Buscar

Questões Teoria Geral do Processo

Prévia do material em texto

Questões para fixação de conteúdo
1-O que é interesse?
Interesse é a vontade de conseguir algum benefício, é algo que traz vantagem, que se pode considerar útil ou relevante. É o desejo de ter um determinado bem da vida, ou seja, de satisfazer uma necessidade. 
2.   O que é conflito de interesses?
A situação gerada pelo confronto entre interesses públicos e privados, que possa comprometer o interesse coletivo ou influenciar, de maneira imprópria, o desempenho da função pública. É quando uma pessoa tem dois interesses e só pode satisfazer um. 
3.   O que é direito objetivo?
É o conjunto de leis vigentes, que nasceram da vontade geral e passam a integrar o ordenamento jurídico. como por exemplo, a Constituição, as legislações, Penal, Civil, de Proteção e Defesa do Consumidor, etc. O Direito Objetivo estabelece normas de conduta social. De acordo com elas, devem agir os indivíduos. 
4.   O que é direito subjetivo?
O direito subjetivo consiste na possibilidade que uma pessoa tem de fazer cumprir seus interesses invocando o cumprimento de normas jurídicas existentes. É a pretensão do titular do interesse juridicamente protegido de fazer valer o direito objetivo, subordinando o interesse de outrem ao seu. 
5.    O que é pretensão?
É a faculdade que tem o titular de um direito subjetivo de exigir, sob a proteção da ordem jurídica que outrem, positiva ou negativamente, satisfaça seu interesse legítimo, econômico ou moral. É a exigência de submissão do interesse de outrem ao próprio. 
6.   O que é lide?
 É o conflito de interesses qualificado pela pretensão de um dos interessados e pela resistência do outro. É o conflito de interesses qualificado por uma pretensão resistida.
 7.  O que é processo?
 É o instrumento da jurisdição para que o estado, por seus juízes, possa aplicar a lei ao caso concreto, é preciso que se realize uma sequência de atos, que vão estabelecer relações jurídicas e que são destinados a um fim determinado: a prestação jurisdicional. É o meio ou instrumento de solução da lide. 
 8. O que é jurisdição? (direito potestativo)
Jurisdição é o poder que o estado detém para aplicar o direito a um determinado caso, com o objetivo de solucionar conflitos de interesses e com isso resguardar a ordem jurídica e a autoridade da lei. Direito potestativo é um direito sem contestação. É o caso, por exemplo, do direito assegurado ao empregador de despedir um empregado; cabe a ele apenas aceitar esta condição. É a prerrogativa jurídica de impor a outrem, unilateralmente, a sujeição ao seu exercício.
 9. O que significa “Princípio”? Qual a importância de estudar os princípios?
 Princípios são um conjunto de normas ou padrões de conduta a serem seguidos por uma pessoa ou instituição.
 10.Quais as espécies de princípios analisados?
 Constitucionais: 
Devido processo legal; 
Igualdade ou da isonomia; 
Contraditório e ampla defesa; 
Publicidade dos atos processuais; 
Inafastabilidade do Poder Judiciário; 
Inadmissão da prova ilícita; 
Duplo grau de jurisdição; 
Juiz e promotor natural; 
Motivação das decisões judiciais; 
Celeridade ou da brevidade.
Infraconstitucionais ou Processuais: 
Princípio da imparcialidade do juiz; 
Princípio da iniciativa das partes; 
Princípio do impulso oficial; 
Princípio da disponibilidade 
Princípio da indisponibilidade; 
Princípio da lealdade processual; 
Princípio da oralidade; 
Princípio dispositivo; 
Princípio da livre convicção do juiz; 
Princípio da economia processual; 
Princípio da instrumentalidade das formas.
  11.O que são normas cogentes ou de ordem pública?
 São aquelas de aplicação obrigatória.
12. O que são normas dispositivas ou facultativas?
São aquelas de aplicação facultativa, ou seja, depende da vontade das partes.
13.Qual a natureza jurídica das normas processuais?
 Via de regra, cogentes.
14. As normas processuais versam sobre quais assuntos?
Da organização judiciária, da capacidade das partes e dos atos processuais. Organização judiciária - criação e estrutura dos órgãos do Poder Judiciário; Capacidade das partes – poderes e deveres das partes em relação ao processo; Atos processuais – regulamentação dos procedimentos, da estrutura e da coordenação dos atos que compõem o processo. 
15.Qual a diferença entre jurisdição contenciosa e jurisdição voluntária.
Jurisdição voluntária é visada a constituição de situações jurídicas novas, não existe uma lide, ou seja, não há conflito de interesses entre duas pessoas, mas apenas um negócio jurídico, com a efetiva presença do juiz.  Na jurisdição contenciosa, também chamada de jurisdição propriamente dita, existe um conflito de interesses apresentado em juízo, para que seja solucionado pelo Estado-juiz, com a consequente produção da coisa julgada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes