Buscar

Comportamento social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comportamento social
1
conceitos
“É aquele que é direcionado à interação com outros da mesma espécie.”
“É um tipo de comunicação.”
Comportamento social
Se você tem um certo preconceito quando o assunto é etiqueta, comportamento social e boas maneiras, esse pode ser um indício de que você necessita dar mais atenção a esse assunto.
Comportar-se adequadamente não significa ser esnobe. Ao contrário, significa ser agradável e se relacionar bem com pessoas dos mais diversos níveis.
Se você já passou por alguma situação em que não sabia como agir ou se comportar, ou se você já foi a uma festa e se sentiu deslocado, provavelmente, isso aconteceu por você não conhecer algumas regras de comportamento.
Quando sabemos como nos comportar, ficamos mais seguros, confiantes e à vontade.
 Quando as regras básicas de comportamento social são conhecidas, o medo de cometer alguma gafe é substituído pela segurança, e as chances de sucesso são muito maiores.
Os comportamentos podem se subdividir em:
Sociais;
Familiares;
Escolares;
Empregatícios
 
	Portanto, tudo que está relacionado à lazer, saúde, educação, habitação e alimentação é um comportamento social que geralmente esta divido em grupos de cada sociedade.
Bom Comportamento Social
No transporte coletivo, respeite os assentos reservados a idosos, pessoas com deficiência, gestantes e mães com criança de colo.
Num ônibus lotado, ceda o lugar a essas pessoas. 
Não fure filas; isso gera confusões bobas que podem se estender por um longo tempo. 
Se estiver dirigindo, tenha respeito no trânsito e pratique a direção defensiva (ou direção segura). A maioria dos acidentes é causada por negligência do homem, e não pelo acaso.
Ao ouvir música no carro ou no transporte coletivo, lembre-se de que há também outras pessoas ao redor. Por isso, ouça o rádio num volume razoável e fones de ouvido quando estiver em um ambiente público. Evite barulhos excessivos também dentro de casa, para não incomodar os vizinhos. Se houver problemas, converse educadamente ao invés de iniciar uma discussão.
	
	Uma atitude correta que sempre vale a pena relembrar: jogue o lixo no lixo. A sujeira das ruas entope bueiros, o que provoca enchentes. As enchentes atrapalham o trânsito e causam engarrafamentos. Os engarrafamentos fazem com que muitas pessoas fiquem mal-humoradas, e por aí vai. O ciclo não para. Mas a boa notícia é que as coisas são assim também do jeito inverso: uma boa ação gera outra boa ação, que gera outra, que gera outra... Então, é só começar!
Exemplos de comportamento antissocial
intimidação através de ameaça ou de violência de fato.
assédio, incluindo o assédio racial.
insulto verbal.
comportamento homofóbico.
"bullying" sistemático de crianças.
vandalismo, grafites e colagem não autorizada de cartazes.
tráfico e compra de drogas na via pública.
abandono de lixo e de automóveis.
embriaguês anti-social.
Para ser antissocial, o comportamento tem de incomodar a sociedade e ser frequente.
ATITUDE, PRECONCEITO E ESTEREÓTIPO
ATITUDE 
É um sistema relativamente estável de organização de experiências e comportamentos relacionados com um objeto ou evento particular. 
Para cada atitude há um conceito racional e cognitivo - crenças e ideias, valores afetivos associados de sentimentos e emoções que por sua vez levam a uma série de tendências comportamentais – predisposições. 
Portanto, toda atitude é composta por três componentes: um cognitivo, um afetivo e um comportamental: 
a cognição – o termo atitude é sempre empregado com referência à um objeto. Toma-se uma atitude em relação à quê? Este objeto pode ser uma abstração, uma pessoa, um grupo ou uma instituição social. 
o afeto – é um valor que pode gerar sentimentos positivos, que por sua vez gera uma atitude positiva; ou gerar sentimentos negativos que pode gerar atitudes negativas. 
o comportamento –a predisposição : sentimentos negativos levam a aproximação e negativos ao esquivamento ou escape. 
Desta forma, entende-se o PRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativa previsível. 
Preconceito e Estereótipo
CARACTERÍSTICAS DO PRECONCEITO
É um fenômeno histórico e difuso; 
A sua intensidade leva a uma justificativa e legitimação de seus atos; 
Há grande sentimento de impotência ao se tentar mudar alguém com forte preconceito; 
Vemos nos outros e raramente em nós mesmos. 
CAUSAS DO PRECONCEITO: 
Assim como as atitudes em geral, o preconceito tem três componentes: 
crenças
sentimentos 
tendências comportamentais. 
Allport(1954)
o preconceito é o resultado das frustrações das pessoas, que em determinadas circunstâncias podem se transformar em raiva e hostilidade. 
As pessoas que se sentem exploradas e oprimidas, frequentemente não podem manifestar sua raiva contra um alvo identificável ou adequado; assim, deslocam sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais “baixo” na escala social. 
O resultado é o preconceito e a discriminação. 
18
A fonte do preconceito é uma personalidade autoritária ou intolerante. 
Pessoas autoritárias tendem a ser rigidamente convencionais. Partidárias do seguimento às normas e do respeito à tradição, elas são hostis com aqueles que desafiam as regras sociais. Respeitam a autoridade e submetem-se a ela, bem como se preocupam com o poder da resistência. 
.
Ao olhar para o mundo através de uma lente de categorias rígidas, elas não acreditam na natureza humana, temendo e rejeitando todos os grupos sociais aos quais não pertencem, assim, como suspeitam deles. 
O preconceito é uma manifestação de sua desconfiança e suspeita.
Adorno(1950)
A convivência, através de uma atitude comunitária é , talvez a forma mais adequada de se reduzir o preconceito.
ESTEREÓTIPO:
É um conjunto de características presumidamente partilhadas por todos os membros de uma categoria social. 
É um esquema simplista mas mantido de maneira muito intensa e que não se baseia necessariamente em muita experiência direta. 
Pode envolver praticamente qualquer aspecto distintivo de uma pessoa – idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual é associada.
Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim, nosso estereótipo inicial.
RACISMO: 
É a crença na inferioridade nata dos membros de determinados grupos étnicos e raciais. Os racistas acreditam que a inteligência, a engenhosidade, a moralidade e outros traços valorizados são determinados biologicamente e, portanto, não podem ser mudados. 
O racismo leva ao pensamento ou/ou: ou você é um de nós ou é um deles. 
Racismo, discriminação e preconceito 
O que distingue cada um?
São a mesma coisa?
Como se relacionam?
Preconceito: atitude, sentimento, disposição afetiva
Discriminação: comportamentos, práticas, ações mensuráveis
Racismo: ideologia e sistema de representações que se utiliza de distinções raciais para hierarquizar grupos entre superiores e inferiores
“Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é muito pouco. 
Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro. 
Deveríamos criar uma relação entre as pessoas da qual estivessem excluídas a tolerância e a intolerância.”
					 (José Saramago)
“formar atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos, igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada.”
35
2007
AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS SÃO
TOLERADAS POR SUAS FAMÍLIAS
E PELOS SEUS VIZINHOS, MAS SÃO
 VISTAS COMO TENDO POUCO VALOR
E POUCO A CONTRIBUIR COM SUA FAMILIA
OU COM SUA COMUNIDADE.
2007

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais