Buscar

AVALIANDO 7 PATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVALIANDO 7 PATOLOGIA
		1.
		Algumas vezes, o sistema imune não funciona corretamente, identifica erroneamente os tecidos do corpo como estranhos e os ataca, resultando em uma reação:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	anafilática.
	
	
	inflamatória.
	
	
	cruzada.
	
	
	auto-imune.
	
	
	do complemento.
	
	
		2.
		Todo processo inflamatório é realizado com a participação de células e de seus mediadores. Dentre estes mediadores, os metabólitos do ácido araquidônico destacam-se pela participação em diferentes funções, incluindo quimiotaxia e ativação de polimorfonucleares. Assinale a sentença que apresenta exemplo desses importantes mediadores lipídicos:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Prostaglandina e Leucotrienos
	
	
	TNF e IL-5
	
	
	Eotaxina e IL-8
	
	
	Histamina e serotonina
	
	
	PAF e Óxido nítrico
	
	
		3.
		O derrame pericárdico constitui-se do extravasamento exagerado de fluido límpido, diluído, derivado do plasma sanguíneo devido a um processo inflamatório. Sobre esse tipo de inflamação, é CORRETO dizer que se trata de:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	inflamação ulcerativa
	
	
	inflamação supurativa
	
	
	inflamação serosa
	
	
	inflamação piogênica
	
	
	inflamação fibrinosa
	
	
		4.
		Marque a alternativa incorreta:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Fenômenos exsudativos consistem na saída de plasma e células do leito vascular para o interstício.
	
	
	A febre é uma característica clínica da inflamação e representa o aumento da temperatura corpórea.
	
	
	Fenômenos vasculares são representados por modificações hemodinâmicas da microcirculação comandadas por mediadores químicos liberados durante o fenômeno irritativo.
	
	
	Inflamação é uma reação dos tecidos vascularizados a um agente agressor caracterizada pela saída de líquido e de células do sangue para o interstício.
	
	
	Inflamação aguda é a resposta imediata do organismo a um estímulo lesivo, porém, após instalada, se mantém por um longo período de tempo.
	
	
		5.
		Quanto às respostas fisiológicas dos tecidos após uma lesão musculoesquelética, analise as afirmativas a seguir: I - Como resposta a um trauma, o dano imediato do tecido é chamado de lesão primária, a qual ocorre ao mesmo tempo do trauma, e é irreversível; II - A resposta secundária à lesão ocorre em tecidos que não foram diretamente atingidos pelo trauma e pode ser reduzida pela ação do tratamento; III - A resposta inflamatória segue-se às lesões primária e secundária nas quais se pode observar, em graus diferentes, os sinais inflamatórios de calor, vermelhidão, edema, dor e impotência funcional; IV - As diversas fases do processo de reparo não interferem na redução do risco de recidiva das lesões musculoesqueléticas. Agora, responda: Quais das afirmativas supracitadas estão corretas?
		Quest.: 5
	
	
	
	
	I, II e III
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, II e IV
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I e IV
	
	
		6.
		O HPV É UM VÍRUS QUE POSSUI TROPISMO PELAS CÉLULAS EPITELIAIS. AO ALCANÇAR O NÚCLEO DESTAS CÉLULAS, O HPV INIBE O MECANISMO DE APOPTOSE. DESTE MODO, A CÉLULA TORNA-SE IMORTALIZADA E PODE SE MULTIPLICAR INDETERMINADAS VEZES. NA PELE OCORRE FORMAÇÃO DE VERRUGAS E NOS ÓRGÃOS GENITAIS FORMAM-SE OS CONDILOMAS. QUAL TIPO DE ALTERAÇÃO CELULAR O HPV CAUSA À ESTAS CÉLULAS EPITELIAIS?
		Quest.: 6
	
	
	
	
	HIPERTROFIA
	
	
	METAPLASIA
	
	
	APLASIA
	
	
	HIPERPLASIA
	
	
	DISPLASIA

Outros materiais