do estudo foi avaliar a eficiência de diferentes fungicidas utilizados no tratamento de sementes de algodão no controle de tombamento por R. solani e seus efeitos na emergência de plântulas. Foi conduzido um ensaio no ano de 2000 em casa de vegetação utilizando sementes de algodão cv. DeltaOpal deslintadas com ácido sulfúrico, sendo o experimento instalado no mesmo dia em que as sementes foram tratadas com fungicidas. Os fungicidas utilizados (em gramas do ingrediente ativo/100 kg de sementes) foram os seguintes: carboxin + thiram (187,5+187,5); triadimenol (30); triadimenol + tolylfluan id(30+75); triadimenol + pencycuron + tolylfluanid (30+50+50); thiram + thiabendazole + difenoconazole (280+200+3,6); carboxin + thiram + benomil (187,5+187,5+50); carboxin + thiram + carbendazin (187,5+187,5+50), fluazinam (150) e procimidone (150).
O delineamento experimental utilizado no ensaio foi inteiramente casualizado, com 11 tratamentos e quatro repetições de 200 sementes cada, as médias foram comparadas pelo teste de Duncan, ao nível de 5% de probabilidade. 
Para inocular as sementes de algodão culturas puras do patógeno foram cultivadas de modo a obter o inoculo do patógeno foi triturado na forma de pó. Como substrato foi utilizada areia lavada e previamente autoclavada, as sementes (tratadas e não tratadas) foram distribuídas em orifícios individuais equidistantes a 3 cm de profundidade, antes do fechamento dos orifícios foi feita a inoculação homogênea com R. solani. Foram semeadas 200 sementes em cada bandeja plástica contendo areia lavada. 
Para avaliação utilizou-se o “growing on test” em emergência e pós-emergência. A avaliação de emergência foi dividida em duas etapas a primeira denominada “avaliação inicial” aos sete dias após a semeadura e a segunda denominada “avaliação final” aos 26 dias após a semeadura. Ao final do período obteve-se um valos final cumulativo de plântulas tombadas. 
Dentre os tratamentos de semente utilizados, foram obtidos os seguintes resultados: com relação à emergência inicial de plântulas Os melhores resultados foram obtidos pelas misturas triadimenol + pencycuron + tolylfluanid, carboxin + thiram + carbendazim, carboxin + thiram + benomil e triadimenol + tolylfluanid, estatisticamente semelhantes entre si, promovendo as melhores emergências de plântulas, nessa avaliação inicial. Já na emergência final de plântulas os melhores resultados foram obtidos com: triadimenol + pencycuron + tolylfluanid, seguido de triadimenol + tolylfluanid, carboxin + thiram + carbendazim, triadimenol e carboxin + thiram; conforme tabela abaixo: 
Conforme o observado os melhores resultados foram obtidos quando as sementes foram tratadas com a mistura tríplice triadimnol + pencycuron + tolylfluanid, proporcionando proteção total contra o tombamento de plântulas causado por R. solani, não sendo observada nenhuma plântula tombada nas parcelas deste tratamento. 
Salienta-se que os fungicidas que proporcionaram melhores emergências iniciais estão na verdade, controlando o fungo presente no substrato, sendo um efeito indireto do fungicida a capacidade de manutenção do estande, no sentido de evitar o tombamento de pós-emergência causado por este patógeno. 
Frisa-se ainda que os melhores resultados obtidos ocorreram nos tratamentos de semente em que utilizou-se mistura de fungicidas se comparados aos uso isolado de um determinado produto. Esta medida ajuda a evitar, também, o surgimento de populações resistentes entre os patógenos. Portanto o tratamento de sementes de algodoeiro deve ser considerado uma das alternativas mais eficazes para o controle do tombamento. 
O grupo avalia que a metodologia utilizada foi bem desenvolvida pelo pesquisador sendo que poderia ser replicada para outras culturas na avaliação do tratamento de sementes. O pesquisador soube dispor os dados de forma clara e concisa. Pensando no Manejo Integrado de Pragas e Doenças avaliamos que o estudo é de suma importância pois garante que quando a alternativa é o método de controle químico deve-se garantir que este método seja aplicado da melhor maneira possível, seja na escolha do princípio ativo ou de modo a evitar que o patógeno desenvolva resistência.

Outros materiais