Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: JADES GADIEL BATISTA DA COSTA
a) A partir do estudo do Direito Empresarial, quais princípios presentes nos títulos de crédito podem ser utilizados pelo procurador da faturadora, objetivando atacar o argumento usado por Poliana Pâmela, com relação ao não pagamento dos cheques?
b). No contexto geral, se a cláusula "não à ordem" constasse nos cheques emitidos por Poliana Pâmela e fossem repassados para a faturadora com a forma aplicável aos títulos "não à ordem", seria cabível resposta idêntica a apresentada no item anterior? 
RESPOSTA
a) de acordo com o princípio da abstração, o título se desvincula da obrigação que lhe deu origem, quando endossado a terceiro de boa-fé, a faturadora, no caso. Este princípio tem como consequência a disponibilidade de exceções pessoais, prevista na Lei nº 7.357/1985 (cheque): "Art... 25 quem for demandado por obrigação resultante de cheque não pode opor ao portador exceções fundadas em relações pessoais com o emitente, ou com os portadores anteriores, salvo se o portador o adquiriu conscientemente em detrimento do devedor".
b) se contivesse a cláusula "não à ordem" a resposta seria diametralmente oposta. A Lei nº 7.357/1985 assim prevê, em seu art. 17: "§ 1º O cheque pagável a pessoa nomeada, com a cláusula ‘’não à ordem’’, ou outra equivalente, só é transmissível pela forma e com os efeitos de cessão". Nessa hipótese, a Lei do Cheque remete o intérprete para o disposto no Código Civil: "Art. 294. O devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente", sendo possível, portanto, as defesas de caráter pessoal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes