Buscar

APOL 1 classes sociais e movimentos sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1
Questão 1/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Nesta disciplina, é importante atentar à dimensão da diferenciação de classes. Classes que fazem com que as pessoas criem sentimentos de pertencimento a determinados grupos sociais. Neste sentido, podemos falar sobre a identidade de classe. Mas, para referendar a consciência de classe, dizemos que:
Nota: 20.0
	
	A
	A consciência de classe surge quando o sujeito percebe a importância de seu papel e de seu lugar na sociedade, identificando tal lugar de pertencimento como imutável.
	
	B
	A consciência de classe está relacionada, intimamente, ao desempenho de papel político por parte dos cidadãos, entendendo seu processo civilizatório e crítico.
Você acertou!
Está correto pois, conforme o conteúdo estudado, a consciência de classe vai além de uma simples identidade de classe (quando o sujeito se identifica em determinado papel). Pode-se dizer que a consciência de classe demonstra uma segunda etapa da identidade pois, para além de se sentir parte (identidade), com a consciência de classe o sujeito passa a agir, sai do papel passivo do conhecimento e transforma-o em questionamento e atividade de cunho político.
	
	C
	Não há que se falar em relação histórica e relação política no que diz respeito à consciência de classe, pois, quando se menciona a “consciência de classe”, está a se falar única e exclusivamente do entendimento do seu papel no âmbito social, cultural, mas não há que se falar em movimentos e atitudes, que se dizem revolucionárias.  
	
	D
	A consciência de classe, em que pese seu papel histórico, não altera significativamente a conduta do cidadão.
Questão 2/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
	Sobre o aporte teórico marxista, de análise dos movimentos sociais, é correto afirmar: 
Nota: 20.0
	
	A
	A análise da realidade social, com base na contradição capital x trabalho ocupa lugar de pouca relevância na perspectiva marxista.
	
	B
	A corrente marxista analisa os movimentos sociais com base no paradigma da produção e reprodução das relações sociais pela contradição capital-trabalho.
Você acertou!
R.: Conforme conteúdo disponibilizado no material de aprendizagem, a corrente de análise dos movimentos sociais de cunho marxista os analise com fundamento nas contradições provenientes da relação capital x trabalho.
	
	C
	Os movimentos sociais, na perspectiva marxista, além da concepção da categoria trabalho, analisa os movimentos por meio da mobilização de recursos.
	
	D
	As identidades coletivas são o foco de referência dos movimentos sociais, em especial no que diz respeito à análise da corrente marxista.
Questão 3/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
	Nos séculos XVIII e XIX ocorre a Revolução Industrial europeia; com uma forma de revolução que concentrou o capital na burguesia. Sendo assim, analise as assertivas abaixo e assinale a correta. 
Nota: 20.0
	
	A
	A burguesia, classe emergente liberal, é uma classe que não tem relação com o comércio.
	
	B
	Os trabalhadores, neste período, estavam submetidos a moradias superlotadas, escuras e insalubres, jornadas de trabalho até 16hs diárias, etc.
Você acertou!
R.: De acordo com o livro da autora Cintia Muller (subitem 1.1), os trabalhadores encontravam-se em péssimas condições de trabalho. 
	
	C
	Apesar das humilhantes condições de trabalho, não houve nenhum tipo de reação por parte dos trabalhadores.
	
	D
	Não há antagonismo entre a classe burguesa e a classe proletária, conforme afirma Muller (2013).
Questão 4/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
	A conceituação acerca de movimentos sociais é bastante dinâmica e plural, abarcando diferentes concepções. Sobre esta perspectiva e de acordo com os estudos sobre os movimentos sociais, é correto afirmar: 
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas os interesses comuns de um grupo caracterizam elemento suficiente para identificá-lo como movimento social.
	
	B
	Os modos de ação coletiva (como protestos, rebeliões, etc) são, sempre, caracterizados como um movimento social.
	
	C
	Não há a discussão de classe quando se fala em movimento social; um dos exemplos disso é a corrente de interpretação dos movimentos sociais marxista.
	
	D
	O movimento refere-se à esfera onde ocorre a ação coletiva.
Você acertou!
R.: Está correto, de acordo com o tema 03 da aula 01 da rota de aprendizagem.
Questão 5/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
	Com relação ao contexto histórico dos movimentos sociais, em especial no Brasil, leia a frase abaixo. 
 
“Movimentos sociais existem no Brasil desde o período colonial, e envolvem lutas contra dominação, exploração econômica e exclusão social.”
Diante dessa afirmação, é possível afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	No Brasil, não há registro de lutas históricas e confrontos no período da colonização.
	
	B
	A formação do proletariado urbano não condiz, em nenhum momento, com formação de movimentos sociais de trabalhadores e urbanos.
	
	C
	No período de 1920, não há indícios de movimentos, em especial das camadas médias da população.
	
	D
	Há registro de lutas e de memória histórica no Brasil, por parte de índios, negros, brancos e mestiços pobres que viviam nos vilarejos.
Você acertou!
R.: Conforme conteúdo estudado na Aula 01- Rota de Aprendizagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais