Buscar

Unidade II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Leia as afirmações a seguir: 
I – O primeiro ano de nossas vidas é uma fase em que o subjetivo predomina, já que os movimentos são expressões advindas das emoções, das interações onde os bebês e adultos formam um canal privilegiado. 
II - O diálogo que há entre o bebê e adulto no primeiro ano de vida, é fase que se caracteriza de modo afetivo, se dá por meio do toque corpóreo, pelas expressões com que adultos e crianças trocam experiências, pelo tom de voz que o bebê aprende a reconhecer rapidamente. 
III – A criança começa também a conquistar domínio do seu corpo: aprende a virar, rolar, sentar-se. Todas essas conquistas primárias atendem e preparam a sua locomoção propriamente dita, o que vai lhe propiciar um grande leque de ações independentes. Locomover-se para uma criança é uma conquisa extraordinária. 
Estão corretas apenas as afirmações:
Resposta: I, II e III
Pergunta 2
Leia as afirmações a seguir: 
I – Para se comunicar, as crianças utilizam gestos, posturas, um ritmo próprio e essas dimensões, quase sempre subjetivas, devem ser acolhidas pelo educador, e propiciar a crianças o desenvolver-se de modo a alcançar e se apropriar dos significados que a sua expressão demonstra. 
II – Atividades como o banho e as massagens não são campos experimentais de primeira grandeza, onde as crianças podem experimentar sensações. 
III – Conhecer jogos e brincadeiras é uma condição essencial do professor/educador para ajudar a criança a ser expressiva e desenvolver todas suas potencialidades de linguagem e habilidades manuais. Estão corretas apenas as afirmações:
Resposta: I e III
Pergunta 3
Leia a questão e assinale a alternativa correta. 
Os bebês começam a descobrir o mundo exterior quando tocam um objeto que emite um som, ou tentando agarrar os móbiles que passeiam sobre sua cama/berço. 
A criança, dessa forma:
Resposta: Permite que se desenvolva a coordenação motora na descoberta do mundo exterior.
Pergunta 4
Leia a questão e assinale a alternativa correta: 
Para a criança, a locomoção e a preensão são conquistas importantes que ocorrem no plano da motricidade. E sua ação sobre o mundo que se desenrola a sua frente e lhe dá oportunidades de realizar atividades, que a surpreendem e a desafiam.
Resposta: Preensão é o movimento das mãos que opõe o polegar aos outros dedos.

Outros materiais