Buscar

AV1 FISIOLOGIA DE 2015 - Estácio CGrande

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AV1 FISIOLOGIA DE 2015
A excitação do receptor sensorial origina uma série de potenciais na fibra nervosa sensorial, culminando com o potencial de ação no neurônio sensorial. O potencial gerador, neste caso, pode ter permeabilidade aumentada da membrana neuronal aos íons de sódio causando influxo de sódio e despolarização.
 R - aumentada – sódio – influxo de sódio
Explique de que modo a mielinização altera a velocidade de condução do potencial de ação.
R – Nas fibras mielinizadas os potenciais de ação são conduzidos por impulsos saltatório, nodulos de ranvier que ficam entre as bainhas de mielinas são responsáveis pela condução saltatória que é mais rápida do que nas fibras amielinizadas.
Dentro da célula existe um grande número de proteínas e outras moléculas orgânicas, carregadas negativamente, que não saem do interior celular. Assim, atraem um grande número de sódio, potássio e outros íons positivos. Todas estas moléculas e íons, fazem com que haja osmose da água para o interior da célula. Desse modo, além de colaborar com o potencial de membrana (repouso), a Na/K ATPase, auxilia no controle do volume de água celular uma vez que bombeia 3 íons Na+ para fora da célula colaborando com o equilíbrio hídrico no interior celular.
R – negativamente – interior – Na+/K+ ATPase – 3 íons Na+.
Represente graficamente um potencial de ação, descreva suas fases, e o que pode estar acontecendo com as permeabilidades iônicas durante o PA. O que pode explicar a hiperporalização?
R – 
O potencial de ação ocorre através de uma rápida variação do potencial de repouso, ou seja, do potencial negativo pos potencial positivo através da troca de íons pela membrana plasmática. O potencial de ação é responsável pela informação nervosa, por exemplo. 
O potencial de ação se caracteriza por três etapas distintas: Despolarização, repolarização e repouso. 
A Despolarização é a etapa em q a membrana torna-se extremamente permeável aos íons Na+, ocorre portanto influxo de Na+ e consequente aumento de carga positiva no interior da célula e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula. 
RESUMO: FASE A – despolarização é a saída do potencisal de repouso. Os canais de Na+ se abrem e o Na+ entra em grande quantidade nas células deixando-as mais positivas.
A Repolarização é a etapa em q ocorre fechamento dos canais de Na+ e abertura dos canais de K+. Isso provoca um grande fluxo de íons potássio de dentro pra fora da célula. Enquanto isso ocorre, os íons sódio q estavam em grande quantidade no interior da célula, vão sendo transportados ativamente pro exterior, pela bomba de sódio-potássio. Tudo isso faz com q o potencial na membrana celular volte a ser negativo (mais cargas negativas no interior da célula e mais cargas positivas no exterior da mesma). 
RESUMO: FASE B – Repolarização é quando fecham-se os canais de Na+, o sódio começa a sair e o potássio entra nas células, voltando ao potencial de repouso.
3) O Repouso é o retorno às condições normais de repouso encontradas na membrana celular antes da mesma ser excitada e despolarizada. Nesta fase a permeabilidade aos íons potássio retorna ao normal e a célula rapidamente retorna às suas condições normais.
RESUMO: FASE C – Hiperpolarização – Ocorre devido aos canais de potássio que continuam aberto depois que a célula atingiu o potencial de repouso e vai de – 90 a – 70.
5) Após o disparo de um potencial de ação, a célula necessita de um tempo antes de disparar um próximo PA. Esse tempo chama-se período refratário. Analisando ainda figura anterior marque a alternativa correta.
R – a) No período refratário ABSOLUTO não ocorre novo PA pois, independe da intensidade do estímulo. Enquanto que no período refratário RELATIVO depende da intensidade do estímulo 
No período refratário ABSOLUTO, independente da intensidade o estímulo, não ocorre novo PA. Enquanto que, no período refratário RELTIVO, a ocorrência de novo PA, depende da intensidade do estímulo.
 
6) Enumere de 1(um) a 9 (nove) a sequencia de eventos que ocorrem em uma sinapse química.
(7) Abertura ou fechamento dos canais pós sinápticos;
(6) O transmissor liga-se a molécula receptoras na membrana pós-sináptica;
(2) Despolarização e a abertura de canais de Ca2 + dependentes de voltagem;
(7)PPSE 	OU 	PPSI que modifica a excitabilidade da cel pós-sináptica/ativação de cascata enzimática;
(9) Recuperação vesícula/inativação neurotransmissor
(5)Liberação do neurotransmissor;
(4)Fusão de vesículas com a membrana pré-sináptica;
(3)Influxo de Ca2+
(1) Um PA invade o terminal pré-sinaptico;
7) A integração neural é criticamente afetada por duas propriedades passivas da membrana: somação temporal e espacial, explique:
Somação Temporal – ocorre quando dois ou mais estímulos sublimiares são disparados próximos no tempo.
Somação Espacial – ocorre quando dois ou mais estímulos sublimiares são disparados próximos no espaço. 
8) Os receptores são proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular, que unem especificamente outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores. Cite as famílias de receptores existentes e descreva seu funcionamento.
R - IONOTRÓPICOS e METABOTRÓPICOS
IONOTRÓPICOS - Os receptores ionotrópicos são canais iônicos que se abrem quando se ligam a um neurotransmissor e deixam passar íons para dentro ou para fora do neurônio pós-sináptico.
METABOTRÓPICOS - sua ligação com neurotransmissores não provoca a abertura de canais iônicos de forma direta, mas de forma indireta porque os receptores metabotrópicos não formam canais iônicos.
9) Cite os principais tipos de fibras aferentes (sensitivas), definindo quais são as diferenças existentes entre elas quanto a presença ou não da bainha de mielina, e a velocidade de condução do impulso elétrico.
R – 
10) Muitas informações somato sensoriais não são percebidas conscientemente, mas sim processadas no nível espinhal em circuitos neurais locais para ajustes dos movimentos e posturas.
Um exemplo destes circuitos é a existência do reflexo de inibição recíproca ou reflexo de estiramento: explique como ocorre e as estruturas envolvidas na modulação deste reflexo.
R –

Outros materiais