Buscar

UTI 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201407387493)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Paciente internado em Unidade de Terapia Intensiva acoplado à protese ventilatória em modo controlado encontra-se no momento sedado e curarizado. Ao ocluir a válvula expiratória do respirador no final da expiração o fisioterapeuta tem por objetivo obter informação sobre:
		
	 
	Complacência dinâmica
	
	Resistência da via aérea
	
	Complacência estática
	 
	Auto-peep
	
	Pimáx
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408006073)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João, 30 anos, sofreu um acidente automobilístico com traumatismo crânio encefálico grave, deu entrada na UTI em coma, com via aérea artificial e foi colocado em ventilação mecânica, sob sedação plena. Foi colhida uma primeira hemogasometria com o seguinte resultado: pH = 7,48; PO₂ = 98 ; PCO₂ = 28; HCO3 = 24; SO₂ = 96%. Com esse resultado, o fisioterapeuta fez ajustes na ventilação mecânica e após 40 minutos, a HGA foi repetida e apresentou como resultado: pH = 7,44; PO₂ = 97; PCO₂ = 36; HCO3 = 24; SO₂ = 96%.6) Após os ajustes feitos pelo fisioterapeuta, a segunda hemogasometria mostrou:
		
	 
	Resolução da alcalemia e da alcalose respiratória
	
	Resolução da alcalemia, com piora da alcalose respiratória
	
	Resolução da alcalemia, porém piorou a alcalose metabólica
	
	Resolução da acidemia e da acidose respiratória
	
	Melhora da acidemia e resolução da acidose respiratória
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407830968)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Quanto à avaliação fisioterapêutica do paciente em UTI, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	A escala de coma de Glasgow avalia os pacientes que estão em coma induzido por uso de sedativos.
	 
	A avaliação do paciente internado na UTI engloba a leitura dos registros no prontuário, sendo que o entendimento do hemograma é fundamental pois alterações na série vermelha demonstram déficit na capacidade de transporte de oxigênio e a leucocitose demonstra infecção.
	
	Em relação aos sons pulmonares os roncos ocorrem em vias aéreas superiores de pequenos calibres, os sibilos ocorrem nos brônquios de grandes calibres e os estertores ocorrem nas vias aéreas de condução.
	
	Paciente com diminuição do nível de consciência tem o reflexo da tosse diminuído, por isso é importante utilizar a espirometria de incentivo para incentivar a tosse.
	 
	Na inspeção dinâmica são observados o tipo de respiração (torácica, abdominal ou paradoxal); tiragens (que são movimentos de retração da pele durante a inspiração, indicando ser uma respiração tranqüila, com baixa pressão intrapleural); além de dispnéia e sudorese (sinais irrelevantes dentro do contexto da avaliação do paciente).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408245231)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Algumas nomenclaturas são frequentemente utilizadas na área da saúde. Assinale a alternativa que descreve a sequência correta entre as nomenclaturas com seus respectivos significados. a) Disfagia b) Afasia c) Anasarca d) Anisocoria e) Hemotórax
		
	
	Dificuldade de deglutir; Incapacidade de falar; Edema generalizado; Presença de sangue na cavidade pleural; Pupilas com tamanhos diferentes.
	
	Dificuldade de deglutir; Incapacidade de falar;Pupilas com tamanhos diferentes; Edema generalizado; Presença de sangue na cavidade pleural.
	
	Incapacidade de falar; Dificuldade de deglutir; Edema generalizado; Pupilas com tamanhos diferentes; Presença de sangue na cavidade pleural.
	 
	Dificuldade de deglutir; Incapacidade de falar; Edema generalizado; Pupilas com tamanhos diferentes; Presença de sangue na cavidade pleural.
	
	Incapacidade de falar; Edema generalizado; Dificuldade de deglutir; Pupilas com tamanhos diferentes; Presença de sangue na cavidade pleural.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408017396)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As medidas de complacência e resistência são muito importantes na condução da assistência ventilatória mecânica. Abaixo são apresentadas algumas afirmações sobre o tema, escolha a única verdadeira.
		
	
	A pressão resistiva também é chamada de pressão de platô.
	
	A pressão resistiva é calculada em condições de fluxo zero;
	
	A medida de resistência de Vias aéreas alerta sobre a possibilidade de acúmulo de secreção brônquica, atelectasia ou broncoespasmo;
	
	A pressão máxima nas vias aéreas, também chamada ¿pressão de pico¿, refere-se à soma da pressão resistiva com a pressão elástica. Quanto maior a diferença entre elas menor é a resistência das vias aéreas;
	 
	A complacência pulmonar resulta das medidas do volume pulmonar em função da pressão resultante;

Outros materiais